ALTERNATIVA

Manifestação em favor do governo Bolsonaro teve número expressivo

Lídia Prata
Publicado em 28/05/2019 às 07:44Atualizado em 17/12/2022 às 21:07
Compartilhar

Bolsonaro fortalecido

Manifestações de apoio ao governo Bolsonaro no domingo surpreenderam pela multidão que arrastaram para as ruas do Brasil afora. Aqui em Uberaba, a praça Pôr do Sol recebeu um público expressivo e cartazes com as mais diversas frases. No carro de som, políticos ligados ao PSL e apoiadores do Presidente se revezaram nos discursos, aí incluído o deputado delegado Heli Grilo. Para quem não apostava no sucesso dessas manifestações, foi uma tremenda surpresa. Embora se diga que Bolsonaro saiu fortalecido com esse apoio explicitado pela população, a convocação para essa manifestação foi muito arriscada. Nem mesmo a líder do governo na Câmara Federal, deputada Joyce Hasselman, aderiu ao movimento, antevendo o perigo de não dar ibope. Enfim, agora está na hora do presidente Bolsonaro assumir efetivamente os deveres do cargo e descer do caminhão de campanha. Precisa entender que a eleição já passou, ele foi eleito para governar, e o Brasil tem problemas enormes para serem resolvidos.

Prorrogação de mandato

Embora esteja tramitando no Congresso desde 2016, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 45/2016 pode conferir mais dois anos de mandato aos atuais prefeitos. Essa PEC institui a realização de eleições gerais em 2022, com a coincidência de mandatos executivos e legislativos, nas três esferas, para reduzir custos e alinhar a programação orçamentária durante os quatro anos de gestão, sem as interrupções que ocorrem por conta de um processo eleitoral. No entanto, para valer a regra das eleições gerais, essa PEC precisa ser votada até julho.

Como fica

Na avaliação do ex-deputado federal Aelton Freitas, o Congresso precisa aprovar logo essa PEC, porque o Brasil não suporta mais o custo altíssimo de eleição a cada dois anos. Aelton acredita na possibilidade de prorrogação dos mandatos dos atuais prefeitos por mais dois anos, embora diga que o PR está trabalhando para não ser pego de surpresa. E terá candidatura majoritária, sim, em 2020 ou 2022.

Sem chance

Já o presidente do diretório municipal do PDT, advogado Jacob Estevan, acha impossível a aprovação da PEC das eleições gerais ser aprovada até julho. Segundo ele, não há tempo hábil para a votação, lembrando que até mesmo as matérias importantes para o governo estão andando a passo de tartaruga no Congresso.

Nome próprio

Assim como o PR, o PDT quer lançar nome próprio à sucessão do prefeito Paulo Piau. Por enquanto, trabalha as regras vigentes para a eleição de 2020, incluindo as modificações na legislação eleitoral já em vigor.

Futuro incerto

Se PR, PDT, PMDB e outras siglas estão se articulando para as próximas eleições, ninguém pode arriscar um palpite sobre o destino do PSDB de Uberaba. Convenção nacional do partido está marcada para o dia 31, próxima sexta-feira. Mas, o diretório municipal dos tucanos está acéfalo e seu futuro é uma incógnita. O então comandante do partido, Karim Mauad, acredita que sua missão está cumprida e que nos próximos dias deverá ser divulgada uma nova comissão provisória. A conferir.

Lei seca

Nada menos do que 78 operações Lei Seca da Polícia Militar foram realizadas em Uberaba, de janeiro a maio deste ano, o que dá mais de 15 por mês. Alvo principal são as imediações de locais de festas, principalmente durante o período da ExpoZebu, mas não só elas. Nesse período foram fiscalizados 3.524 veículos. E pasme: 38 motoristas tiveram a CNH apreendida porque estavam embriagados e 41 condutores receberam voz de prisão por embriaguez ao volante. Nessas operações, a PM fez 272 testes etilômetros, enquanto 17 motoristas se recusaram ao teste do bafômetro, o que é permitido por lei. Essa brecha legal foi criada pelo legislador por entender que ninguém pode ser obrigado a fazer prova contra si. No entanto, quando o cidadão se recusa a passar pelo etilômetro já está “confessando” tacitamente que bebeu... Ou não?

Inabilitados ao volante

Tão grave quanto dirigir embriagado é conduzir veículo sem a devida habilitação. Nessas operações Lei Seca, a Polícia Militar ainda flagrou 285 cidadãos cometendo essa infração, nos primeiros quatro meses e meio de 2019.

Palmas!

À noite passada, a diretoria da Associação Comercial e Industrial de Uberaba prestou homenagem à Polícia Civil pela captura do assassino do criador colombiano.

Bom paladar

O Shopping Uberaba entra na nova estação com o pé direito. Além do restaurante Amaretto, com o melhor da cozinha italiana, na Praça de Alimentação também está a caminho a franquia B.LEM. Investimento é das empresárias Ana Cristina Borges e Patrícia Sepúlveda Mesquita, que já pilotam com talento o Maanaim Café. A inauguração está prevista para acontecer no mês de junho. O Shopping ficará ainda melhor com esta padaria que venderá, além de pães, doces, azeite, vinho, café. Tudo português!

Foto/Francis Prado

Patrícia Sepúlveda Mesquita e Ana Cristina Castro Borges preparam o lançamento do B.Lem, franquia de padaria com gostinho português

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por