Limite para adoecer
É cruel e desumano esse sistema de quotas para atendimento médico-hospitalar do SUS. Desde o dia 3 de agosto prevalece um memorando assinado por Rita de Cássia Rodrigues Reis, chefe do setor de Regulação e Avaliação em Saúde, orientando os médicos do Hospital de Clínicas da UFTM a suspender toda e qualquer internação eletiva de pacientes de Conceição das Alagoas, Araxá, Sacramento, Itapagipe, Santa Juliana, Perdizes, Iturama, Limeira do Oeste, União de Minas e Campos Altos. O motivo? Esses municípios extrapolaram as quotas para cirurgias eletivas. É de se indagar qual o critério do Governo federal para determinar quantas pessoas podem adoecer por mês em cada município.
Luz no fim do túnel
São cada vez maiores as possibilidades de “ressurreição” da fábrica de amônia da Petrobras em Uberaba. Prefeito Paulo Piau esteve quarta-feira com o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, expondo o projeto de viabilização da retomada da UFN5, através de parceria da Petrobras com empresas privadas, brasileiras ou estrangeiras. São duas opções em jog uma que prevê a venda de 100% da fábrica de Uberaba e de Três Lagoas (MS), e outra prevendo a venda de apenas 49%, ficando a Petrobras com os outros 51%.
Parceiros prospectados
O que tem o BNDES a ver com a nossa fábrica de amônia? Muito. Segundo o prefeito Paulo Piau, o Banco de Desenvolvimento tem hoje a maior e mais consistente carteira de prospecção de negócios. Por isso, o parceiro certo para viabilizar a planta de Uberaba certamente está entre essas empresas já prospectadas pelo BNDES. Piau avaliou que Coutinho gostou da ideia e ontem mesmo recebeu o presidente da Codemig, Marco Antônio Castelo Branco, e o diretor de investimentos do HSBC, Antônio Marques Neto, para apresentação do projeto detalhado. É certo que essa ideia está ganhando musculatura.
Ao vivo – Paulo Piau estará hoje na Rádio JM, a partir das 8h30, para o Café com o Prefeito. Esse assunto certamente estará entre outros tantos em pauta. Para participar, ligue 3331-7999.
Decolando – Agora é oficial: Uberaba terá voos diretos para Belo Horizonte, através de uma nova companhia aérea, a Fly Way. Ligação será com o aeroporto da Pampulha. Anúncio foi feito pelo secretário de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Altamir Rôso Filho, na inauguração da ExpoCigra.
Boas perspectivas
O secretário Altamir Rôso avalia que são reais e muito boas as perspectivas de desenvolvimento e diversificação do parque industrial mineiro. No seu pronunciamento na inauguração da ExpoCigra Fiemg, Altamir revelou ter recebido delegações de investidores japoneses, ingleses, belgas e africanos apenas na semana passada. Todos interessados em montar negócios em Minas Gerais.
Eleição com disputa
Tudo indica que a eleição para renovação da diretoria da ABCZ poderá ter disputa, ano que vem. Esta semana, o presidente Luiz Cláudio Paranhos (Cao) anunciou o nome do jovem criador Frederico Mendes como seu candidato. No entanto, nos bastidores é tido como certo que o pecuarista Arnaldo Manoel Machado Borges vai encabeçar chapa de oposição para a disputa das eleições de agosto de 2016.
Mandados judiciais
A Polícia Federal cumpriu na manhã desta quinta-feira 40 mandados judiciais em Belo Horizonte, São Paulo, Brasília e Goiás, na 3ª fase da operação Acrônimo, que tem o governador Fernando Pimentel como principal investigado. Mauro Borges, atual presidente da Cemig e ex-sucessor de Pimentel no Ministério do Desenvolvimento Econômico, foi conduzido à PF, onde teria optado por ficar em silêncio.
Maracutaias
A Operação Acrônimo investiga lavagem de dinheiro, desvio de verbas federais e caixa 2 eleitoral. Além do governador Fernando Pimentel e Mauro Borges, a operação investiga a primeira-dama Caroline Pimentel, o empresário Benedito Oliveira, o Bené, e Otílio Prado, assessor especial do governo mineiro, entre outros.
Se cair...
É deplorável o estado de conservação do imóvel que abriga o Juizado da Infância e Juventude. Não bastassem as paredes descascadas e fios de eletricidade soltos teto abaixo (sem luminárias ou pelo menos lâmpadas), o forro de madeira do hall de entrada cedeu e dá a impressão de que vai cair a qualquer momento.
Crueldade
São assustadores os detalhes dos assaltos praticados em Uberaba, recentemente, muitos dos quais envolvendo menores. A crueldade é tamanha, que até os mais experientes policiais e repórteres acostumados ao noticiário dessa área andam de cabelo em pé. Há casos de autêntico sadismo. Obviamente o bom senso impõe que a imprensa deixe de revelar esses detalhes, poupando o leitor e até mesmo para não incentivar a proliferação de crimes semelhantes. Mas que a barbaridade dos crimes está assustando, ah, isso está! E muito.