Prefeita Elisa Araújo deve definir na próxima semana o nome do líder do governo na Câmara Municipal. Embora tenha desempenhado com maestria a função durante o primeiro mandato, dificilmente o vereador Almir Silva será mantido daqui pra frente. Isso porque ele agora faz parte da Mesa Diretora, o que é visto como um dificultador para o exercício da liderança. Dois nomes correm nos bastidores como prováveis escolhidos pela prefeita. Um deles é o do vereador Samuel Pereira, defensor ardoroso do governo e considerado extremamente leal a Elisa. O outro nome cotado é o do vereador Cabo Diego Fabiano, que é próximo da prefeita e conta com as bênçãos do secretário Celso Neto, de quem é compadre.
DESCARTADOS
Na lista dos 21 vereadores da atual legislatura, estão descartados para a liderança, obviamente, os de oposição: Marcos Jammal, Tulio Micheli, Thiago Mariscal (PSDB), China (PcdoB) e Cleber Junior (MDB). Caio Godoi (PP) já foi líder do governo em 2021 e hoje tem uma postura independente. No bloco dos independentes estão ainda Rochelle Bazaga (PDT), Diego Rodrigues (PDT) e Ellen Miziara (PL). Os veteranos Denise Max (PRD), Varciel Borges (PMB) e Baltazar da Farmácia (UB) não têm perfil para o cargo. E os novatos Ripposati Filho (PSD) e Luiz da Farmácia (PL) ainda não têm a experiência necessária. Restariam talvez com alguma chance os reeleitos Lu Fachinelli, Anderson Dois Irmãos (PSD) e Fernando Mendes (Rep). Façam suas apostas.
NOVOS NOMES
Porta-Voz de quinta-feira (2) trouxe uma série de decretos para nomeação de integrantes do segundo e terceiro escalões do governo municipal. Mas ainda faltam outros tantos cargos a serem preenchidos, o que significa que há chance de aproveitamento de candidatos dos partidos que apoiaram a reeleição de Elisa, assim como vereadores não reeleitos, como no caso de Luizinho Kanecão, Pastor Eloisio e Alessandra Piagem, por exemplo.
NO COMANDO
Competente economista e professora Núbia Ferreira é a nova gerente do Parque Tecnológico, sucedendo no cargo a Paulo Fernando Ventura. Ele deverá assumir a presidência da Codiub.
CONFIRMADO
Na sua primeira entrevista como prefeita reeleita, Elisa confirmou ao colega Paulo Garcia, na Rádio JM, o que a coluna ALTERNATIVA havia antecipado no final de 2024. Tão logo seja aprovada a reforma administrativa pela Câmara, Juliana Petek deverá deixar a Secretaria de Educação para assumir o comando da futura Secretaria de Planejamento e Gestão.
COMO FICA
Quando Juliana Petek assumir a Seplag, caberá à adjunta Raquel Beatriz Oliveira comandar a Secretaria de Educação. Raquel é servidora de carreira e muito querida por seus pares.
TARIFA ZERO
Um dos primeiros atos anunciados pelo recém-empossado prefeito Paulo Sérgio foi a tarifa zero para o transporte público de estudantes em Uberlândia, valendo tanto para alunos da rede pública quanto privada. Questionada se há possibilidade de também instituir gratuidade do transporte para os estudantes em Uberaba, Elisa disse que por enquanto não existe essa possibilidade. Na próxima semana, ela se reunirá com as concessionárias do serviço para definição da tarifa e do valor do subsídio da Prefeitura para evitar o encarecimento do transporte para os usuários.
XÔ, FORASTEIROS
Elisa voltou a reforçar que Uberaba precisa eleger representantes em BH e Brasília. Sem citar nomes, ela reclamou dos votos despejados em deputados que não trouxeram sequer um real para a cidade depois de eleitos. Contou que percorre os gabinetes dos parlamentares votados pelos uberabenses, sempre que vai a Brasília, mas as indispensáveis emendas parlamentares não vieram. “Precisamos fazer um representante comprometido com Uberaba e que destine os recursos das emendas para Uberaba” – destacou a prefeita, conclamando aqueles que querem disputar as eleições de 2026 que ponham a mão na consciência antes de oficializarem eventual candidatura.
E O ZÉ SILVA?
Questionada sobre o apoio dado ao deputado Zé Silva, a prefeita justificou dizendo que ele tem sido parceiro de Uberaba, não apenas destinando recursos, como abrindo muitas portas para ela em Brasília.
DOBRADINHA
Por falar em candidaturas, o vereador Caio Godoi (PP) confirma sua intenção de disputar a eleição de 2026. Não descarta, inclusive, fazer dobradinha com Franco Cartafina. Mas ressalta que, antes de se lançar em eventual disputa, vai analisar o cenário político. Mesmo sendo o vereador mais jovem de Uberaba, Caio tem maturidade para entender que os políticos precisam se despir de vaidade para trabalharem pela eleição de representantes da cidade tanto em nível estadual quanto federal.
ERRO ZERO
Embora tenha sido o segundo partido mais votado, o PP só elegeu um vereador. Não conseguiu mais cadeiras porque os outros candidatos não venceram a cláusula de barreira. Mesmo assim, Caio não avalia que o PP tenha errado na formatação da chapa de candidatos. Aliás, ele também avalia que foi muito positiva a dobradinha Franco e Tony Carlos na disputa majoritária, embora tenha sido derrotada nas urnas. Segundo Caio, a dobradinha fez Franco Cartafina ser conhecido num reduto eleitoral que não era dele.
AU-AU
Defensor da causa animal, o vereador Caio Godoi aproveitou entrevista à Rádio JM nessa sexta-feira para cobrar a construção de abrigos públicos para cães bravios, que estão soltos pelas ruas. Hoje, Uberaba conta com menos de dez baias para acolher esses animais, número que o vereador considera absolutamente insuficiente.
CADASTRO
Caio também defende a criação de um cadastro dos animais que hoje estão nos abrigos particulares, de modo que o Poder Público possa ter informações para nortear suas ações, em especial o banco de ração. Ou seja, a distribuição de ração seria proporcional ao número de animais acolhidos em cada abrigo. Da mesma forma, Caio sugere a realização de um censo para identificar o número de cães e gatos errantes e usar essas informações para mapear as ações, como política de castração, por exemplo.