Piau, o “furão”
Durante coletiva de imprensa que anunciou oficialmente a passagem da Tocha Olímpica por Uberaba, o prefeito Paulo Piau saiu da sala por alguns minutos e retornou com um grupo de pessoas. Sem papas na língua e com muito bom humor, o prefeito acabou “furando” a sua Comunicação, ao revelar que os empresários que o acompanhavam estavam ali interessados em implantar na cidade um novo Call Center, com previsão de geração de até 1.500 empregos diretos.
Rápido no gatilho
Sem perder tempo, o presidente da Fundação de Esporte e Lazer, Luiz Medina, foi logo pedindo patrocínio aos empresários para os eventos esportivos futuros, gerando uma gargalhada generalizada.
Mobilização com resultado
Sobre a Tocha Olímpica, ela passará por Uberaba no Dia das Mães, 8 de maio. Dos mais de 850 municípios mineiros, apenas 30 vão receber a visita da Tocha. Uberaba não estava no roteiro original, mas a mobilização da cidade garantiu a passagem histórica por aqui.
Detalhes – Essa história da Tocha Olímpica tem sido cercada por tamanho aparato de segurança, que até a Guarda Nacional já esteve na cidade para aprovar o trajeto por onde ela vai passar. A Tocha sairá da rotatória do terminal Oeste – Uberabão e percorrerá mais de 3 km pela Leopoldino de Oliveira. O revezamento será na Praça de Santa Rita e dali seguirá até a Praça da Bíblia - Piscinão, onde encerra sua passagem. Daqui ela segue para Araxá e Patos de Minas.
Concurso - A ideia de se criar um monumento, uma obra em local público, para marcar a passagem da Tocha Olímpica por Uberaba foi do secretário de Comunicação Social, jornalista Denis Silva, logo na primeira reunião para as tratativas do evento. Já o secretário de Planejamento, Marcondes Freitas, foi além e idealizou um concurso para a escolha desse monumento, que será instalado na praça da Igreja Santa Rita. Serão R$ 35 mil em premiação, incluindo os custos da obra. Na verdade, o grande prêmio será assinar uma obra provavelmente única na história da cidade, até porque tão cedo não haverá outra Olimpíada no Brasil. Para se inscrever basta acessar o site da PMU.
Projeção pelo esporte
Finalmente, Uberaba está ganhando projeção pelo esporte, e não apenas em razão da atuação dos times de futebol. Os eventos nessa área estão se multiplicando e mostrando que nem só de futebol é possível viver. Para se ter uma ideia, no mesmo dia da passagem da Tocha Olímpica por Uberaba, a cidade vai receber a final do torneio Sul-Americano de Futsal, com transmissão ao vivo pela TV para todo o país. Em menos de um ano serão ao menos cinco grandes eventos esportivos na cidade. Além dos que virão, já aconteceram o Gran Prix de Futsal, o Mundial de Handebol e as semifinais e final da Liga Nacional de Futsal.
Lisura, já!
Novo presidente da OAB/MG lança hoje a campanha da Ordem mineira contra o caixa 2 nas campanhas eleitorais. Segundo o presidente Antônio Fabrício Gonçalves, “a OAB está ao lado da sociedade para que haja um processo eleitoral transparente. O êxito nas urnas não pode estar condicionado ao abuso do poder político ou financeiro”. Todas as 230 subseções da OAB no estado estarão abertas para receber denúncias de possíveis irregularidades nas campanhas para o pleito municipal deste ano. As acusações serão apresentadas ao Ministério Público e à Justiça Eleitoral.
Sem solução?
Os fiscais de Posturas saem de cena e voltam os ambulantes “com tudo” para o Calçadão da Artur Machado. O que se vê, de novo, é gente assediando os pedestres aos berros para oferecer cartões de celular, gente vendendo toda espécie de bugigangas, cobertor esticado no chão com mercadorias expostas, uma sujeira danada. Pobre centro da cidade!
Na bronca
Permissionários do Mercado Municipal estão na maior bronca com essa história de folia de carnaval naquela região, outra vez. As queixas vão desde a imposição de fechamento do Mercado às 15h até a sujeira deixada no local pelos foliões. Talvez possa haver uma alternativa para evitar tanto descontentamento, com a Prefeitura assumindo um compromisso (de verdade) de promover a limpeza do entorno do Mercado todos os dias, assim que o carnaval for encerrado. Fica a sugestão.
Dilma na região
A presidente Dilma Rousseff e o governador Fernando Pimentel participam amanhã da inauguração oficial da fábrica da Ambev, em Uberlândia. A propósito, Dilma levou sonora vaia ontem, ao discursar na abertura dos trabalhos do Congresso Nacional. Foi pedir a aprovação da CPMF e deu nisso...