“Peixes grandes”
Reportagem publicada pela “Folha” cita nominalmente o empresário Hermany Andrade Junior, mais conhecido por J.Jr. Intitulada “Com restrições de campanha, partidos buscam peixes grandes para a disputa”, a matéria ressalta que “o mar não está para sardinha nas eleições deste ano. Entre um oceano de incertezas sobre os humores do eleitorado e as novas regras de financiamento de campanha, os partidos têm buscado peixes grandes na disputa pelas prefeituras”. Cita o PSDB de São Paulo, que optou pelo milionário comunicador João Dória, que tem condições de financiar a própria campanha, além de trânsito fácil entre empresários que possam contribuir como pessoa física.
Próprio bolso
Vale destacar que os candidatos ricos poderão financiar até 100% da própria campanha com seu patrimônio, desde que respeitem o limite de gasto máximo imposto pela nova legislação. A matéria da Folha cita que BH terá um executivo de empresa de celulose como candidato a prefeito pelo PSB. Em Taubaté, o PMDB lançou a candidatura de um ex-presidente da associação comercial, enquanto em Araçatuba, o PTB procurou um vistoso empresário da construção civil para ser seu candidato.
Bom de bolso
A reportagem da Folha sobre os candidatos considerados “peixes grandes” cita que o PTB também lançará empresários em cidades como Uberaba. E diz o seguinte: “Hermany Andrade Júnior, que atua no setor imobiliário, vai estrear nas urnas disputando a prefeitura da cidade mineira.”
Será? – Depois de ler nota nesta coluna sobre possível dobradinha entre Paulo Piau e Tony Carlos para eleições majoritárias este ano, um leitor indagou à colunista: “caso sejam eleitos, Piau sairá candidato daqui a dois anos para o Tony Carlos assumir a Prefeitura?” Resposta: em política, meu caro, tudo é possível.
Sem chance – Dificilmente poderá “vingar” a cogitada dobradinha entre Lerin (prefeito) e Samir Cecílio (vice). Segundo consta, no ninho tucano as negociações seguem em outra direção, mais precisamente mirando o PSD. A ideia de ser uma espécie de terceira via seduz os tucanos.
Bloqueio de bens
A Justiça mineira determinou nesta terça-feira o bloqueio dos bens do ex-deputado federal Narcio Rodrigues, do PSDB, e de outros investigados na Operação Aequalis, deflagrada para apurar suspeitas de desvio de verbas públicas no total de R$ 18 milhões que deveriam ser destinadas à Fundação HidroEx, vinculada à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia, da qual Narcio foi o titular. Segundo o Ministério Público, os bens bloqueados atingem cerca de R$ 115 milhões. A situação de Narcio vai se complicando.
Barbas de molho
Se a delação premiada do ex-publicitário Marcos Valério for deferida, poderá “ressuscitar” muitos “mortos-vivos”. O Ministério Público de Minas Gerais aguarda apenas um posicionamento do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, a respeito do pedido de delação premiada dele no processo que apura o mensalão tucano. De acordo com o promotor de Justiça Leonardo Barbabela, o ofício foi enviado ao procurador-geral porque a delação envolve “agentes públicos com foro privilegiado”.
Lição
A condenação judicial do cidadão que usou o Facebook para “desopilar o fígado” contra o pré-candidato Wagner Júnior veio em boa hora para brecar o uso irresponsável das redes sociais para xingar, difamar, injuriar as pessoas, sejam elas candidatas ou não. Que a sentença condenatória sirva de lição, assim como para coibir os abusos!
Novo batalhão
Em entrevista à Rádio JM esta semana, o comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar garantiu que em 2017 Uberaba já poderá contar com o segundo batalhão em operação. A chegada dos soldados para treinamento aqui mesmo, segundo o comandante Waldimir, deve acelerar o processo de destacamento de efetivo para cuidar da segurança pública. Pois que venham mesmo, o quanto antes. Afinal, a criminalidade em Uberaba anda excedendo todos os limites imagináveis!
Homenagem
No concerto desta quinta-feira, às 20h, no Centro de Cultura José Maria Barra, o pianista Miguel Proença interpretará peças de Debussy, Brahms, Villa-Lobos e Chopin. Ele dedica o recital em Uberaba à pianista Lélia Bruno, de quem é amigo de longa data. Proença também foi professor da homenageada.
Bons olhos
Em 10 de julho foi celebrado o Dia da Saúde Ocular. A propósito da data, a Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais realiza, durante todo o mês, uma campanha de alerta nas redes sociais sobre a necessidade dos cuidados com a visão. A CAA/MG também irá sortear, juntamente com a Ótica Santo Ivo, dois pares de óculos de sol da marca Ray Ban. O prêmio será enviado para a casa ou escritório dos ganhadores. Para participar basta curtir a página da instituição no Facebook (@caaminas), compartilhar o banner oficial da campanha e usar a hashtag #sorteiosaúdeocular. O resultado será divulgado dia 29 de julho.
Troca-troca
Conforme esta coluna antecipou, o PDT mudou de mãos em Uberaba nesta quarta-feira. O comando da sigla passou para as mãos do bem-sucedido advogado Jacob Estevam.