(Foto/Divulgação)
FIM DA ORFANDADE
Teve repercussão extraordinária a primeira etapa da campanha apartidária lançada nesta terça-feira nas redes sociais conclamando a população a votar em candidatos de Uberaba para deputados estadual e federal. A campanha faz parte do movimento “Uberaba Já”, que não tem dono, mas nasceu da iniciativa de um grupo de pessoas que estão trabalhando para Uberaba resgatar sua representatividade política em Brasília e Belo Horizonte. Do vídeo participaram expoentes como o advogado Guido Bilharinho, o médico Constantino Kalapodopolus, o engenheiro Cláudio Antônio Oliveira, o empresário Angelo Crema e muita gente unida em torno do mesmo propósito. A campanha terá novos desdobramentos até 2026, visando conscientizar não apenas os eleitores a votar em candidatos da nossa terra, como também os dirigentes partidários e os pretendentes a candidatos a deputado a terem responsabilidade com a cidade.
É FAKE!
Por falar em candidatura, a prefeita Elisa disse que o vice-prefeito não saiu de férias, mas tirou apenas três dias para um descanso com a família, já que desde a campanha ele não parou um minuto, seja na Rádio Supersom, seja na atividade política. Elisa também garante que Mauricinho não vai voltar do descanso como candidato a deputado, e que não há definições do seu grupo sobre nomes a serem lançados na disputa em 2026.
JÁ VAI TARDE
O deputado André Janones (Avante-MG) teve seu mandato como deputado federal suspenso por 90 dias depois de ter proferido ofensas homofóbicas contra o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), chamando-o de “Nikole” durante sessão no plenário da Casa. Não é a primeira vez que Janones “apronta” e excede os limites do razoável. Mas, neste caso, a suspensão do mandato é cautelar e ocorre em ritmo mais célere do que as representações comuns no Conselho de Ética. Isso porque na sessão na Câmara no dia 9 de julho, Janones provocou Nikolas, seguido de bate-boca entre ele e deputados do PL.
JÁ VAI TARDE!
Deputado Nikolas Ferreira disse que a suspensão, motivada por ofensas de Janones a ele, é só a “primeira etapa” e que a oposição continuará insistindo na cassação do mandato do parlamentar do Avante.
BIOGRAFIA DEPLORÁVEL
O deputado federal André Janones é useiro e vezeiro na arte de causar confusão e se envolver em ações pouco ortodoxas. No começo do ano, ele firmou um acordo de não persecução penal (ANPP) junto à Procuradoria-Geral da República (PGR) para devolver R$ 157,8 mil após a investigação que apontou a prática de “rachadinhas” em seu gabinete. Em 2023, a Justiça de Minas Gerais condenou Janones a indenizar o deputado federal Nikolas Ferreira em R$ 5.000 por danos morais, em decorrência de publicação em que ele acusava Nikolas de pedofilia. No final de 2024, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais determinou que André Janones deve manter distância de sua ex-mulher Leandra Guedes, atual prefeita de Ituiutaba, que o acusou de ameaças e perseguições. Pois é. Esse é o deputado federal que levou milhares de votos dos eleitores uberabenses nas eleições passadas. Será que um sujeito com este merece nossos votos?
BEM NA FITA
Uberaba está bem no ranking das melhores cidades em saneamento no Brasil. Conseguiu a façanha de conquistar o 9º lugar na classificação geral e o 1º lugar em Minas Gerais. Aliás, no Estado apenas três cidades estão entre as 20 melhores, mas Uberaba está à frente de Uberlândia, que ficou em 11º lugar, e de Montes Claros, em 16º. O presidente da Codau, Rui Ramos, comemorou os resultados registrados no ranking 2025.
FOI MAL
Pena que Uberaba não pode comemorar também os números da Educação. Os níveis de alfabetização no município se equiparam aos de Campo Florido, e perdem para outros municípios menores, como Campina Verde. Pouco mais da metade do público alvo (ou seja, crianças) está devidamente alfabetizada em Uberaba, de acordo com os dados do Ministério da Educação. Os números foram divulgados na sexta-feira, a partir de dados coletados pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) sobre os índices de alfabetização de crianças em 2024, o que significa que esses dados são recentes.
APREENSÃO
Terça-feira de intensas conversas em Brasília com setores produtivos que mantêm relações comerciais com os Estados Unidos e poderão ser afetados diretamente pelo tarifaço imposto por Trump a partir de agosto. Logo pela manhã, o presidente da Siamig – entidade que congrega os produtos de etanol e açúcar em Minas Gerais – disse ao programa O Pingo do Jota que se for mantida essa tarifa de 50% sobre os produtos brasileiros, a economia sofrerá muito. Vai impactar toda a cadeia produtiva e não apenas aqueles setores que exportam para os Estados Unidos. Mário Campos prevê o fechamento de empresas e desemprego, se essa medida radical de Trump se performar efetivamente.
DIÁLOGO
De acordo com a avaliação de Mário Campos, essa decisão do presidente norte-americano tem um componente ideológico que extrapola as relações comerciais entre Estados Unidos e Brasil. Por isso, uma solução somente poderá vir através do diálogo, da negociação e da paciência. No entanto, o presidente da Siamig foi taxativo ao manifestar sua confiança na habilidade do vice-presidente Geraldo Alckmin para conduzir as tratativas. Oremos!
IMPORTAÇÕES
Enquanto muita gente está preocupada com as exportações brasileiras para os Estados Unidos, Mário Campos alerta para as dificuldades que poderão advir das importações de peças, equipamentos e até de tecnologia para diversos setores produtivos brasileiros. Portanto, o único caminho que resta ao Brasil é a diplomacia para tentar contornar essa crise.
MAIS LUZ
Viva! Começaram as obras da primeira etapa do projeto de iluminação pública da Praça do Zé do Tiro, no Parque das Américas. Não é de hoje que a comunidade do entorno pedia essa providência, mas ela esbarrava em impedimentos legais pela proximidade com o aeroporto. Quando o ministro de Portos e Aeroportos esteve em Uberaba, a prefeita Elisa chegou a pedir a atenção dele para liberar essa obra, cujo processo estava se arrastando pelos gabinetes de Brasília há muito tempo. Aí o processo andou e agora finalmente esse projeto de iluminação será concretizado, dentro das normas que exigem postes diferenciados por conta da segurança do aeroporto.