ALTERNATIVA

Lideranças políticas procuram viabilizar o gasoduto

Hoje o deputado estadual Antônio Lerin leva (Leia mais...)

Lídia Prata
Publicado em 30/07/2013 às 10:23Atualizado em 19/12/2022 às 11:47
Compartilhar

Dia D

Se não houver mudança de última hora, a Petrobras abre hoje à tarde os envelopes contendo as propostas dos interessados em construir a planta de amônia em Uberaba. Embora o prefeito Paulo Piau vá ao Rio de Janeiro nesta terça-feira, não consta da sua agenda qualquer compromisso na Petrobras. Por outro lado, no site da companhia, consta que a fábrica de Uberaba, assim como a de Linhares, no Espírito Santo, estão em “estudos”.

Caravana do gasoduto

Nossas lideranças políticas resolveram pisar no acelerador e correr atrás da viabilização do gasoduto que alimentará a planta de amônia da Petrobras aqui. Hoje o deputado estadual Antônio Lerin leva lideranças locais para audiência na Advocacia Geral da União, em Brasília. Até a secretária de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Dorothea Werneck, prometeu integrar a comitiva, que pretende pedir agilidade no parecer sobre a modalidade de gasoduto que virá de Ribeirão Preto a Uberaba. Distribuição ou transporte: eis a questão!

Outra frente

O prefeito Paulo Piau e o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, por sua vez, vão ao Rio de Janeiro para reunião na ANP (Agência Nacional de Petróleo). Na pauta, a novela do gasoduto. Ontem à tarde o prefeito passou horas reunindo documentos para levar na bagagem.

Cada um por si – Não entendi bem o que o prefeito Paulo Piau quis dizer ao garantir que continuará apoiando o deputado Aelton Freitas, mas que cada um tem de responder por seus erros. Como assim? Será que o prefeito viu as cenas mostradas pela TV?

 

Ajustes – Reunião do secretariado ontem começou às 8h e terminou perto das 14h. Na pauta, o planejamento do governo para os próximos meses, cumprindo tarefa da Fundação Getulio Vargas. Segundo consta, ainda faltam alguns ajustes antes da apresentação oficial à sociedade.

 

Bloquinho e caneta

As intimações aos motoristas continuam “bombando” no Porta-Voz, embora tenham diminuído muito de janeiro pra cá. No entanto, as mais recentes intimações trazem motivações pouco comuns aos motoristas uberabenses, deixando claro que foram lavradas por guardas municipais em vez de radares. Por exempl “não acender luz baixa quando o veículo estiver em movimento”, “parar em fila dupla” (atençã local foi a praça Frei Eugênio), “conduzir motocicleta com os faróis apagados”, “executar operação de conversão à esquerda em local proibido pela sinalização” (locais: avenida Apolônio Sales esquina com Santa Beatriz e rua Cândida Mendonça Bilharinho, onde, convenhamos, as obras do terminal do BRT provocaram um verdadeiro caos no trânsito e falta sinalização adequada). Também motivaram notificações as seguintes infrações cometidas pelos motoristas: “falar ao celular”, “estacionar em vaga destinada a portadores de necessidades especiais” (local foi a rua Lauro Borges), e até “parar afastado da guia a mais de um metro”. Pois é.

Tartarugas

Que a cidade anda “infestada” de tartarugas, ninguém duvida. Mas, além do incômodo que o obstáculo representa aos motoristas, não raro eles são surpreendidos... por absoluta falta de sinalização. Em Uberaba dá para contar nos dedos quais delas são precedidas de placas de advertência. A maioria não tem mais sequer a pintura amarela no asfalto, que dirá placa avisando sobre a presença dos quebra-molas mais adiante. Já que o governo municipal insiste na instalação desses obstáculos, que pelo menos sinalize-os adequadamente e os coloque numa altura suportável (que não é definitivamente a altura da tartaruga construída na avenida Odilon Fernandes, por exemplo).

Pra baixo - Acredite se quiser. O Porta-Voz trouxe a inacreditável publicação dando conta de que a construção de drenagem pluvial no córrego da Manteiga, localizado no bairro São Benedito, caiu de R$370 mil para pouco mais de R$349 mil, em virtude da readequação do projeto. A obra integra o projeto Água Viva.

Pra pensar

A Revista de História da Biblioteca Nacional publicou artigo sobre o crescimento dos Evangélicos no Brasil que foi reproduzido em francês em uma edição da Revista Courrier Internacional sobre o país, que circula nas bancas da França e de Portugal até agosto. Diz o seguinte: “Enquanto nos últimos 50 anos a população brasileira cresceu 63,2%, o número de evangélicos quase dobrou de tamanho, aumentou 93%. A religião que mais cresce é aquela que resolve os problemas individuais e distribui benefícios imediatos, mas tem pouco a oferecer à sociedade”.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por