Parece inacreditável, mas é verdade: 96% das pessoas em situação de rua em Uberaba recebem benefício do governo federal. Foi o que revelou Terence Melo, gerente da Abordagem Social e do Centro Pop, em entrevista à Rádio JM nesta sexta-feira. No último levantamento feito pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), havia 286 pessoas nessa situação, mas estima-se que esse número tenha mudado. Tanto assim que o secretário Ernane Neri confirma a realização de um novo censo, com a finalidade de definir as políticas públicas e futuras ações voltadas para esse público.
PERFIL DIFERENTE
Até alguns anos atrás, os moradores de rua tinham perfil de vítimas do alcoolismo. De uns tempos para cá, esse perfil mudou, segundo Terence Melo. Hoje em dia uma grande parcela dessas pessoas é usuária de drogas, especialmente crack, e egressos do sistema prisional que nem família têm em Uberaba. Alguns saem da penitenciária até mesmo sem documentos, o que dificulta sua reinserção na sociedade.
PROFISSIONAL
Aliás, Terence Melo observou que as ações de abordagem social em Uberaba têm identificado uma característica preocupante nas ruas da cidade: já existem pedintes profissionais atuando em semáforos, muitos deles ostentando cartazes com pedido de dinheiro para comprar remédio. Na realidade, o “remédio” é de mentirinha...
DIGA NÃO!
Secretário Ernani Neri tem-se reunido com pessoas e entidades que distribuem alimentos a moradores em situação de rua, no sentido de conscientizá-las a parar com essa prática. Entende que isso estimula o cidadão a permanecer na rua, ou, por outro lado, trocar o alimento por pedras de crack. Aliás, dar esmola é alimentar o vício dessas pessoas. Pense nisso quando abrir a carteira no semáforo!
ACOLHIMENTO
Equipe do Serviço especializado em Abordagem Social da Seds tem feito um trabalho interessante para acolhimento de pessoas em situação de rua. Esta semana, por exemplo, a ação foi desencadeada no entorno da Mata do Carrinho. A equipe aborda essa população e oferece abrigo, roupas limpas, atendimento em saúde, apoio para que possa recomeçar. Alguns aceitam. Mas nem todos. Tanto assim que hoje a Prefeitura disponibiliza 211 vagas em instituições de acolhimento, mas muitas delas estão ociosas.
EM DIA
Ao contrário da Educação, a pasta de Desenvolvimento Social está com os pagamentos às OSCS em dia, garante o secretário Ernani Neri. E olhe que a pasta atua com 42 instituições, como asilos, por exemplo.
ERROU!
A propósito, o líder do governo na Câmara, vereador Cabo Diego Fabiano, reconheceu esta semana que houve falhas da Educação no atendimento às OSCS, que são as creches comunitárias. Tanto na logística de entrega dos alimentos antes do carnaval, quanto na demora na solução do impasse com a Sonner para atualização do sistema. Foi preciso que os representantes das creches se mobilizassem, suspendessem os atendimentos, para que o problema fosse solucionado. Tudo isso poderia ter sido evitado, admitiu Cabo Diego. Segundo ele, agora é trabalhar para que esse erro não se repita.
COCHILÃO
Em entrevista à Rádio JM, o líder do governo na Câmara contou que sua equipe “dormiu no ponto” em relação do projeto “Naming Rights”. Segundo Cabo Diego, esse projeto havia sido protocolado por ele, em 2023, mas não avançou, abrindo oportunidade para o colega vereador Caio Godoi apresentar depois o mesmo projeto. Resultado: o projeto foi aprovado e Caio ganhou o protagonismo da iniciativa de oportunizar ao Poder Público negociar com a iniciativa privada para explorar os espaços públicos. É o caso do Uberaba, que pode passar a se chamar Arena Uniube, como o Allianz Park, em São Paulo, por exemplo.
EM ALTA
A convite do deputado Zé Vitor, Narcio Rodrigues assume, novamente, a coordenação da agenda da Comissão de Saúde da Câmara federal, função que ele ocupou entre 2023/2024. “Esse é o impulso que faltava para ampliar os horizontes do projeto Hospital do Futuro”, diz Narcio, que é um dos embaixadores do Hospital Hélio Angotti.
PISTA DE CORRIDA
Engenheiro Reinaldo Ribeiro manifesta sua preocupação com o excesso de velocidade na avenida Leopoldino de Oliveira, próximo ao Cebola restaurante! “Carros e motos invadem a faixa do BRT para ultrapassagens a 100/120 km/h, em plena luz do dia! Nesse local tem travessia de pedestres do estacionamento para o restaurante, em travessia não regulamentada!” Alô Secretaria de Trânsito e Transportes!
FORUM
Numa iniciativa da Solis agência de propaganda, a vizinha Uberlândia vai sediar o Fórum Brasil Cidades no dia 31. De acordo com o publicitário Fábio Lacerda, a intenção é reunir líderes que fazem a diferente na gestão pública num encontro de alto nível, do qual vão participar como palestrantes o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, o vice-presidente da Cemig, Marcos Montes, e o deputado estadual Raul Belém, dentre outros. Prefeita Elisa e o prefeito Paulo Sérgio, de Uberlândia, já confirmaram presença. Será uma boa oportunidade para os gestores debaterem caminhos estratégicos para o desenvolvimento dos municípios brasileiros e de ouvir Caiado, cujo nome está colocado à sucessão do Presidente Lula em 2026.
POR QUE UBERLÂNDIA?
A escolha da cidade vizinha para sediar o Fórum Brasil Cidades, segundo Fábio Lacerda, se deu por uma questão de logística, principalmente pela oferta mais robusta de voos para facilitar o deslocamento dos gestores que vão participar do evento.
MULTICOLORIDA
A pintura de bancos em azul e piso amarelo e vermelho na Praça Santa Rita, em frente à igrejinha, está dividindo opiniões. Alguns estão achando um horror. Outros, aprovando o aspecto mais alegre daquele espaço público. Veja as fotos ABAIXO e dê sua opinião.
(Foto/Divulgação)
(Foto/Divulgação)