ALTERNATIVA

Luiz Guaritá Neto e Elisa Araújo abrem disputa majoritária

Lídia Prata
Publicado em 03/12/2019 às 07:37Atualizado em 18/12/2022 às 02:29
Compartilhar

Foto/Paulo Lúcio

Presidente da Fiemg Regional Vale do Rio Grande, Elisa Araújo é o nome do Novo à sucessão do prefeito Paulo Piau. Anúncio foi feito no sábado pelo governador Romeu Zema, durante almoço com empresários em Uberaba

Cartas na mesa

Pelo menos dois nomes já estão colocados para a disputa majoritária municipal no ano que vem: Luiz Guaritá Neto e Elisa Araújo. Nenhuma surpresa, até porque ambos vinham sendo cogitados nos bastidores como prováveis candidatos a prefeito. Na sexta-feira, o presidente estadual do DEM, senador Rodrigo Pacheco, falou claramente que o nome do partido para a disputa é o de Luiz Guaritá Neto. E no sábado foi a vez do governador Romeu Zema anunciar que Elisa é sua indicada para prefeita. Enfim, as cartas estão na mesa. O jogo começou.

Almoço com as estrelas

Se no auditório da Aciu alguns assentos ficaram vagos no diálogo do público com Zema, no almoço dos empresários (por adesão) o salão esteve lotado. Foi preciso colocar mais mesas e cadeiras para acomodar tantos que compareceram ao encontro, ao preço de R$250 por cabeça. Se o objetivo do Novo era arrecadar fundos para a campanha do ano que vem, certamente conseguiu um bom reforço de caixa.

Grana curta

Logo após anunciar o nome de Elisa, o governador Romeu Zema fez um paralelo entre a campanha de 2020 e a dele, no ano passado, no que se refere a recursos financeiros. Disse que Elisa, assim como ele, não terá muito dinheiro para injetar na disputa e talvez nem tempo de televisão. E arriscou, lembrando que o adversário Anastasia tinha tempo na mídia e um orçamento milionário ao disputar o governo de Minas, mas acabou perdendo para ele, Zema, que mal tinha tempo para falar o próprio nome no horário eleitoral gratuito.

Procura-se

Se a definição do nome de Elisa para cabeça de chapa foi rápida, o mesmo não se pode dizer em relação ao seu companheiro (ou companheira) de chapa. O Novo não admite dobradinha e, se nada mudar até lá, deverá enfrentar as urnas com chapa pura. Por isso, as especulações sobre os prováveis vices já começaram. Gleison Borges, presidente do Cigra, é um dos nomes cotados.

Reflexão madura

Já tem um bom tempo que Elisa Araújo vem ouvindo lideranças dos diversos segmentos para sentir se seu nome teria boa aceitação. O sinal verde dado por ela ao Novo e ao governador Romeu Zema foi fruto de uma reflexão madura sobre as opiniões ouvidas.

A vez das mulheres

No almoço com empresários reunidos pelo NOVO, quem também marcou pontos foi o deputado federal mineiro Tiago Mitraud. Jovem, boa pinta e bom de oratória, Mitraud levou o público a boas risadas quando disse que o Novo será o único partido que a cota de 30% terá de ser preenchida por homens e não por mulheres. “Vamos quebrar aquele tabu de que mulher não vota em mulher” – afirmou.

Presenças

Não passaram despercebidas as presenças do prefeito Paulo Piau e do presidente do MDB/Uberaba, Fabiano Elias, no almoço do Novo. Quem também esteve prestigiando o evento foi a secretária municipal de Educação, Silvana Elias, outro nome cotado para as eleições de 2020.

Direto e reto

Sessão ordinária da Câmara Municipal começou às 10h e só terminou por volta de 15h30. Com o presidente Ismar Marão representando o Legislativo em solenidade no Hospital Hélio Angotti, a sessão teve de ser suspensa, porque havia três emendas de autoria dele para serem lidas e votadas. Como ele não estava presente, travaram a pauta.

Muito assunto para pouco tempo

Não bastassem as emendas que travaram a pauta, havia três projetos pesados previstos para a sessão dessa segunda-feira: a LOA, o projeto pedindo autorização para contratar financiamento para a reforma do Mercado Municipal e o projeto de revisão do Código de Obras. Todos eles foram fartamente discutidos entre os vereadores, arrastando o término da sessão para o meio da tarde. E, mesmo com a pauta lotada de “pepinos”, os vereadores ainda tiveram de votar as contas do prefeito de 2015 e 2016. Pois é. Sessões com pauta pesada, e outras leves como pluma. Vá entender...

Placas já!

Com o Google Maps desatualizado (especialmente mão de direção) e ausência de placas nominativas em grande parte das ruas da cidade, visitantes têm passado aperto para localizar endereços em Uberaba. No bairro Fabrício e região adjacente o problema é gravíssimo. Bem que a Prefeitura poderia aproveitar os 200 anos de Uberaba e fazer um mutirão de emplacamento das ruas, como presente aos uberabenses!

Foto/Paulo Lúcio

Indicado pelo atual presidente José Peixoto, Anderson Cadima foi eleito à tarde passada para comandar a Aciu a partir de 2020 até 2022. Embora não tenha havido disputa, o comparecimento dos associados às urnas foi surpreendente, a começar pelos ex-diretores, que compareceram em peso para prestigiar Cadima

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por