ALTERNATIVA

Manuseio de celular é o maior gerador de multas na cidade de Uberaba

Lídia Prata
Publicado em 15/07/2017 às 09:38Atualizado em 16/12/2022 às 11:59
Compartilhar

Silêncio, por favor!

A poluição sonora continua dando dores de cabeça para muitos uberabenses. A situação anda tão grave que a Guarda Municipal chega a registrar média de 70 denúncias por fim de semana. Cerca de 80% das queixas contra barulho excessivo têm residências como alvo. Do total de reclamações, 40% são resolvidas pela própria GM. Mas os restantes 60% deságuam na Polícia Militar, resultando em BO, por se tratar de casos mais graves. Vale lembrar que perturbação do sossego é delito e, como tal, deve ser combatida também por outros órgãos.

Lição cara

O uso e manuseio de telefone celular por motoristas continuam sendo as infrações de trânsito mais habituais em Uberaba. Segundo o secretário de Defesa Social, Trânsito e Transportes, Wellington Cardoso, de janeiro até agora foram registradas cerca de duas mil autuações, somados os autos de todos os órgãos de fiscalização (Estado e municípios). Nem mesmo o preço alto da multa tem sido suficiente para ensinar os motoristas que celular e direção não combinam.

Sinal fechadooooo!

Em matéria de infração de trânsito, o perigosíssimo avanço de sinal já soma cerca de 800 notificações no primeiro semestre, em Uberaba. Não é só. Autuações por desrespeito à vaga de deficientes para estacionamento já passam de 400, entre janeiro e junho deste ano.

Olha a confusão – Mais um sábado de tumulto no trânsito do centro da cidade. O Codau vai interditar uma pista da avenida Leopoldino de Oliveira, entre a rua Artur Machado e a praça dos Correios, para realização de obras. Com isso, vai restar uma única pista para o tráfego de veículos, já que a outra pista é exclusiva do BRT. Afffff

Supimpa - Luiz Guaritá Neto, presidente do Codau, voltou a Uberaba rapidamente depois da cirurgia cardíaca que fez em São Paulo. Mesmo estando em fase de recuperação, mas já se sentindo bem, passou rapidamente lá no Centro Operacional de Logística (COL) para avaliar com o diretor Olavo Resende Júnior como anda a adaptação do setor operacional em relação à nova jornada de seis horas na autarquia, adotada a partir deste mês. “Tudo certo e dentro do planejado”, garantiu Guaritá. Em breve ele estará de volta ao batente, “novinho em folha”.

Pegou bem

A informação sobre a mudança da UAI para o Praça Uberaba Shopping repercutiu positivamente. Vários leitores manifestaram apoio à medida, salientando que o novo endereço tem a vantagem do acesso fácil para todos, inclusive para quem precisa tirar documentos, pois estarão mais protegidos do sol e da chuva, e ainda contarão com banheiros, o que não ocorre no endereço da avenida Santa Beatriz.

Pegou mal

Já a decisão do presidente Luiz Dutra de encerrar o expediente na Câmara Municipal às 14h dessa sexta-feira foi uma tremenda “bola fora”. Para os servidores poderem participar de festa julina, o presidente reduziu o atendimento ao público a apenas duas horas. Leitores querem saber quem vai pagar as outras quatro horas de jornada dos servidores do Legislativo.

Tapa-buracos

Será que agora a PMU vai finalmente tapar os buracos das ruas da cidade? No Porta-Voz de 12 de julho saiu publicado resultado de licitação para a compra de 40 mil toneladas de concreto betuminoso usinado a quente, tendo saído vencedora a empresa Jasfalto Indústria e Comercio de Massa Asfáltica. Valor total da licitação é R$12 milhões 170 mil.

Propaganda

Duas agências de fora e uma local participam da licitação da Prefeitura de Uberaba para contratação de serviços de publicidade e propaganda do governo municipal. Resultado deve sair até o fim deste mês.

Inusitado

Cidadão foi autuado pelo setor de Posturas, via jornal Porta-Voz, por soltar pipas com cerol em via pública. Fato teria ocorrido no dia 18 de maio, mas a notificação só foi publicada esta semana, dando prazo de 10 dias para apresentação de defesa. Vale destacar o acerto da medida, já que o cerol é proibido e pode provocar até mortes.

Apreensões

Frutas e outras mercadorias apreendidas pelo setor de Posturas são doadas a instituições de caridade, especialmente os asilos. Esta semana, a Oasis foi contemplada com uma carga de abacaxis apreendida por irregularidades.

Mercadão

Para a próxima reforma do Mercado Municipal, leitor assíduo desta coluna sugere que sejam repensadas a iluminação externa e pavimentação interna do prédio, assim como o calçamento da área externa, com troca dos paralelepípedos por asfalto. Alega que muita gente tropeça ou vira o pé nas pedras soltas e de difícil manutenção. Sugere, ainda, que sejam construídas rampas de acesso ao prédio, em vez das tradicionais escadas existentes nas entradas principais, e corrigidos os desníveis nos passeios, adotando um padrão mais moderno e seguro.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por