ALTERNATIVA

Limite

Murilo Ferreira deixa a presidência da Vale no dia 26 de maio

Lídia Prata
Publicado em 03/03/2017 às 09:08Atualizado em 16/12/2022 às 14:51
Compartilhar

Redatora Interina_Marilu Teixeira

 

Contando os dias

Blog da colega jornalista Giselda Campos traz em primeira mão notícia do desligamento do uberabense Murilo Ferreira, de 63 anos, da presidência da Vale. O cap de uma das maiores empresas de mineração do mundo deixa o cargo que exerce desde 2011, dia 26 de maio. Ainda segundo as informações, Murilo deixa a Vale por vários motivos. Mas, o principal deles é que completa 65 anos em 2018, idade que ele mesmo considera limite para ocupar a presidência da mineradora.

Sem chance

Os outros motivos estão relacionados a rumores de que estaria correndo atrás de políticos para se manter no cargo. Essa nem conta. Afinal, quem conhece o uberabense sabe o quanto é sistemático e que jamais aceitaria esse tipo de intervenção. Com isso, Uberaba perde a presença de um uberabense em posição estratégica.

Independência

Também no blog da Giselda, chamou a atenção postagem recente de comentário do promotor José Carlos Fernandes, coordenador das Promotorias de Proteção ao Patrimônio Público de Minas Gerais, sobre a indicação de Alexandre de Moraes para o Supremo Tribunal Federal. No post, a jornalista comentava sobre a ligação dos indicados para o STF, com os presidentes da República que os indicaram. Na sua avaliação, muitos deles mantiveram a independência e, principalmente, deram demonstrações de grandezas jurídicas.

Na linha

Como exemplo, cita o petista Joaquim Barbosa, indicado por Lula, mas que deu um show no mensalão. Dias Toffoli, também indicado por Lula e com quem tinha ligação estreita, tem agido com independência. E por aí vai...

Olho clínico

Mas, voltando ao comentário do promotor uberabense, tido como linha dura e com mãos de ferro no trato com a coisa pública, ele não só aprova as regras para a escolha de ministro do STF, “claramente descritas na Constituição Federal, além de similares às adotadas por inúmeras outras repúblicas espalhadas pelo mundo”, como também gostou da indicação de Alexandre Moraes. Antes ele já tinha registrado sua satisfação com a indicação do Ministro Edson Fachim. Se o sério e competente José Carlos Fernandes aprova, quem somos nós para discordar, não é?

De novo?

E não é que o assunto cemitério, que tanto ti-ti-ti rolou na última legislatura, até com vereador respondendo na Comissão de Ética, voltou à baila. Projeto de autoria do prefeito Paulo Piau que privatiza os cemitérios da cidade já está tramitando na Câmara Municipal com publicação no Porta-Voz.

Ti-ti-ti

Só pra lembrar, o ex-vereador Marcelo Borjão, que mantinha oposição acirrada ao governo de Piau, disse em plenário que o Prefeito teria falado que alguns vereadores ganharam dinheiro de empresa interessada em explorar os cemitérios. Foi um Deus nos acuda e a Comissão de Ética foi acionada e quando todos acreditavam na cassação do vereador, tudo acabou em pizza. Como sempre, né.

Invenção

Segundo o Jornal do Carro, a Ford registrou no mês passado a patente de um item que promete acabar com as dores provocadas por longas viagens. Os novos descansos de cabeça da montadora podem vir equipados com um travesseiro embutido, funcionando como se fossem almofadas de pescoço. De acordo com os funcionários da companhia, a invenção permitirá “sonecas e sonos profundos”. Mas só para os passageiros, né?

Abrindo fronteiras

A partir do dia 31 de julho, corredores por onde circula parcela importante das riquezas de Minas Gerais, como as principais rodovias nas divisas com os estados de São Paulo e Rio de Janeiro, não contarão mais com a presença do Fisco mineiro. Em fevereiro, o governo de Minas iniciou o processo de fechamento dos cinco Postos de Fiscalização restantes no Estado, entre eles, o PF Orlando Pereira da Silva, localizado em Delta. A decisão põe em risco o combate à sonegação de tributos, com impacto direto na arrecadação, medida contraditória tendo em vista que, no fim de 2016, o governo decretou estado de calamidade financeira.

Tiro no pé

Perde o Estado e também os municípios mineiros situados na região circunscrita dos postos. O fechamento pode acarretar queda do Valor Adicionado Fiscal (VAF), utilizado para repasse do ICMS aos municípios. Em tempos de crise, uma medida dessa pode ser um tiro no pé.

Descaso

Faixa de pedestre muito utilizada pelos deficientes visuais do Instituto de Cegos, na rua Marquês do Paraná, esquina com a Jesuíno Felicíssimo, está tomada desde a semana passada por árvore que caiu na quinta-feira. Moradora do número 489, quase em frente, conta que está chateada pela demora na desobstrução do local, por causa do acesso aos deficientes. Uma lástima!

Foto/ Leitor JM

Árvore que caiu na noite de quinta-feira da semana passada. Na mesma noite serraram

os galhos que continuam no local obstruindo a faixa de pedestres

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por