ALTERNATIVA

Livre do fardo

Tony Carlos se afasta da Assembleia e não vai votar sobre investigação contra Pimentel

Lídia Prata
Publicado em 08/11/2016 às 09:49Atualizado em 16/12/2022 às 16:41
Compartilhar

Prefeitos Paulo Piau e Odelmo Leão estiveram reunidos na sexta-feira para tratar do G70, o encontro que reunirá as lideranças e prefeitos de 70 cidades do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, dia 28, em Uberaba. O secretário Toninho Oliveira também participou do encontro

Livre do fardo

Deputado estadual Tony Carlos está livre da obrigação de votar pela autorização de abertura de processo contra o governador Fernando Pimentel, que é acusado de crimes como corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Isso porque Tony Carlos é suplente e somente assumiu cadeira na Assembleia Legislativa porque quatro deputados eleitos foram convidados a compor o secretariado estadual. Os quatro agora estão retornando à Alemg para votar na matéria relacionada à Operação Acrônimo. São eles, Ricardo Faria (PCdoB), Sávio Souza Cruz (PMDB), Fábio Cherém (PSD) e Carlos Henrique (PRB). Como o Superior Tribunal de Justiça lavou as mãos e entendeu que há necessidade de autorização dos deputados estaduais para o governador responder pelos crimes de que é acusado durante o mandato ou depois que deixar o cargo, pois as supostas irregularidades teriam ocorrido quando Pimentel ainda era ministro de Desenvolvimento Econômico do governo Dilma, não havendo, em tese, relação com sua atuação como governador. Já o deputado Antônio Lerin terá de votar, pelo sim ou pelo não.

Nova Uberaba

Foi aprovado ontem na Câmara Municipal o projeto de lei que autoriza a concessão por 99 anos de uso de áreas públicas à empresa Diamantino Incorporação e Administração S/A, assim como o fechamento do Loteamento Cyrela Landscape Uberaba (Residencial Vitória e Residencial Diamantino). Como contrapartida pela concessão, o Município receberá o valor da área equivalente a 5% do total do perímetro a ser fechado, calculado em R$ 2 milhões e 70 mil, que serão aplicados na construção do viaduto sobre a ferrovia, no prolongamento da Avenida das Torres. Vale lembrar que a obra completa está orçada em R$ 2,9 milhões. Mesmo assim, a empresa garantiu a construção do viaduto.

De olho no futuro

Os 20 anos da implantação da Univerdecidade serão comemorados hoje, às 10h, no Centro de Educação e Tecnologia Ambiental do Codau. Esse projeto arrojado, e quase visionário para a época em que foi concebido, nem sempre foi bem compreendido pela população. Mas não se pode negar que foi uma enorme conquista, na medida em que possibilitou a ligação do centro à BR-050, trocando as feições rurais da antiga Fazenda Modelo que existia no coração de Uberaba pela revolucionária ideia da criação de um parque tecnológico. Por muitos anos esse parque esteve abandonado e mal compreendido pelo Poder Público. Mas aposto que num futuro não muito distante será um dos pilares da economia de Uberaba.

Homenagem – Poucos sabem, mas foi o então embaixador Carlos Alberto Leite Barbosa quem abriu as portas do Palácio do Planalto no governo Itamar Franco para Uberaba concretizar o projeto de implantação da Univerdecidade. O embaixador uberabense era amigo pessoal do presidente e costurou a aproximação com o então prefeito Luiz Guaritá Neto.

Placa afetiva - Leite Barbosa será homenageado na solenidade de hoje, na Univerde.

Gestão necessária

Tem unidade de saúde que fica aberta até as 22h sem atender praticamente ninguém. Segundo fonte segura, a Prefeitura vem gastando uma grana preta para manter equipes completas (com dobras de plantões e horas extras) para fazer no máximo 10 atendimentos à noite. Numa época de “vacas anêmicas” como esta, será que vale a pena manter certos postinhos abertos à noite só para falar que tem? Se for colocar na ponta do lápis, uma consulta nesses parâmetros sai o “olho da cara” para o município. Não seria hora de rever esses casos e otimizar o atendimento nas unidades que realmente têm procura por atendimento noturno?

Segurança

Além de manter equipes completas para muitas vezes não ter demanda de consulta, já que urgência e emergência são atendidas nas UPAs, os servidores que trabalham até as 22h sofrem com a questão da segurança. Muitos se queixam e alegam que as horas extras que ganham não compensam o risco que correm à noite. Há pouco tempo o JM inclusive noticiou os momentos de terror que médicos e pacientes passaram nas mãos de bandidos. Por essas e outras, para os próximos quatro anos do governo Paulo Piau mostra-se necessário rever essa situação na Saúde.

Absenteísmo

Por falar em Saúde, servidores que foram demitidos na semana passada utilizaram a rede social para reclamar. Todavia, segundo consta, o critério adotado para definir as exonerações esteve diretamente ligado ao excessivo número de atestados e afastamentos. Há casos e casos, claro. Gente que realmente estava doente e levou atestado. Mas não foi a regra. Consta que há casos de pessoas que passaram em processo seletivo, foram contratadas e duas semanas depois apresentaram atestado para afastamento do trabalho. Um dos casos refere-se a servidor que trabalhou apenas 4 meses em um ano, apresentando sucessivos atestados médicos pelos mais diversos motivos.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por