ALTERNATIVA

Lideranças do comércio pedem revisão do BRT no centro da cidade

Lídia Prata
Lídia Prata
lidiaprata@jmonline.com.br
Publicado em 11/11/2022 às 06:03Atualizado em 15/12/2022 às 23:29
Compartilhar

É ele! O grande culpado pelo esvaziamento do centro da cidade é o BRT. Essa foi a conclusão a que chegaram as lideranças do comércio local, em reunião realizada esta semana para discutir medidas para a revitalização da área central da cidade. Do encontro participaram representantes do Sindicomércio, Aciu, CDL e Centro Forte. Ao final, decidiram pela elaboração de uma nota técnica sobre a avaliação dos problemas, com propostas de soluções, a ser encaminhada à prefeita Elisa.

MUDAR PARA SOBREVIVER

De acordo com o gerente executivo do Sindicomércio, Tiago Árabe, as lideranças empresariais defendem uma revisão da localização das faixas exclusivas do BRT na avenida Leopoldino de Oliveira, de modo a facilitar a fluidez do trânsito, assim como possibilitar a volta do estacionamento de veículos naquela região. Além disso, pretendem propor que a Prefeitura reveja a estética das grades ali instaladas. Cá pra nós, essas grades dão um aspecto horrível à nossa principal avenida. Se pelo menos tivessem floreiras, ou algo que pudesse minimizar a aridez das grades…]

TAXAÇÃO DOS DESOCUPADOS

Outra medida que deve ser proposta ao governo municipal refere-se à taxação pesada sobre imóveis abandonados na região central da cidade. Ou ocupa o imóvel, ou cuida dele, ou vai pagar caro pela negligência.

HORÁRIO ESPECIAL

De acordo com Tiago Árabe, as lideranças vão propor que o governo municipal inclua o centro da cidade na programação do evento “Prefeitura Aqui”, bem como criar horários diferenciados para o funcionamento do comércio na região. Tiago Árabe lembra que o comércio responde por 13% do PIB de Uberaba e, por isso, merece uma atenção especial. Além disso, emprega 18.052 pessoas em 12.565 empresas com portas abertas na cidade.

OLHA A COPA AÍ

Já está definido o esquema de funcionamento do comércio local nos dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo, assim como nas semanas que antecedem o Natal. Este ano os dois eventos coincidiram, e ainda contam com o evento da Black Friday, que sempre movimenta as vendas. Expectativas não poderiam ser melhores para os lojistas neste fim de ano!

PRA DEPOIS

Reinício das obras da Represa da Prainha só deve acontecer no final do ano que vem, início de 2024. Segundo o presidente da Codau, José Waldir de Souza Filho, o estudo da topografia já está pronto e o da sondagem deve começar logo após o feriado, com prazo de 2 meses para conclusão. Ou seja, se tudo correr bem, a licitação será lançada no segundo semestre. A obra,m por sua vez, deverá demandar dois anos, o que significa que não ficará pronta a tempo de ser inaugurada no governo Elisa.

Presidente José Waldir frisa que a represa da Prainha não será solução para garantir o abastecimento durante a seca. Mas representará uma alternativa para atenuar o problema nos meses mais críticos.

PRA REFLETIR

"O relatório das Forças Armadas não conclui pela ocorrência de fraudes nos resultados apresentados pelas urnas eletrônicas brasileiras no pleito eleitoral deste ano (nenhuma surpresa da minha parte) e os republicanos terão maioria, ao que parece apertada, no Parlamento americano (apesar de haver quem julgasse que votos em candidatos republicanos configurassem perigo à democracia americana). Enfim, afastadas as teses temerárias, de lá e de cá, chegada a hora, me parece, de seguirmos a vida regular que se espera num estado democrático de direito. No Brasil, daqui a dois anos, teremos eleições municipais e em 2026 novas eleições gerais (incluindo para Presidente). Sigamos todos, então, unidos e vigilantes na defesa da nossa maravilhosa nação". Opinião foi postada nesta quinta-feira pelo Promotor de Justiça José Carlos Fernandes Junior. Assino embaixo.

TUDO ERRADO

Não é fiscalização que vai resolver. Mas a mudança do modelo de contratação de médicos por hora. Essa foi a resposta do secretário Sétimo Bóscolo Neto à provocação do vereador Cabo Diego Fabiano na sessão plenária à noite passada, na Câmara. O vereador lembrou denúncia por ele feita recentemente contra médica pediatra que não cumpre horário no seu local de trabalho no município. “Nenhum antecessor meu conseguiu resolver esse problema”, disse o secretário. É o tal negóci se “apertar” muito, o profissional pede exoneração e aí a situação piora. Por essa razão, o secretário adiantou que a prefeita Elisa já determinou estudo para reavaliar esse modelo de contratação.

QUEM SE HABILITA

O secretário Sétimo Bóscolo Neto também defendeu a valorização dos profissionais, para que o município possa contar com um quadro profissional de alto nível em todas as áreas. Contou que está em busca de um procurador para sua assessoria, mas o salário não é atrativo. São oferecidos R$ 5 mil mensais por 8 horas diárias de trabalho. É óbvio que nenhum profissional gabaritado irá se interessar por esse cargo!

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por