Mais que vestibular
A briga por vagas no concurso público da PMU será “brava”. Veja só: em apenas três dias já foram registrados mais 12 mil inscritos. É praticamente um vestibular, à moda antiga, com dezenas de candidatos disputando uma vaga. No concurso da PMU, vale lembrar, são oferecidas 1.200 vagas, que, na prática, é o primeiro passo para por fim ao grande contingente de servidores contratados, uma barreira que nenhuma outra administração quis furar. Ao fazer o concurso, a Prefeitura está quebrando um tabu de anos. Sem falar que todo final de ano é de agonia para os contratados, que nunca sabem se terão seus contratos renovados para o ano seguinte. Pelos cálculos do prefeito Paulo Piau, substituir contratados por concursados renderá uma economia de 11% para os cofres públicos, referente à contribuição patronal, já que o concursado contribui para o Ipserv, enquanto o contratado, para o INSS.
Cursinhos preparatórios
É impressionante: já tem cursinho anunciando aulas preparatórias para o concurso público da Prefeitura de Uberaba. E não só aqui. Essa divulgação está correndo o país inteiro, principalmente através das redes sociais.
Lenha na fogueira
Por falar em redes sociais, divulgação de falsa pesquisa nas redes sociais deu o que falar essa semana. Segundo a divulgação, a medição estaria acontecendo em bairros periféricos, sendo atribuída à atual administração. Mas, segundo a assessoria do prefeito Paulo Piau, isso não procede. Não há pesquisas em curso, ao menos via governo municipal.
Faxina geral - Com a migração das emissoras de rádio AM para FM, a Anatel vai dar um “limpa” nas rádios clandestinas de Uberaba. Elas voltaram a proliferar, algumas delas com fins exclusivamente eleitoreiros. A faixa da Anatel é necessária para limpar o Dial.
Blitz geral - Paralelamente, a fiscalização da Anatel deve vir forte em Uberaba nos próximos dias. Rádio dita “educativa”, por exemplo, não pode comercializar horário ou inserções de propaganda, nem sob o argumento de “apoio cultural”.
Desconto providencial
Servidor da Cohagra que usou aparelho celular durante as férias no Nordeste teve o valor da conta descontado em seus vencimentos. É o que garante a assessoria de Comunicação da PMU, esclarecendo que a administração municipal já havia estipulado gastos de no máximo R$ 100 para os telefones corporativos. Agora que passou disso, o telefone será cortado. Regra, segundo o jornalista Denis Silva, vale para todos os servidores com telefones corporativos.
Na bronca
Presidente da OAB/Uberaba, Vicente Flávio lidera comitiva de 40 advogados trabalhistas em audiência na Justiça do Trabalho, hoje, às 9h30. O grupo vai entregar aos juízes trabalhistas um documento pedindo providências para solucionar problemas que eles consideram críticos, embora não sejam novos.
Falta de respeito
As reclamações dos advogados referem-se principalmente ao atraso de até três horas para iniciar as audiências na Justiça do Trabalho, o que, convenhamos, é um tremendo desrespeito com as partes e com seus procuradores. Queixam-se, ainda, da demora na expedição dos alvarás e nas homologações de acordos. Sem contar as pautas que mostram audiências marcadas até para 2019. Essa situação não pode continuar assim.
Ousado
Comemoração de bodas do ex-prefeito Anderson Adauto e Ângela Mairink, em estilo cigano, deu o que falar no facebook nesse fim de semana.
Novela sem fim
Os novos capítulos da novela que tem Brasília por cenário continuam revoltando os espectadores. A quarta-feira foi marcada pela destituição do relator do processo contra o presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha, na Comissão de Ética. Com isso o processo voltou à estaca zero. Parece piada! Aliás, ontem o PMDB também destituiu seu líder na Câmara, porque o deputado Leonardo Picciani andava de namorico com a presidente Dilma Rousseff e dando as costas para o presidente do partido, o vice Michel Temer. Onde isso vai parar?
Vestibular Agendado
A Fazu lançou nessa quarta-feira seu tradicional Vestibular Agendado. Com o tema “A FAZU leva você onde jamais esteve”, a campanha enfatiza as parcerias com vários países, como a Bolívia, Venezuela, Uruguai, México e Estados Unidos, além da possibilidade de um segundo idioma de forma integrada ao conteúdo específico de cada curso através do Núcleo de Línguas e Cooperação Internacional Fazu. As inscrições para o Vestibular Agendado estão abertas para os cursos de Agronegócio, Secretariado Executivo, Sistemas de Informação, Sistemas para Internet e Zootecnia.
Direitos e deveres
A Comissão Permanente de Trabalho, Administração e Serviço Público (CTASP) aprovou ontem (9), relatório favorável ao projeto de lei de autoria do deputado federal Marcos Montes, que condiciona a concessão do Bolsa Família à inscrição em curso de qualificação profissional complementar de pelo menos uma pessoa da família beneficiada, e ainda institui incentivo fiscal para as empresas que contratarem trabalhadores qualificados através dessa proposta. Boa!