Renata Gomide - interina
Violência. Confesso que fiquei estarrecida com o caso dos britânicos condenados por envolvimento em uma rede online de pedofilia, especialmente pelo fato de que uma das vítimas tinha apenas cinco meses. Fico pensando aonde o sistema falhou – e ainda falha – para gerar mentes tão doentias como essas, que abusam de um bebê totalmente indefeso (e sabe-se lá de quantas crianças mais). Os envolvidos eram babás, assistentes sociais; ou seja, profissionais que em tese devem cuidar dos nossos filhos e, no entanto, são doentes, a ponto de cometer essas atrocidades que só vêm à tona depois que os inocentes sofreram em suas mãos. Até quando?
Cruel. Não raro nos deparamos com notícias sobre casos de pedofilia em todas as esferas – e em todos os cantos do mundo –, o que também me faz pensar qual a real dimensão dessa patologia. Será que estamos preparados para enfrentar essa situação de fato, já que ela se repete quase que diariamente e parece aumentar de volume a cada dia? Espero que esse acúmulo de casos seja resultado de denúncias e investigações, e não da constatação de que estamos convivendo com uma boa parcela da população que se mostra muito doente.
Filiação peso pesado. Coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres, Marilda Ribeiro Resende é a mais nova filiada do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba (SSPMU). Ex-vereadora, com vida pública nascida no sindicalismo – foi presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (SindUte) –, Marilda aceitou o convite, ontem, durante as atividades da Semana do Servidor, na Prefeitura de Uberaba.
Estande sindical. Para surpresa de muita gente, a Diretoria 2009/2012 do SSPMU não apenas foi convidada para participar do evento como aceitou e instalou um estande no local. Ali, com direito a banner, distribuição de material de divulgação das ações sindicais e a conquista de novos filiados, o Sindicato dos Servidores se movimentou na terça-feira e ontem. Sem qualquer censura prévia – segundo garantia dos dois lados da moeda.
Agitação eleitoral. E por falar em Marilda, outro petista estava que não se aguentava de tanta animação na Semana do Servidor. Ex-presidente do PT, José Paulo Kefalás, engenheiro da Secretaria de Infraestrutura, andava de um lado para o outro divulgando uma pesquisa em que, segundo ele, a candidata a presidente Dilma Rousseff (PT) havia aumentado consideravelmente a diferença em relação ao concorrente José Serra (PSDB).
Amor, sublime amor. Enquanto isso, do lado de fora do saguão da Prefeitura, o que chama a atenção, de maneira especial, são dois outdoors instalados lado a lado. Um deles é do deputado federal reeleito Marcos Montes (DEM) e o outro, do vereador eleito deputado estadual Antônio dos Reis Lerin (PSB). O texto nos dois painéis publicitários é o mesm “Agradeço a Uberaba e ao outdoor aí do lado a minha vitória”.
Homenagem. A UFTM será homenageada com o Troféu Mérito Lojista 2010 em evento que a CDL vai promover no dia 29 deste mês. Anteriormente denominada Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro, a FMTM foi fundada em 1953, sendo transformada em Universidade Federal do Triângulo Mineiro no ano de 2005, tendo sua dedicação ao ensino reconhecida por diferentes indicadores nacionais, como o IGC 2008 (Índice Geral de Cursos), que classificou a instituição com conceito máximo, posicionando-a entre as melhores, com a 3ª colocação de Minas Gerais e a 6ª do país. Pelo que sempre representou e representa para Uberaba e região, a UFTM receberá a homenagem na categoria Entidade.
Satisfação. “Uma surpresa muito grande”. Assim comentou o reitor Virmondes Rodrigues Júnior sobre o anúncio da homenagem prestada pela CDL Uberaba à UFTM. Conforme seu entendimento, a Universidade tem desenvolvido um bom trabalho em Uberaba e região, “mas não esperávamos um reconhecimento tão rápido como este, que vem da CDL”. Isso mostra, segundo o reitor, que o comércio lojista de Uberaba está muito atento às oportunidades e à realidade que a UFTM apresenta.
Espera. Cento e trinta pessoas estão na fila de espera por um aparelho auditivo em Uberaba. Média é de 30 chamados ao mês.
Posição. A respeito da nota Assinatura publicada aqui em Alternativa, o colega Márcio Gennari esclarece que os textos em favor da candidata Dilma Roussef foram enviados no fim de semana, fora do horário de expediente, em equipamento de sua propriedade, sem que nada de público tenha sido usado no procedimento. Segundo ele, jamais houve – ou haverá – uso de qualquer instrumento público em favor de qualquer candidatura, porque sempre pautou sua atuação de forma transparente, sem qualquer motivo para esconder o que quer que seja, principalmente suas convicções político-ideológicas, “as quais defendo há anos de forma coerente”.
Posição 2. Ainda segundo Gennari, quanto à identificação funcional no e-mail, trata-se de assinatura eletrônica. Ele completa destacando que, mesmo fora do expediente e em outras atividades, não deixa de ser diretor de Comunicação da Prefeitura de Uberaba, enquanto estiver investido do cargo – “e pelo que sei, como cidadão que sou, não é o fato de ocupar tal função que eu estaria impedido de alguma forma de manifestar meus posicionamentos políticos. Entendo que o e-mail é uma peça muito diferente de um material de campanha e de distribuição em massa. Trata-se de uma ação pessoal e para a qual me identifico”.
Posição 3. Gennari continua assegurando que “certamente a preocupação dos ‘Entregadores de Plantão’ é, fundamentalmente, o desempenho do candidato deles no processo eleitoral. Me envaidece saber que tal ação desencadeada por mim tenha obtido bom resultado, a ponto de causar incômodo a eles, mesmo que este não era o meu objetivo. Com certeza, esses ‘entregadores’ que não se apresentam, não se sabe porquê, adotam condutas muito mais questionáveis que a minha, principalmente porque me apresento e não faço nada às escuras. Se fossem corretos, não se escondiam e assumiriam o debate no campo político, como preza toda verdadeira democracia”.