ALTERNATIVA

Mais duas empresas entram na roda das terceirizações via Codiub

Lídia Prata
Lídia Prata
Publicado em 13/02/2023 às 21:51Atualizado em 14/02/2023 às 22:04
Compartilhar

Porta Voz desta segunda-feira informa a contratação de outras duas empresas pela Codiub, com a chamada “inexigibilidade de licitação”, para desenvolverem novos softwares. Mais duas terceirizações de serviços! Desta vez as contratadas foram a Find Soluções Corporativas e a Ibrowse Consultoria e Informática. Dois contratos com valores superiores a R$ 2 milhões!!!

Lamentável que a Companhia de Desenvolvimento da Informática tenha se transformado em mera contratante de serviços de terceiros, quando no passado recente experimentou situação oposta. A Codiub já exportou programas para várias outras cidades, inclusive capitais. No entanto, está perdendo seu protagonismo dia após dia. Não é de hoje que esta coluna vem chamando a atenção para este fato, sem que nossas autoridades tomem qualquer atitude ou tenham alguma reação. É uma pena vermos a Codiub desidratando diante dos nossos olhos, desta maneira…

OBJETO DOS CONTRATOS
O mais estranho nas duas publicações do Porta Voz envolvendo a terceirização dos serviços pela Codiub é o texto explicativo do objeto de ambos contratos. Consta apenas o seguinte: “ a credenciada se compromete a disponibilizar à CODIUB serviços de Tecnologia da Informação, na forma de serviços continuados, para a prestação dos serviços de desenvolvimento ou customização de softwares, além da implantação e customização de aplicativos que atendam a gestão pública municipal, integrados a plataformas digitais e contratação de empresa para organização, estruturação e acompanhamento das rotinas de funcionamento das Secretarias Municipais, conforme Termo de Referência. FUNDAMENTO: Art. 111, do Regulamento Interno de Licitações, Contratos e Convênios da CODIUB – RILC e da Lei Federal n.º 13.303/16.” Entendeu? Até parece que não é para ser entendido, dada a falta de transparência do texto. E mais: se é para fazer contratação, por que a Prefeitura de Uberaba precisa da Codiub?

VAI PRO LIXO?
O município investiu milhões de reais na gestão passada em redes de fibra ótica. Não se sabe, até agora, o que foi feito de lá pra cá e por que não se fala mais nesse assunto, embora seja dinheiro público enterrado nesse projeto. Da mesma forma, falou-se no governo anterior que o software do prontuário eletrônico estava funcionando e interligado ao e-SUS, que é plataforma digital do Sistema Único de Saúde. Falou-se que faltavam algumas ferramentas administrativas, mas que estariam em desenvolvimento. Por que a Codiub não deu continuidade ao programa, já que havia investido recursos expressivos nesse trabalho? Era tão ruim assim, a ponto de ser preciso partir para a demorada terceirização que hoje acompanhamos? 

Custa caro ao município esse vai e vem, ora de um jeito, ora de outro, dependendo do governo…

PROTESTO
Pessoal da enfermagem organiza manifestação de protesto nesta terça-feira, diante da Prefeitura, a partir das 13h. O mesmo movimento está sendo organizado pelo país afora, em protesto contra a demora na definição legal sobre o pagamento do piso da categoria. 

Aliás, em Uberaba o projeto regulamentando essa questão ainda não chegou na Câmara Municipal, o que tem deixado os enfermeiros e técnicos em enfermagem bastante chateados.

Particularmente acredito que a prefeita Elisa cumprirá o que prometeu à categoria. 

PÉ DE GUERRA
Vigias das escolas municipais não estão nada satisfeitos com a proposta do secretário Celso Neto de mudar o esquema de trabalho deles. A proposta da Semed visa ao rodízio nas escolas, de modo que cada vigia trabalhe de segunda a sexta, por 8 horas (duas das quais como horas extras). Mas os vigias não se convenceram de que essa proposta será boa para eles. Muitos deles têm outros empregos, uma vez que trabalham no esquema de 12 horas por 36 horas de descanso para o município. 

QUESTIONAMENTO
De acordo com o vigia Donizete Souza, líder da categoria, há muitos pontos que precisam ser revistos. Um deles se refere ao intervalo de descanso, caso a jornada de 8 horas seja adotada. Ele pergunta se nesse intervalo as escolas ficarão sem vigilância ou se haverá um vigia específico para cobrir os intervalos. Além disso, ele questiona como será possível ao vigia noturno ir em casa para jantar e voltar para o trabalho, já que muitos moram longe das escolas onde trabalham. E mais: o município vai pagar o adicional de periculosidade, tal e qual fazem Uberlândia e Araxá, por exemplo? Enfim, pelo que se percebe, será necessário às partes voltar à mesa de negociação.

NAS NUVENS
Por falar na Educação, o secretário Celso Neto disse em entrevista à Rádio JM, na sexta-feira, que está vivendo o momento mais feliz da sua vida. Além de estar extremamente satisfeito por conduzir a secretaria, ele ficou noivo em janeiro e já marcou casamento para 2024.

TÔ FORA
Quando indagado sobre seu futuro político, Celso Neto voltou a afirmar que não vai se candidatar a vereador em 2024. Ele afirma que tem perfil para executivo, e não para legislador. Mas disse que não está preocupado em disputar a eleição, assim como garantiu que não tem qualquer acordo político com Elisa para a sucessão municipal. 

INDEPENDÊNCIA
Outra afirmação de Celso Neto para ficar gravada: ele considera que ter dado o grito de independência em relação ao grupo político do ex-deputado Franco Cartafina foi muito bom. Deixou de ser “menudo” de Franco para alçar voo próprio. Porém, Celso Neto admite que lá na frente os caminhos políticos de ambos poderão convergir. 

O tempo dirá!

VEIO DE ONDE?
Aos que andam criticando a importação de uma adjunta para a Secretaria de Educação, Celso Neto não se faz de rogado: “não é sobre de onde ela é ou de onde vem. É sobre sua competência. Estou satisfeito com o trabalho dela”. O secretário, entretanto, confirma que a indicação da sua adjunta partiu do colega vereador Cabo Diego Fabiano.

PODE ISSO, ARNALDO?
“Veja” do fim de semana revela uma armação pesada para derrubar o presidente Carlos Melles da presidência do Sebrae. Melles foi eleito democraticamente em novembro para 3 anos de mandato, mas em janeiro foi procurado por Paulo Okamotto com a ordem para deixar o cargo por bem ou “na marra”. Segundo”Veja”, “Lula prometeu lotear o Sebrae - que tem salários de até 60.000 e orçamento de 4,5 bilhões de reais - entre petistas de São Paulo e aliados de outras siglas. Há algumas semanas, Okamotto chamou Melles para um conversa no hotel onde Lula ficava em Brasília e ordenou a renúncia. “Ou você sai ou vamos te tirar”. Diante da tentativa de golpe, Melles não recuou” 

Ah, essa tal democracia tão cantada em prosa em verso… na prática é tão diferente…

Levam os nomes de Alcides Montes e Esmeralda Frange Montes as duas salas de estimulação visual ampliadas no Instituto dos Cegos. Inauguração aconteceu nesta segunda-feira, com a presença do benemérito empresário Luiz Carlos Frange Montes. Que bom será se outros empresários se inspirarem neste maravilhoso exemplo (Foto/Divulgação)

Levam os nomes de Alcides Montes e Esmeralda Frange Montes as duas salas de estimulação visual ampliadas no Instituto dos Cegos. Inauguração aconteceu nesta segunda-feira, com a presença do benemérito empresário Luiz Carlos Frange Montes. Que bom será se outros empresários se inspirarem neste maravilhoso exemplo (Foto/Divulgação)

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por