Ponto final
O que seria deste país se não fosse a imprensa livre? Uma denúncia publicada pelo jornal “Folha de S.Paulo” foi o estopim para a queda do mais poderoso ministro do governo Dilma Rousseff. A Folha denunciou que Antônio Palocci multiplicou vergonhosamente seu patrimônio por 20, num curtíssimo espaço de tempo, e adquiriu imóveis caríssimos em São Paulo, justificados como produto de dinheiro ganho com consultoria. Não colou. Nem mesmo a posterior entrevista de Palocci ao “Jornal Nacional” foi suficiente para dissipar as dúvidas sobre a lisura de seu comportamento e a licitude da origem do seu patrimônio. Embora tardia a decisão, nada mais restava à presidente senão despachar da Casa Civil o seu fiel escudeiro.
Explicações necessárias
A demissão do ministro Antonio Palocci veio após parecer técnico pela não investigação das denúncias sobre o seu enriquecimento meteórico, o que sugere que o governo espera cessar as apurações. Mas não é isso o que a sociedade civil espera. É preciso investigar, sim, para que se esclareça a origem de tanto dinheiro, fazendo os necessários cruzamentos entre clientes do ministro-consultor e empresas doadoras da campanha presidencial. É preciso não apenas passar esta história a limpo, como todo o país.
Chega pra lá
Presidente do PSL, Kaká Carneiro se apressa a descartar qualquer possibilidade de migração de Luiz Dutra para o partido que comanda em Uberaba. Por e-mail, ele externa seu respeito ao presidente da Câmara Dutra como “homem público e pai de família”. Mas ressalta que “o PSL segue as normas da executiva estadual e busca candidatos a vereadores com perfil de no máximo dois mil votos. Luiz Dutra tem mais do que isso e não há possibilidade de migrar para o PSL neste momento”.
Falando grosso
“O PSL hoje faz parte da base do governo Anderson Adauto e aguarda a decisão do grupo para compor apoio ao candidato do prefeito para 2012. O presidente do PSL hoje sou eu e a palavra final em relação às diretrizes que o Partido irá seguir é minha”, diz Kaká.
Papo-furado
Ainda segundo Kaká Carneiro, não passam de papo furado os comentários de que o PSL conversou com Lerin e outros grupos políticos com vistas às eleições do ano que vem. “Quero deixar claro que não conversaremos com ninguém até ouvir do prefeito o seu posicionamento para 2012”.
Previsão
Projetado para “durar” 30 anos, o Fórum estadual em construção poderá não emplacar 15 anos sem estar completamente lotado e “apertado”, segundo previsões de alguns advogados militantes na comarca. Nada contra o projeto – pelo contrário. Mas, com o aumento assustador de demandas nos últimos tempos, o TJ não conseguirá adiar a criação de novas varas, especialmente cíveis, na Comarca de Uberaba. E aí o espaço disponível no futuro fórum poderá se mostrar pequeno daqui alguns anos. Apesar das vozes discordantes, é preciso lembrar que dos cinco pavimentos do novo Fórum estadual, um será reservado para futura ocupação. Ou seja, um pavimento inteiro ficará vago a partir da entrega da obra.
Olho vivo
Segundo a Organização Mundial da Saúde, os acidentes de trânsito já matam mais do que algumas doenças letais, como a Aids e a malária. E a previsão é de que a situação piore até 2030, dada a facilidade do acesso a carros e a falta de infraestrutura viária adequada.
Porteira Adentro
A 15ª edição do Porteira Adentro, promovido no campus da Fazu, movimenta esta sexta e o sábado, com mais de mais de 100 projetos dos alunos da faculdade e vários minicursos gratuitos para a comunidade. Até o momento, 23 escolas de Uberaba e região confirmaram presença. Durante o evento, serão sorteados dois netbooks para os visitantes. Imperdível!
No foco
Secretária de Desenvolvimento Social, Maria Tereza R. da Cunha, e integrantes da comissão que apura denúncias de maus-tratos no Caresami vão a BH semana que vem. Na pauta, obviamente, os problemas envolvendo o centro de reintegração dos menores infratores. Pois é. Se as denúncias de maus-tratos divulgadas pela imprensa, em especial pelo Jornal da Manhã, não resultarem em punições, é certo que irão impulsionar várias mudanças no Caresami.
Namorados
Programe-se para o Dia dos Namorados, com um jantar romântico na Fornace Pizzaria. Massas fresquinhas, deliciosas, e um vinho tinto de boa safra farão do seu domingo um dia muito especial, a dois.
Primeira mão
Arquitetos, designers de interiores e parceiros da JM Extra serão recebidos na nova loja da Arte Objeto Móveis, hoje, a partir de 18h, para coquetel de apresentação da nova edição da revista. Tema focado é construção e decoração. Os assinantes do Jornal da Manhã vão receber em casa o exemplar da JM Extra no domingo.