Pulando fora
O vereador Marcelo Borjão jogou a toalha. Anunciou ontem que está retirando sua candidatura a deputado federal pelo DEM. Na nota à imprensa, ele alega que a decisão foi tomada “para que Uberaba tenha reais chances de eleger um representante na Câmara Federal”. Na realidade, as chances de Borjão eleger-se deputado eram remotas. Nem mesmo no seu partido o vereador encontrava apoio, e vários companheiros do Democratas já estavam trabalhando abertamente pela candidatura de Marcos Montes (ex-DEM, atual PSD). Além disso, Borjão não construiu apoios significativos fora de Uberaba com vistas à campanha para deputado e, sem isso, não conseguiria conquistar os 90 mil votos mínimos para se eleger. A desistência era questão de tempo.
Outros caminhões
Oficialmente fora do páreo, Borjão anunciou também que apoiará a reeleição de Marcos Montes (PSD) para a Câmara Federal e a candidatura de Heli Andrade para a Assembleia Legislativa de Minas.
Cartas anônimas
Começou a baixaria das cartas anônimas contra candidatos a deputado nestas eleições. Na Redação do JM apareceram duas contra candidatos diferentes, mas a linguagem é muito parecida. Aliás, é gritante a semelhança de linguagem com cartas anônimas de eleições passadas...
Cavaletes – Avenida Santana Borges foi uma das primeiras a receber cavaletes com propaganda eleitoral de candidatos. Babá Carlos saiu na frente.
Atenção – Nas ruas e avenidas de maior movimento, convém aos candidatos tomarem cuidado com a instalação de placas de propaganda. Nas eleições municipais de 2012 foram registrados vários casos de placas “voando” pelos ares e outras atrapalhando o trânsito de pedestres nas ilhas das avenidas.
Feti na mira
Novo alvo de queixas e denúncias no governo municipal é a Feti. Consta que armário de diretor foi arrombado, assim como invadida sua sala, mas nenhuma providência teria sido tomada, nem apuração feita. Outras denúncias se multiplicam em velocidade recorde na Feti. Neste caso está a versão de que alguns servidores possuem três cargos; outros que são cedidos de diversas secretarias, mas raramente aparecem na Feti. Para arrematar, há denúncias dando conta da existência de servidores que não têm funções definidas e vão à Feti quando bem entendem. E como não têm uma função definida, não têm o que fazer. Alô, prefeito!
Faixa de Gaza
O clima de guerra na Guarda Municipal ganhou um apelid Faixa de Gaza. Humor negro à parte, o certo é que a insatisfação continua latente na GM. De um lado, os guardas reclamam que o atual diretor, Massako, está mais preocupado em “levantar defunto da cova” (ao priorizar a apuração de erros do passado) do que em dar a devida atenção aos problemas do presente (como diretores usando viaturas da GM para fins particulares, servidores com função gratificada e horas extras de araque e por aí afora). De outro lado, o diretor Massako se diz estarrecido com as fraudes já levantadas no pagamento de horas extras indevidas e abonos inaceitáveis de faltas de guardas ao trabalho, ocorridas em gestões anteriores. O certo é que alguma providência precisa ser tomada. Do jeito que está é que não pode ficar.
Complicação
Seplan precisa rever com urgência o sentido de direção na rua Governador Valadares. O sentido bairro-centro tem provocado congestionamentos quilométricos na esquina com a avenida Fidélis Reis. Aliás, o estrangulamento no trânsito da Alor Prata com Segismundo Mendes é outro problema que desafia solução. Não pode continuar assim... De que adiantará termos ônibus rápidos nas principais avenidas e trânsito congestionado (pelos ônibus comuns, carroças, carros e motos) nas ruas paralelas e transversais?
Imortais
Ausente de Uberaba no fim de semana, recebi com enorme satisfação a eleição da querida amiga e cronista do JM Ilcéa Borba Marquês e do escritor José Otávio Lemos para a Academia de Letras do Triângulo Mineiro. Eleição disputadíssima por candidatos de alto quilate, tanto de Uberaba como de cidades da região, mostrou o prestígio da nossa Academia. No fim do ano haverá nova eleição para preenchimento de duas novas vagas, uma das quais aberta pelo falecimento da inesquecível Terezinha Hueb de Menezes e cujo primeiro ocupante foi meu pai, Edson Prata.
Troca de comando
O engenheiro Eleiçon Mariano de Almeida foi eleito presidente do Instituto de Engenharia e Arquitetura do Triângulo Mineiro para o biênio 2014/2015.
Pilotada pela empresária Juliana Magalhães (na foto, ao lado do marido, Marden), a Carmen Steffens Maison abre suas portas hoje à noite no Shopping Uberaba. Para o coquetel de apresentação da nova loja estarão em Uberaba os empreendedores da griffe Carmem Steffens, Monalisa e Mário Spaniol. Agora, além de calçados e bolsas, haverá coleção de moda. A propósito, Juliana Magalhães está entre os homenageados pela CDL em novembro, ocasião em que receberá o Mérito Lojista do Ano