ALTERNATIVA

Lu Fachinelli vai presidir a CEI do Hospital da Criança

Lídia Prata
Lídia Prata
Publicado em 10/05/2023 às 21:45Atualizado em 11/05/2023 às 22:15
Compartilhar

Está formada a Comissão Especial de Investigação (CEI) para apurar os fatos que levaram à morte o adolescente Marcelinho, ocorrido no dia 29 de abril no Hospital da Criança. Na presidência está a vereadora Luciene Faquinelli, sendo Professor Wander o vice-presidente e relator, Cabo Diego Fabiano. As indicações da presidente e do relator foram feitas pelo presidente Fernando Mendes e anunciadas à noite passada na sessão da Câmara. Por força do Regimento Interno da Câmara, o vice-presidente é o autor do pedido de CEI que prevaleceu entre os três formulados para investigação do mesmo fato. 

FATO INÉDITO
O pedido de instalação de CEI protocolado pelo Prof. Wander na Câmara foi assinado pelos 21 vereadores, inclusive Túlio Micheli e Marcos Jammal, que também apresentaram pedidos nesse mesmo sentido. A unanimidade, no caso, é algo inédito na história de Uberaba. E demonstra claramente o sentimento de indignação popular, manifestado por seus representantes no Legislativo, com a prestação de serviços em saúde infantil na cidade. Esse sentimento, inclusive, foi ressaltado por mais de uma vez pelo presidente Fernando Mendes, ao se manifestar sobre a CEI.

RESPOSTA URGENTE
“Eu nunca vi uma comoção desse tamanho, como na morte do Marcelinho. O clamor da sociedade é muito grande” - destacou o presidente Fernando Mendes, que arrematou: “Eu dei entrevista esta semana e disse que não iria fazer uma CEI chapa branca. Esse clamor tem de ter resposta, para que o atendimento pediátrico possa mudar em Uberaba”.

DOA A QUEM DOER
Por sua vez, a presidente Luciene Faquineli prometeu que a morte do Marcelinho não será em vão, porque a CEI vai passar a limpo a saúde em Uberaba. Já o relator da CEI da Saúde, Cabo Diego Fabiano, prometeu um trabalho isento, imparcial, para dar uma resposta para a família da vítima e para a população. É o que toda a comunidade espera. 

PÉ NO ACELERADOR
De acordo com o presidente da Câmara, “a prefeita Elisa tem de arrumar um lugar, urgente, para atendimento pediátrico em Uberaba, sem que isso implique fechar as portas do Hospital da Criança”. Aliás, Fernando Mendes quer acesso dos vereadores, através dos integrantes da CEI, ao famoso relatório (caixa preta) sobre o Hospital da Criança que foi elaborado pelos técnicos da Uniube.

SEM CONDIÇÕES
Ainda na sessão da Câmara nesta quarta-feira, o vereador Paulo César Soares, o China, denunciou o estado precário das vans usadas no transporte de estudantes na zona rural. Citou alguns episódios envolvendo esses veículos, argumentando sobre os perigos de acidentes com as crianças. De imediato, o líder do governo na Câmara, vereador Almir Silva, lembrou que o transporte escolar é terceirizado, e a qualidade do serviço deve ser fiscalizada pela Secretaria de Educação. Comprometeu-se a cobrar uma posição do secretário Celso Neto. 

A propósito, não é de hoje que o transporte escolar na zona rural vem gerando críticas e reclamações, mas, até agora, as providências efetivas parecem não ter sido tomadas pela Semed…

MAIS UM
Em cerca de 15 dias Uberaba contou 4 homicídios, sendo um deles ocorrido nesta quarta-feira. Ainda que os dados da Polícia Militar de Minas Gerais apontem queda no índice de ocorrência de crimes violentos na nossa cidade, a sensação que se tem é de muita insegurança e intranquilidade por parte da população.

ATENÇÃO
Acredite, se quiser: paus, pedras e principalmente facas fizeram mais vítimas fatais de janeiro até agora, do que o revólver. 

MAIO AMARELO
A maioria dos acidentes de trânsito registrados este ano não envolveu motocicletas, ao contrário do que se pensa. Segundo dados da PMMG, os veículos de 4 rodas responderam por 2.369 ocorrências de trânsito na área urbana da cidade, ou 592 acidentes por mês, ou 19 por dia, em média. Verdadeiro absurdo!

Já os acidentes envolvendo motos totalizaram 395, de janeiro a abril, numa média de 99 por mês, e pelo menos três por dia. Ainda é muito.

Acidentes com bicicletas somaram 30 no quadrimestre.  

Detalhe que chama a atenção: das 6h à meia noite aconteceu a maioria dos acidentes em Uberaba. No total foram 627 nesse intervalo de horário.

TEM MAIS
Na noite desta quarta-feira, um pedestre foi atropelado por motocicleta na Rua João Pinheiro, enquanto dois veículos de passeio se envolveram em acidente na entrada do conjunto Beija-Flor, por volta das 20h. Um dos automóveis capotou, parando com as rodas para cima.

BOA NOTÍCIA
Ordem de serviço para início das obras de duplicação do acesso a Peirópolis será assinada nesta quinta-feira, às 18h, pela prefeita Elisa. Viva!!!

MAIS UMA
Construção da quadra poliesportiva no CEMEI Maria Emerenciana Cardoso vai custar pouco mais de R$ 660 mil e será executada pela empresa uberabense Quatro Construções. Resultado da licitação foi homologado e publicado no Porta Voz desta quarta-feira.

MOBILIDADE URBANA
Por falar no Porta Voz, a edição deste dia 10 publicou uma errata no edital de concorrência para contratação do Plano Diretor de Transportes e  Plano de Mobilidade Urbana. Não dá para entender como é que, depois de tanto tempo despendido na elaboração do edital, ainda foi preciso publicar uma errata posteriormente.  

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por