ALTERNATIVA

Luiz da Farmácia vai presidir Comissão Processante que pode cassar mandato de Diego

Lídia Prata
Lídia Prata
Publicado em 27/10/2025 às 23:15Atualizado em 28/10/2025 às 23:52
Compartilhar
 (Foto/Divulgação)

(Foto/Divulgação)

RISCO ALTO
Aprovada na sessão da Câmara Municipal dessa segunda-feira a abertura de Comissão Processante para apurar eventual quebra de decoro parlamentar por parte do vereador Diego Rodrigues (PDT). Tudo começou no dia 1º de setembro, quando o parlamentar esteve de surpresa na Unidade de Saúde da Família Julieta Andrade, no Recreio dos Bandeirantes, e não encontrou o médico naquele local. O profissional, no caso, protocolou denúncia na Câmara, argumentando que o parlamentar utilizou suas redes sociais e o espaço de fala em sessão ordinária para difamá-lo. Afirmou que estava em visita domiciliar a paciente quando da visita do vereador à USF, e esse trabalho externo está previsto nas atribuições de sua função. Agora caberá à Comissão Processante apurar se o parlamentar se excedeu no dever de fiscalização ou não, bem como se a versão apresentada pelo médico coincide com os fatos, horários, registros, etc.

COMO FICA
A escolha dos integrantes da Comissão Parlamentar Processante foi feita por sorteio, cabendo ao “sortudo” Luiz da Farmácia a presidência e ao colega Thiago Mariscal a relatoria. Integra ainda a Comissão o experiente vereador Almir Silva.

COERÊNCIA
Vereadora Ellen Miziara (PL) votou favorável à Comissão Processante contra o vereador Diego Rodrigues. Questionada, ela explicou que seguiu o princípio da coerência. “Quem não deve não teme. Se tem a denúncia, precisa ser apurada. Agora, se fosse hoje a votação pela cassação do mandato, eu votaria contra. Se houve excesso, o melhor caminho é trabalhar essa situação para que não ocorra mais, até porque o vereador tem a obrigação legal de fiscalizar. Tanto o vereador quanto o médico têm de ser respeitados. Investigação faz parte do processo. Mas, se a Câmara abrir uma brecha e cassar mandato de vereador por toda e qualquer denúncia, vai limitar ainda mais o trabalho do parlamentar”.

BANHO-MARIA
Outro vereador que preferiu não se identificar para evitar desgaste acha que o colega Diego Rodrigues será cassado “em nome da moralização da atividade parlamentar”. É só uma questão de tempo. Até lá o caso será cozido em banho-maria.

DOIS LADOS
Outro vereador também ouvido pela ALTERNATIVA sobre o assunto acredita que se o Legislativo levar a ferro e fogo a denúncia contra Diego Rodrigues, vai incentivar outras pessoas a reclamar formalmente contra outros vereadores muito ativos em redes sociais, alguns useiros e vezeiros em fazer críticas nem sempre “elegantes” e denúncias nem sempre fundamentadas. Por outro lado, acha que o Legislativo não podia deixar sem resposta a denúncia contra Diego Rodrigues, sob pena de desmoralização.

MARCOU, CHEGOU
Foi em clima de festa a filiação do vice-governador Mateus Simões ao PSD. Auditório lotado, com público estimado em mais de mil pessoas. Prova do prestígio do novo membro do partido foi a presença do presidente nacional, Gilberto Kassab, e do governador Romeu Zema, que acaba de chegar de viagem à Europa. Vários prefeitos mineiros, deputados, políticos marcaram presença no evento na manhã dessa segunda-feira.

ÚNICA
No palco do evento do PSD, a única mulher presente foi a prefeita Elisa Araújo, vice-presidente estadual do partido. Na sua fala, Elisa destacou a luta por mais mulheres na política: “Hoje eu estou sozinha nesse palco. Mas espero que em breve tenhamos mais mulheres aqui”. Além disso, Elisa fez questão de enaltecer os prefeitos presentes ao evento, justificando que “é nas cidades que as coisas acontecem e é na nossa orelha que vêm as reclamações e nas nossas costas que colocam os pedidos”.

SÓ ENFEITE
Câmeras de segurança no Cemitério São João Batista não estão funcionando. O aparelho de gravação das imagens queimou e não foi substituído. O secretário de Obras e Serviços Urbanos, Pedro Arduini, conta que “o equipamento foi instalado em 2019, ainda no governo Paulo Piau, mas não atende às necessidades do cemitério”. Segundo ele, agora a Prefeitura vai investir em câmeras 360, com qualidade superior, para melhorar o monitoramento. “Estou em tratativas com o Weber (Januário, secretário de Defesa Social) para colocarmos essas câmeras também nos ecopontos.”

FINADOS
Com a aproximação do Dia de Finados, volta a preocupação com os furtos nos cemitérios e a violação de túmulos. Daí a necessidade de agilizar o processo de compra e instalação dessas câmeras para coibir a ação dos ladrões. Mas não é só isso: o videomonitoramento poderá evitar também os furtos a veículos estacionados no pátio do Cemitério São João Batista, bem como o assédio dos flanelões aos motoristas. Entra ano, sai ano e esse problema se repete em Uberaba...

RECORRENTE
Em matéria de problema recorrente, a algazarra em conveniência na avenida Nenê Sabino é campeã. Um vídeo postado no Instagram do próprio estabelecimento mostra a sucessão de infrações cometidas pelo local e por seus frequentadores, como ocupação da rua por pessoas que parecem não temer o perigo de acidente. Pior: o vídeo mostra uma viatura das forças de segurança passando pelo local, mas sequer parando para colocar ordem na aglomeração. Vizinhança está enlouquecida com a algazarra e já não sabe a quem recorrer, porque apelaram a Deus, Raimundo e todo mundo, em vão. Proprietário de casa de eventos na região relata, por exemplo, que tem enfrentado dificuldade para firmar contratos de locação para festas, por conta dessa confusão rotineira em loja de conveniência na Nenê Sabino. Alô, Posturas! Alô, SDS!!!

NOME SUJO
Edição de sexta-feira do jornal oficial do município trouxe a publicação de edital de Comunicação de Inscrição de Protesto Extrajudicial, informando aos contribuintes em débito com o município que dentro de sete dias as respectivas Certidões de Dívida Ativa (CDAs) serão enviadas ao Cartório de Protesto de Títulos e Documentos, para formalização da lavratura e registro do protesto extrajudicial. O edital contém 55 páginas com nomes de devedores de tributos diversos, principalmente pessoas físicas. Há PJs também. Mas chama a atenção a inclusão INSS na lista dos inadimplentes, por conta de débito de ISSQN de 2022.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por