Projeto de lei que propõe doação de área para a Skala Cosméticos entrou na pauta de votação da Câmara nesta segunda-feira, mas, ao contrário do esperado, não foi aprovado de primeira. O presidente Ismar Marão pediu vistas do projeto, para melhor analisá-lo. Com isso, não há uma definição de data para o projeto voltar a entrar na pauta, muito menos a garantia de que será neste ano.
SUFOCO
É lamentável que isso esteja ocorrendo. Para quem não se lembra, a Skala foi vendida a um fundo de investimentos, que acenou com a possibilidade de mudar a indústria para outros centros. O assédio de municípios aos novos gestores da empresa foi algo extraordinário! Com isso, as tratativas para manter a fábrica de cosméticos na cidade demandaram tempo e energia, não apenas do governo municipal, como também das lideranças empresariais locais. Agora, com a demora na concretização da doação da área, Uberaba poderá perder não apenas a indústria, como os milhares de emprego que ela gera.
QUEM ENTENDEU?
Ninguém entendeu o pedido de vistas do Presidente Ismar Marão, até porque ele sempre foi um dos grandes incentivadores do desenvolvimento econômico do município. Além disso, Marão é aliado da prefeita, presidente do partido ao qual ela está filiada, e vem buscando o apoio de Elisa para viabilizar sua candidatura a deputado estadual. Será que a relação entre os dois azedou? E qual teria sido o motivo, neste caso?
PREJUÍZOS
Em que pesem os interesses políticos que eventualmente estejam embaçando essa doação de área no DI-5 à Skala, é real o risco de perda para Uberaba. Não podemos passar essa “fatura”, até porque há outros tantos municípios “de olho” nessa fábrica e nos empregos que ela gera.
CONTRAPARTIDA
Uma das contrapartidas alinhadas pela Skala com o município inclui a construção de acesso da BR 050 ao Distrito Industrial 5, onde a fábrica de cosméticos pretende se instalar. Sem contar obras de infraestrutura e segurança para aquele condomínio empresarial.
QUE É ISSO??

(Foto/Divulgação)
Foto publicada pela prefeita Elisa em seu instagram deu o que falar neste fim de semana. A foto é esta acima, onde ela aparece ao lado dos pré-candidatos Franco Cartafina (federal), Rochelle Bazaga e Ismar Marão (estaduais). O quarteto prestigiou a festa de 102 anos da ACIU na noite de sábado e posaram para as lentes dos fotógrafos, de boa.
A CAMINHO
A propósito, a vereadora Rochelle Bazaga (PDT) deve anunciar sua ida para o PSD, durante entrevista ao programa O Pingo do Jota, nesta segunda-feira. Aliás, Rochelle sentou-se na mesa da prefeita Elisa na festa de 102 anos da ACIU, como sua convidada.
CHANCES REAIS
Tentando viabilizar sua candidatura a deputado estadual, o vereador Caio Godoi esteve no programa O Pingo do Jota desta segunda-feira. Não escondeu sua vontade de disputar as eleições no ano que vem, mas voltou a afirmar que se seu nome não for viável, ele não terá problema algum em retirar sua pré-candidatura.
DISPARADO
Por outro lado, Caio Godoi disse, com todas as letras, que “quem acompanha as pesquisas observa que Franco é o único candidato em condições de ser eleito deputado federal por Uberaba”. Tanto Caio, quanto Franco, estão no PP. Mas o vereador não nutre expectativa de formarem dobradinha para as eleições de 2026. Questionado sobre a possibilidade de Franco dobrar com Rochelle, Caio foi direto ao ponto: “Franco dificilmente dobraria com Rochelle, por questões ideológicas. Franco não repetiria o erro do passado”.
- Mas Franco fez dobradinha com Tony, e os dois têm perfis diferentes...
– Mas era uma eleição diferente. Era disputa municipal. Na eleição anterior para deputado, Rochelle e Franco tinham posições antagônicas e estavam em campos opostos. Nas casas legislativas isso pesa muito – avaliou Caio.
COMO FICA
Referindo-se à polêmica foto do fim de semana, Caio foi racional: “Acho importante essa construção por Uberaba – Elisa, Franco, Rochelle e Ismar. Para um prefeito, estar próximo a vereadores é importante até para garantir sua governabilidade. Não posso dizer se ele será ou não o candidato do governo, e não sei se Rochelle seria também a escolha da Elisa. Mas posso dizer que a relação de Elisa com Franco melhorou muito. Isso é inegável”.
QUE É ISSO?
“O nome jamais foi o de Franco, quando criei o movimento Uberaba Já. O propósito sempre foi eleger candidato de Uberaba. Porém, hoje o nome mais forte é o dele. Pode mudar, mas hoje é o dele” – disse Caio Godoi, idealizador do movimento.
MARCHA REDUZIDA
Indagado se o movimento “Uberaba Já” tirou o pé do acelerador, Caio disse que a página no instagram continua postando depoimentos de lideranças diversas, mas admitiu queda no engajamento em relação às primeiras publicações. Por outro lado, Caio tem adesivos prontos para distribuição, com slogan “Uberaba precisa ter voz e vai ser a minha”.
RAZÃO X EMOÇÃO
“No ano que vem, o voto do eleitor uberabense não poderá estar atrelado ao gostar ou não gostar de um candidato. Precisa ser um voto racional” – frisou o vereador Caio Godoi, defendendo que as instituições façam suas próprias pesquisas para direcionar o trabalho de sensibilização do eleitor para os candidatos com chances reais de eleição.
MAIS DOIS
Ao encerrar a coluna de hoje, deixo aqui registrados meus agradecimentos aos associados da ACIU que nos confiaram mais dois anos de mandato. Mesmo sem disputa e sem obrigação de votar, muitos compareceram à urna em demonstração de apoio à chapa única. Isso aumenta a nossa responsabilidade com o compromisso de defender as pautas do empresariado uberabense, sobretudo no que se refere ao desenvolvimento econômico. A posse da diretoria eleita será no dia 26 de janeiro. Na foto abaixo, parte da diretoria eleita nesta segunda-feira.

(Foto/Divulgação)
Foto/Paulo Lúcio