ALTERNATIVA

Luiz Dutra deve ser anunciado como secretário de Governo

Lídia Prata
Publicado em 29/01/2019 às 19:24Atualizado em 17/12/2022 às 17:43
Compartilhar

Mudança no time

Deve sair a qualquer momento o anúncio oficial de mudanças no primeiro escalão do governo Paulo Piau, com repercussão também na composição do Legislativo municipal. Ex-presidente da Câmara, Luiz Dutra, deve assumir no mês que vem o comando da Secretaria Municipal de Governo. O atual titular da pasta, Antônio Sebastião Oliveira, o Toninho, voltará ao comando da Amvale, a associação que congrega os municípios da região do Vale do Rio Grande.

Jogada de mestre

É preciso reconhecer que nesse tabuleiro de xadrez o prefeito Paulo Piau parece ter feito uma jogada de mestre. Colocou no Governo um vereador experiente e que desfruta da confiança dos seus pares, o que em tese poderá ser fundamental para o trânsito das demandas do Executivo no Legislativo este ano. Dutra conhece bem o “caminho das pedras” e poderá ser fundamental para a reaproximação entre prefeito e vereadores, um tanto desgastada nos últimos tempos, incluindo algumas “rebeldias” individuais...

Mestre da articulação

A volta de Toninho Oliveira à Amvale vinha sendo especulada há tempos, desde que o prefeito Paulo Piau voltou à presidência da entidade. Toninho conhece a região como ninguém, sabe as “manhas” de cada prefeito e o poder de conciliar interesses de difícil convergência. É um articulador habilidoso, que poderá ser muito útil ao presidente Paulo Piau na condução das demandas regionais daqui pra frente. Sem contar que já estamos em contagem regressiva para as eleições de 2020...

Novatos na Câmara

 A movimentação no Executivo vai resvalar no Legislativo também. Sai Luiz Dutra e entra o suplente Chiquinho do Zoonoses. Ao que tudo indica, 2019 será o ano dos suplentes na Câmara Municipal. Primeiro, foi o suplente de Franco Cartafina, e agora o suplente de Luiz Dutra. Será que outros suplentes terão a mesma sorte?

Verdadeiros heróis

Vendo as imagens do resgate das vítimas da tragédia de Brumadinho pela TV é impossível não se emocionar com aqueles bombeiros militares rastejando na lama em busca de corpos. Esses, sim, são nossos verdadeiros heróis e merecem respeito. A propósito, ainda bem que desta vez a Justiça andou ligeiro e mandou prender os responsáveis pelo laudo mentiroso atestando a segurança da barragem que se rompeu e matou tanta gente. Bandidos!

 É o cara

Projetado como uma das principais lideranças classistas da região desde que assumiu a presidência do Sindicato Rural de Uberaba, além de empresário bem sucedido e pecuarista de notável tradição familiar, Rivaldo Machado Borges Júnior é o nome indicado pela diretoria da ABCZ para a sucessão presidencial deste ano. A pré-candidatura de Rivaldo foi aprovada por unanimidade.

Sucessão

Este será ano de eleições também na Associação Comercial e Industrial de Uberaba. Ainda não há nome definido para a sucessão do presidente José Peixoto, que esta semana teve suas contas de 2018 aprovadas por unanimidade, com direito a “voto de louvor” dos diretores.

Varredura preventiva

Com base na tragédia de Brumadinho, o leitor Ricardo Magnino chama a atenção das autoridades locais para vários pontos vulneráveis em Uberaba, que desafiam, desde já, medidas preventivas e até planos de respostas imediatas em caso de acidentes. Magnino lembra o descarrilamento de composição da FCA, no governo Marcos Montes, que comprometeu o abastecimento de água para a população por vários dias. Porém, as composições da VLi, carregadas de produtos inflamáveis e ácidos, continuam atravessando a cidade, especialmente no bairro Boa Vista. Um novo episódio de descarrilamento poderá provocar uma tragédia enorme em Uberaba. Antes que o pior aconteça, Magnino sugere que sejam adotadas de imediato medidas preventivas e protetivas à vida, à saúde e à segurança da população. E chama a atenção, para finalizar: “Até hoje Uberaba não tem sequer uma escada Magirus para operações de combate a incêndio, embora o número de edifícios aumente a cada ano”.

Perigo

Empresária de moda que vinha de São Paulo para Uberaba em ônibus leito nessa semana ficou sem a bolsa, dinheiro e documentos. Enquanto dormia, ela foi vítima de furto. Embora o veículo estivesse transportando apenas 6 passageiros, o motorista se disse impedido de tomar qualquer medida para tentar reaver os pertences da empresária. Pouco depois de desembarcarem em Uberaba, o ladrão tentou usar o cartão de crédito da vítima em terminal de autoatendimento da Rodoviária. Pois é. Em ônibus leito era de se supor que houvesse segurança, já que transporta passageiros com bom poder aquisitivo.

Sem solução

O Ministério da Saúde suspendeu a entrega de caminhonetes usadas no combate ao mosquito Aedes aegypti e abriu uma sindicância para apurar quais foram os critérios usados para a distribuição dos carros. A suspeita é de que a escolha dos locais contemplados tenha sido feita sem obedecer orientações técnicas. Um dos locais contemplados com maior número de veículos foi o Distrito Federal, onde o número de casos de dengue, zika e chikungunya é um dos menores do país. Pois é. Será que esse país tem conserto?

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por