Enfim, o novo Fórum estadual
Depois de décadas de reivindicação e cinco anos de construção, será inaugurado hoje, oficialmente, o novo Fórum estadual em Uberaba. O imponente prédio na avenida Maranhão não apenas valoriza a paisagem urbana com sua arquitetura moderna, como finalmente dota o Judiciário de instalações adequadas para o bom desempenho da atividade jurisdicional em nossa comarca. Uma grande conquista, sem dúvida, que merece todo o aplauso da comunidade uberabense a todos aqueles que trabalharam pela concretização desse sonho antigo.
Concurso da Prefeitura
O fim de semana será de provas do concurso da Prefeitura de Uberaba. Mais de 17 mil candidatos fazem prova amanhã à tarde, disputando vagas para vigia, auditor fiscal, professores, jornalista, dentre outros. No domingo pela manhã, outros 16 mil candidatos fazem provas para vagas de médico em diversas especialidades, fisioterapeuta, dentista, etc. E, finalmente, no domingo à tarde, fazem provas os últimos 7.400 candidatos, dentre os quais os inscritos para as vagas de engenheiro ambiental, biólogo e procurador do município.
Leitura curta
Mais de 900 candidatos ao concurso da PMU tiveram indeferidas as suas inscrições porque infringiram o edital, que proíbe a inscrição para cargos do mesmo anexo, ou seja, do mesmo dia. Faltou ler o edital até o fim, ou interpretar o texto. Como é que um candidato pode prestar provas para dois cargos distintos, no mesmo dia e no mesmo horário? É claro que não tem jeito. Nesse caso, segundo a Secretaria de Administração, vai valer somente a última inscrição feita pelo candidato e não haverá devolução da outra taxa de inscrição, pois foi erro do postulante.
No topo – As duas vagas para Procurador do Município serão disputadas por 761 candidatos. Pelo visto, é o cargo mais cobiçado desse concurso. Vale destacar que o salário inicial do procurador corresponde a R$ 6.682,00 mais tíquete alimentação de R$ 380 mensais. Sem contar a possibilidade de embolsar 20% de honorários em caso de sucumbência. Muito atraente, sem dúvida!
Patinhos feios – Já as vagas para geriatra, angiologista, psiquiatra infantil e oncologista não despertaram grande interesse. Apenas um candidato em cada uma dessas especialidades fará prova no concurso da PMU. Aprovação garantida, se o candidato não zerar a prova, claro.
Maioridade problemática
O Código de Trânsito Brasileiro completa 18 anos nessa sexta-feira. O secretário municipal de Defesa Social, Trânsito e Transportes, Wellington Cardoso, avalia que nesse período ocorreram grandes transformações e avanços tecnológicos, assim como crescimento das cidades e da frota de veículos. O problema é que o primeiro não acompanhou o segundo. Sem os necessários investimentos em infraestrutura, os problemas de trânsito pioraram consideravelmente nas grandes cidades.
Boas conquistas
Dentre as boas conquistas sociais a se comemorar nesse aniversário do CTB, o secretário Wellington Cardoso destaca o combate ao uso de álcool por motoristas ao volante. “Se o motorista for enquadrado na Lei Seca, a multa é de R$ 1.915,40, tendo ainda o direito de dirigir suspenso por um ano, sem falar na possibilidade de responder a processo criminal, com pena de detenção que varia de seis meses a 3 anos”, ressalta.
Falhas do Código
Como nada é perfeito, o secretário Wellington Cardoso destaca as falhas do Código de Trânsito que desafiam reparos. A começar pelas contradições das inúmeras leis paralelas com as resoluções do Conselho Nacional de Trânsito. Por essa razão, ele afirma que “não seria exagero concluir pela necessidade de revisão integral da Lei”. Wellington cita como exemplo o imbróglio sobre a exigência de extintor de incêndio com carga ABC nos veículos, que já foi obrigatório através de resolução do Contran e não é mais. “Quem comprou o extintor não tem nem como ser ressarcido com o fim da obrigatoriedade”, destaca.
Atrasos injustificáveis
“Precisamos evoluir para os meios eletrônicos e tecnológicos, e não utilizar notificação pessoal pelo Correio, como ocorre hoje em dia. Outra deficiência refere-se ao controle da frota veicular por meio do Sistema Nacional de Identificação dos Veículos, que precisa ser mais efetivo”, critica o secretário.
Pouco tempo
Wellington também avalia que, “a despeito da reconhecida necessidade de que a legislação de trânsito acompanhe a evolução tecnológica e as mudanças sociais, é de fácil percepção a impossibilidade de se conhecer e consequentemente respeitar esse grande número de normas viárias, principalmente considerando que o destinatário final é um condutor que tem, em sua formação inicial, um total de apenas 18 horas aulas de legislação de trânsito, o que não é suficiente nem para estudar os atuais 22 capítulos do CTB, quanto mais as centenas de resoluções que o acompanham”. Está coberto de razão. É tanta lei, tanto "apêndice", que não há chip suficiente no cérebro para decorar tudo. Só o básico e olhe lá!