ALTERNATIVA

Livre do fardo

Tony Carlos se afasta da Assembleia e não vai votar sobre investigação contra Pimentel

Lídia Prata
Publicado em 08/11/2016 às 09:49Atualizado em 16/12/2022 às 16:41
Compartilhar

Prefeitos Paulo Piau e Odelmo Leão estiveram reunidos na sexta-feira para tratar do G70, o encontro que reunirá as lideranças e prefeitos de 70 cidades do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, dia 28, em Uberaba. O secretário Toninho Oliveira também participou do encontro

Livre do fardo

Deputado estadual Tony Carlos está livre da obrigação de votar pela autorização de abertura de processo contra o governador Fernando Pimentel, que é acusado de crimes como corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Isso porque Tony Carlos é suplente e somente assumiu cadeira na Assembleia Legislativa porque quatro deputados eleitos foram convidados a compor o secretariado estadual. Os quatro agora estão retornando à Alemg para votar na matéria relacionada à Operação Acrônimo. São eles, Ricardo Faria (PCdoB), Sávio Souza Cruz (PMDB), Fábio Cherém (PSD) e Carlos Henrique (PRB). Como o Superior Tribunal de Justiça lavou as mãos e entendeu que há necessidade de autorização dos deputados estaduais para o governador responder pelos crimes de que é acusado durante o mandato ou depois que deixar o cargo, pois as supostas irregularidades teriam ocorrido quando Pimentel ainda era ministro de Desenvolvimento Econômico do governo Dilma, não havendo, em tese, relação com sua atuação como governador. Já o deputado Antônio Lerin terá de votar, pelo sim ou pelo não.

Nova Uberaba

Foi aprovado ontem na Câmara Municipal o projeto de lei que autoriza a concessão por 99 anos de uso de áreas públicas à empresa Diamantino Incorporação e Administração S/A, assim como o fechamento do Loteamento Cyrela Landscape Uberaba (Residencial Vitória e Residencial Diamantino). Como contrapartida pela concessão, o Município receberá o valor da área equivalente a 5% do total do perímetro a ser fechado, calculado em R$ 2 milhões e 70 mil, que serão aplicados na construção do viaduto sobre a ferrovia, no prolongamento da Avenida das Torres. Vale lembrar que a obra completa está orçada em R$ 2,9 milhões. Mesmo assim, a empresa garantiu a construção do viaduto.

De olho no futuro

Os 20 anos da implantação da Univerdecidade serão comemorados hoje, às 10h, no Centro de Educação e Tecnologia Ambiental do Codau. Esse projeto arrojado, e quase visionário para a época em que foi concebido, nem sempre foi bem compreendido pela população. Mas não se pode negar que foi uma enorme conquista, na medida em que possibilitou a ligação do centro à BR-050, trocando as feições rurais da antiga Fazenda Modelo que existia no coração de Uberaba pela revolucionária ideia da criação de um parque tecnológico. Por muitos anos esse parque esteve abandonado e mal compreendido pelo Poder Público. Mas aposto que num futuro não muito distante será um dos pilares da economia de Uberaba.

Homenagem – Poucos sabem, mas foi o então embaixador Carlos Alberto Leite Barbosa quem abriu as portas do Palácio do Planalto no governo Itamar Franco para Uberaba concretizar o projeto de implantação da Univerdecidade. O embaixador uberabense era amigo pessoal do presidente e costurou a aproximação com o então prefeito Luiz Guaritá Neto.

Placa afetiva - Leite Barbosa será homenageado na solenidade de hoje, na Univerde.

Gestão necessária

Tem unidade de saúde que fica aberta até as 22h sem atender praticamente ninguém. Segundo fonte segura, a Prefeitura vem gastando uma grana preta para manter equipes completas (com dobras de plantões e horas extras) para fazer no máximo 10 atendimentos à noite. Numa época de “vacas anêmicas” como esta, será que vale a pena manter certos postinhos abertos à noite só para falar que tem? Se for colocar na ponta do lápis, uma consulta nesses parâmetros sai o “olho da cara” para o município. Não seria hora de rever esses casos e otimizar o atendimento nas unidades que realmente têm procura por atendimento noturno?

Segurança

Além de manter equipes completas para muitas vezes não ter demanda de consulta, já que urgência e emergência são atendidas nas UPAs, os servidores que trabalham até as 22h sofrem com a questão da segurança. Muitos se queixam e alegam que as horas extras que ganham não compensam o risco que correm à noite. Há pouco tempo o JM inclusive noticiou os momentos de terror que médicos e pacientes passaram nas mãos de bandidos. Por essas e outras, para os próximos quatro anos do governo Paulo Piau mostra-se necessário rever essa situação na Saúde.

Absenteísmo

Por falar em Saúde, servidores que foram demitidos na semana passada utilizaram a rede social para reclamar. Todavia, segundo consta, o critério adotado para definir as exonerações esteve diretamente ligado ao excessivo número de atestados e afastamentos. Há casos e casos, claro. Gente que realmente estava doente e levou atestado. Mas não foi a regra. Consta que há casos de pessoas que passaram em processo seletivo, foram contratadas e duas semanas depois apresentaram atestado para afastamento do trabalho. Um dos casos refere-se a servidor que trabalhou apenas 4 meses em um ano, apresentando sucessivos atestados médicos pelos mais diversos motivos.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por