ALTERNATIVA

Marão garante que chapa dos 13 sai antes do Natal

Lídia Prata
Publicado em 20/12/2020 às 22:00Atualizado em 19/12/2022 às 05:41
Compartilhar

Grupo dos 13 define nas próximas horas a sua chapa para concorrer à eleição para a Mesa Diretora da Câmara, na legislatura que começa dia 1º de janeiro. Ao que tudo indica, pelo menos por enquanto, a palavra “consenso” não faz parte do dicionário dos vereadores eleitos. Se a eleição fosse hoje, a disputa seria entre duas chapas, sendo uma liderada pelo novato Celso Neto, e a outra por Ismar Marão.

AGORA OU NUNCA

Segundo o presidente do Legislativo, Ismar Marão, a definição da chapa não pode esperar mais, pois muitos dos eleitos vão viajar no Natal. Voltarão apenas para a posse, no dia 1º. Marão é candidatíssimo à Presidência, contando a seu favor a experiência de quem comanda a Casa e conhece bem a rotina administrativa.

PAZ E AMOR

“Pode ter acordo com o grupo dos 6 francos companheiros?” - indaguei ao presidente. Nem titubeou para responder: “Essa fase de composição com eles ficou pra trás”. No entanto, Marão admite que, em nome da harmonia na Câmara, nada impede um ajuste de última hora. Mas que será difícil esse ajuste ser costurado, isso vai.

OVELHA DESGARRADA

Em entrevista ao PINGO DO JOTA deste sábado, Ismar Marão deixou clara a sua esperança em trazer o novato Túlio Michele de volta para o seu grupo. Minimizando as declarações de Túlio também ao Pingo do Jota, Marão disse que o colega apenas pediu um tempo para reavaliar a situação.  A conferir.

NOVO ENFOQUE

Presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, Flávio Roscoe, foi às redes sociais para comemorar a decisão do Supremo Tribunal Federal, que estabelece a taxa Selic como único fator de correção dos débitos trabalhistas. Entenda:

DIAS CONTADOS

Alvarás e habite-se estão com os dias contados para obras pequenas e de baixo risco. A partir de março de 2021, não serão mais necessários esses dois documentos para obras de até 1.750 metros quadrados, com 3 pavimentos. A medida segue normas da OCDE e visa tirar o Brasil de uma posição muito baixa na regularização fundiária. Em outros países, esses documentos já não são exigidos há muito tempo, sendo que a responsabilidade integral pela obra é de quem a realizar. 

Medida foi anunciada no pacote do Licenciamento Urbanístico Integrado, este mês, pela Secretaria Especial de Modernização do Estado e Ministério da Economia.

PONTO FINAL

Antes de deixar o comando da Procuradoria do Município, Paulo Salge colocou um ponto final numa incômoda situaçã a exceção de suspeição arguida contra o juiz federal Élcio Arruda, naquela ação que discutia a edição de regras de enfrentamento da Covid-19 pelo Município. Na época, a edição de decretos pelo Prefeito Paulo Piau ficou na mira do Judiciário federal, que defendia a obrigatoriedade do Município bancar testagem em massa da população. A queda de braço rendeu um estresse danado, culminando com a exceção de suspeição contra o magistrado, sob a alegação de falta de isenção dele para julgar a ação. 

Agora, às vésperas de entregar o cargo, Piau e Salge acharam por bem colocar um ponto final nessa pendenga.

MEDIDA DE PRUDÊNCIA

Por falar no Procurador Geral Paulo Salge, ele contou que orientou a equipe de transição da prefeita eleita a prorrogar todos os contratos vigentes, por seis meses, para que possa tomar pé da situação e fazer as substituições gradativamente, sem traumas. Segundo ele, a equipe de transição acatou sua sugestão. Com a prorrogação, a prefeita eleita se livra de problemas com contratações emergenciais, sempre problemáticas.

JÁ ERA

É dramática a situação do Hospital São José. Com a falência decretada pelo Judiciário e decreto de desapropriação revogado, o futuro daquele que foi um dos hospitais de referência em Uberaba é sombrio. Uma pena.

SEM INTERESSE

A propósito, antes de revogar o decreto, o prefeito Paulo Piau consultou sua sucessora sobre a possibilidade de aproveitar o Hospital São José, como inicialmente se pensou: um centro de atendimento especializado em saúde. Não houve interesse, segundo o procurador Paulo Salge, pois o imóvel foi considerado muito velho e ultrapassado.  Por isso, para evitar deixar o problema da desapropriação para a próxima gestão, Piau optou pela revogação do decreto.

Vale ressaltar que a desapropriação custaria algo em torno de R$ 7 milhões aos cofres do município.

LOTADO

Parque das Barrigudas estava literalmente lotado na noite deste domingo. População atraída pela decoração de Natal tem se esquecido das medidas de segurança, em especial da máscara facial. Não pode.

Aliás, a infectologista Cristina Hueb Barata alerta que as pessoas da faixa etária abaixo dos 45 anos têm sido o novo alvo do coronavírus em Uberaba. Além disso, não há garantia alguma de que quem já teve coronavírus está imune para o resto da vida. Não está. Portanto, todo cuidado é pouco.

EM FESTA

Equipe da Codau homenageou o presidente Luiz Guaritá Neto no sábado, com direito à edição de um vídeo narrado pela filha Camila Guaritá. “Um olhar no futuro e ver que ele é sempre possível e trazê-lo para o agora. Nós agradecemos o seu olhar e a sua poesia”, encerra o vídeo, que mostra imagens de ações e obras realizadas pela companhia de águas. Emocionado, Luiz Neto assim se manifestou: “como é bom receber gratidão espontânea. É uma sensação maravilhosa de dever cumprido. Realizado”.

Confira o víde

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por