ALTERNATIVA

Marcando em cima

Ministério Público está de olho nas construções novas de loteamentos em Uberaba

Lídia Prata
Publicado em 29/01/2016 às 09:25Atualizado em 16/12/2022 às 20:18
Compartilhar

Nova diretoria da OAB/MG e da Caixa de Assistência dos Advogados deve levar dezenas de uberabenses a Belo Horizonte, no dia 2 de fevereiro. Solenidade está marcada para as 20h, no Teatro Topázio Minas Centro, com Antônio Fabrício Gonçalves (à direita) recebendo a presidência da OAB/MG das mãos de Luís Cláudio Chaves (ao centro), enquanto Sérgio Murilo Braga assumirá o comando da CAA/MG para novo mandato.

 Alerta importante

Com o alerta da Organização Mundial de Saúde sobre a explosão do Zika vírus nas Américas, aumenta o número de ginecologistas aconselhando pacientes em idade fértil a adiar a gravidez até que essa epidemia passe. O risco de darem à luz bebês com microcefalia causada pelo Zika é real e não há garantia de que o repelente será suficiente para a segurança das gestantes. A OMS estima que o Zika vírus atingirá cerca de 4 milhões de pessoas nas Américas e uma vacina deve demorar de três a quatro anos, no mínimo.

Esclarecimento

A propósito da foto publicada na coluna desta quinta-feira, mostrando veículo oficial estacionado em vaga para idoso em shopping, a Fundação Cultural de Uberaba enviou nota de esclarecimento à coluna, ressaltando que “foi apurado que no veículo estavam a motorista M.A.B e A.C.M, de 62 anos, ambos servidores de carreira”. A nota diz também que “os servidores estavam no Shopping a serviço, onde foram buscar um orçamento de ampliação de fotos para uma exposição que será aberta nos próximos dias”. Cá pra nós: a vaga destina-se a motorista idoso, independentemente de passageiro jovem ou de idade provecta. E mais: precisavam descer os dois servidores para buscar um mero orçamento???

Processo administrativo

A Fundação Cultural de Uberaba informou, ainda, que irá abrir um processo administrativo interno para apurar o caso do estacionamento do veículo oficial em vaga de idoso e tomar as providências cabíveis. Espera-se que a conclusão das apurações seja igualmente divulgada.

Marcando em cima – Ministério Público está de olho nas construções novas nos loteamentos que surgiram em Uberaba nos últimos anos. Despachou ofício às associações de moradores determinando que elas fiscalizem as obras, em especial no que se refere à taxa de permeabilidade do solo, sob pena de responderem civil e criminalmente por edificações em desacordo com as leis. Vale lembrar que a permeabilidade é definida como facilidade com que um líquido pode escoar através de um sólido.

 Indeferimento de pronto – Também à Prefeitura o MP recomendou que indefira todas as fichas de consulta prévia que desobedeçam ao percentual de 50% de permeabilidade, bem como só expeça alvará para as construções, depois de observado esse detalhe. Da mesma forma, quer que a PMU seja rigorosa na fiscalização e vistoria final, antes do habite-se, a fim de observar a obediência ao projeto aprovado.

De fora

Uberaba não terá representante na missão empresarial que representará o Brasil na 33ª edição da International Footwear and Leather Show (IFLS), semana que vem, em Bogotá, Colômbia. Um grupo de 28 marcas de calçados nacionais estará lá, incluindo Vizzano, Beira Rio, Moleca, dentre outras. A feira tem visitação estimada de mais de 12 mil compradores de diversos países. É uma pena perdermos uma oportunidade assim, em tempos bicudos como os atuais.

Fim da mamata

Nove empresas do grupo OAS entraram na recuperação judicial. A OAS tem frequentado o noticiário ultimamente em razão do seu envolvimento no esquema de corrupção da Petrobras, desbaratado a partir da Operação Lava-Jato. OAS construtora, por exemplo, é aquela que reformou o triplex de Lula no Guarujá. O valor da dívida reestruturada do grupo OAS chega a R$8 bilhões e deverá ser quitada no prazo de 25 anos. O principal ativo da OAS é a Invepar, empresa que administra a operação do aeroporto de Guarulhos, e será levada a leilão para saldar parte da dívida.

Na folia

Lojas do Shopping Uberaba estarão fechadas na segunda e na terça-feira de carnaval, reabrindo na quarta de Cinzas, a partir do meio-dia. Mas a Praça de Alimentação estará aberta todos os dias, das 11h às 23 horas. Pintura facial para a garotada vai movimentar o sábado de carnaval, que terá ainda DJ e trio elétrico. No fim de semana haverá Bailinho de carnaval na Praça de Alimentação; no sábado, das 19h às 20h30, e no domingo, das 12h às 13h30 e das 19h às 20h30. Na segunda-feira, dia 8, Leslye e banda se apresentarão na hora do almoço, e na terça-feira será a vez do ótimo Projeto ao Cubo. Boas opções para quem vai passar o carnaval por aqui mesmo.

Essa história de ocupar vaga de idoso e de deficiente físico parece que virou moda entre os motoristas da PMU. Não bastasse o carro oficial da Fundação Cultural estacionado em vaga de idoso, olha aí outro abuso flagrado pelo internauta Paulo Garcia, por volta de 15h do dia 9 de dezembro. O veículo da frota da Prefeitura estacionou em vaga de deficiente físico, enquanto as “madames” faziam umas comprinhas. Segundo Paulo, quando elas o viram tirando fotos, tentaram intimidá-lo. Que vergonha!

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por