ALTERNATIVA

Líder do governo na Câmara defende resgate da transitolândia em Uberaba

Lídia Prata
Lídia Prata
Publicado em 05/02/2025 às 22:25
Compartilhar

Agora guindado a líder do governo na Câmara, o vereador Cabo Diego Fabiano terá mais força para colocar em prática o projeto de incrementar as ações educativas do município em relação à segurança no trânsito. Cabo Diego esteve com o secretário de Defesa Social, Trânsito e Transportes, Cel. Antônio, e expôs sua ideia, que prevê a distribuição de panfletos com conteúdo educativo, assim como exposição de veículos acidentados em pontos estratégicos da cidade. Cabo Diego quer que equipes do trânsito atuem no sentido de alertar os motoristas quanto aos riscos de falar ao celular enquanto dirigem, assim como a necessidade de uso do cinto de segurança e respeito aos limites de velocidade nas vias. O vereador também pretende resgatar a Transitolândia, espaço para educação de crianças sobre o trânsito.
 
SEPARAÇÃO
A propósito, na reforma administrativa que a prefeita Elisa pretende fazer, a SDS será dividida em duas: Defesa Social, de um lado; e Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana (Semob) de outro.
 
PAPO VAI, PAPO VEM
Governo continua investindo no diálogo com vereadores da oposição. Nesta quarta-feira, quem esteve na sede da prefeitura foi o vereador Dr. Cleber Jr (MDB). O vereador foi candidato pela chapa de Tony Carlos, que abraçou sua candidatura pra valer. Doutor Cleber Jr  esteve reunido por um tempão com o Adjunto da Segov, Netão.
 
CABE MAIS UM
Essas reuniões da Segov com vereadores de Oposição mostram que o governo não tem medido esforços para aglutinar mais vereadores para sua base de apoio. Sempre cabe mais um, mesmo respeitando posições partidárias e convicções pessoais.
 
NO RADAR
“Gestado” há mais de um ano, o projeto “Emprega Mamãe” pode sair do papel este ano. De autoria da vereadora Rochelle Gutierrez, o projeto propõe incentivar as empresas a contratarem mães com filhos de até cinco anos de idade. O incentivo, no caso, é a garantia de isenção de até 5% no ISSQN e no IPTU para as empresas que aderirem ao programa. Os termos do projeto estão sendo tratados pela vereadora com as secretarias de Governo e Desenvolvimento Econômico.
 
RECEITA DE BOLO
Em entrevista à Rádio JM esta semana, a vereadora Rochelle Gutierrez lamentou que os alunos da rede municipal estejam voltando às aulas sem kits de materiais escolares, nem uniformes. Como professora de escola pública num dos bairros mais vulneráveis, Rochelle conta que muitas crianças vão à escola de chinelo, porque nem calçado têm. Muito menos recursos para comprar cadernos, lápis e borracha. “A Secretaria de Educação precisa trabalhar com datas. A compra desses itens é previsível e tem de ser feita todos os anos. Não faz sentido as aulas começarem sem que o kit e os uniformes sejam entregues aos alunos” – reforçou.
 
OLHA O GATO AÍ!
Remoção dos fios e cabos desativados pela Sesurb. Operação tira-cabos começou nesta quarta-feira, envolvendo equipes das operadoras de telefonia e da Cemig, sob supervisão pessoal do secretário Pedro Arduini. Além da montanha de fios retirados até o final da tarde, a Cemig ainda constatou alguns “gatos” na rede.
 
PROTESTO      
Pouca gente viu ou repercutiu a relação nominal gigantesca publicada pela Prefeitura na edição de segunda-feira do jornal Porta Voz. Foram mais de 50 páginas contendo nomes de contribuintes que serão enviados a cartório para protesto por falta de pagamento de tributos municipais, principalmente ISSQN e IPTU.
 
APERFEIÇOAMENTO
Missão dada pela prefeita Elisa à controller Junia Camargo foi melhorar os
processos de controle através da inovação. Missão dada, missão cumprida. Já está em operação na Prefeitura de Uberaba um sistema de prevenção de conflitos de interesses, através do qual o servidor pode consultar se sua carreira na administração pública é compatível com eventual atividade na iniciativa privada.
 
PROCESSO ELETRÔNICO
Outra novidade que deve ser implantada ainda neste semestre é o e-PAD, um programa de controle dos processos administrativos disciplinares cedido pela União, sem ônus para o município, e que permite a eliminação da papelada atual. O sistema ainda está passando por ajustes e adaptações, mas quando for efetivamente implantado será uma espécie de processo judicial eletrônico. Permitirá inclusive que advogados de servidores possam ter acesso ao processo a que seus clientes respondem.
 
MEDIDA EXTREMA
A revisão das normas que compõem o regime disciplinar na administração pública é vista como indispensável pela controladora Junia Camargo. Elas datam de 2008 e desde então muita coisa mudou, evoluiu. Para se ter uma ideia, o regime disciplinar dos servidores não prevê enquadramento por assédio sexual, assim como não contempla a possibilidade de acordo entre a administração e o servidor para casos mais leves. Junia defende que seja adotada uma figura semelhante ao TAC (termo de ajustamento de conduta) que é possível na esfera do Ministério Público. Vai além: para a controladora, a aplicação de pena ao servidor deve ser a última medida e em casos específicos. Antes disso, ele defende o diálogo e principalmente a adoção de medidas preventivas. “O PAD custa muito caro para o município, gera um enorme desgaste na relação entre as partes e um gasto de energia e tempo muito grande” – avalia.
 
E AÍ?
O tempo  está se esgotando para Tony Carlos  ajuizar queixa-crime contra os envolvidos na carta anônima lida no plenário da Câmara durante a campanha eleitoral do ano passado. Os seis meses do prazo legal estão por um fio.
 
VIRANDO O JOGO
Caso opte por deixar passar em branco esse prazo para o ajuizamento da queixa-crime, Tony corre o risco de ver a situação se inverter. Isso porque os envolvidos poderão virar o jogo e acioná-lo judicialmente por denunciação caluniosa ou falsa informação de crime. E ainda estará sujeito a responder a eventual ação de indenização por danos morais, na esfera cível. Mais que isso, sua inércia poderá até suscitar dúvidas quanto à autoria do “crime”, com eventuais suspeitas recaindo sobre ele, como o verdadeiro artífice de toda a trama…
 
QUE DEMORA!!!
A inexplicável demora na inauguração oficial do heliponto no Hospital de Clínicas da UFTM está incomodando vários setores da comunidade. A obra está pronta e até onde se comenta já poderia estar em operação, beneficiando toda a região. Será que a tanta demora está atrelada a eventual  agenda do Presidente Lula para a cerimônia de inauguração? Em que pese a universidade ser federal, quem bancou a obra do heliponto foi o governo de Minas...
 
CONEXÃO MINAS SAÚDE
Secretária Valdilene Rocha representou Uberaba no Conexão Minas Saúde, promovido pela Secretaria de Estado para alinhamento e integração entre a gestão pública  do governo Zema e os gestores municipais. Val teve oportunidade de falar pessoalmente com o governador sobre as demandas de Uberaba. Na foto, Romeu Zema entre Daniele Castro (secretária de Saúde de Pirajuba) e Val.

(Foto/Divulgação)

(Foto/Divulgação)

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por