ALTERNATIVA

Márcio Lacerda desistiu da sua candidatura a governador

Lídia Prata
Publicado em 21/08/2018 às 21:57Atualizado em 17/12/2022 às 12:46
Compartilhar

Ok, você venceu!

Márcio Lacerda jogou a toalha ontem, surpreendendo muita gente, inclusive políticos que o apoiavam. O ex-prefeito de Belo Horizonte desistiu da sua candidatura a governador pelo PSB e anunciou também a sua desfiliação, embora fosse considerada a terceira viável na disputa majoritária de Minas. Mas a situação da candidatura de Márcio Lacerda estava delicada, dependendo de um enfrentamento judicial de resultado incerto. Dizendo-se vítima dos conchavos políticos da direção nacional do PSB, Lacerda não aceitou a negociação da sigla com o PT que implicaria na retirada da sua candidatura a governador para ser candidato ao Senado na chapa de Pimentel. Peitou o partido e registrou sua candidatura com base numa convenção estadual de legitimidade questionável e vinha brigando com o partido na esfera judicial desde então. Sentiu que não teria êxito no TSE. Abandonou a disputa.

Bateu, levou!

Márcio Lacerda e Carlos Siqueira (presidente nacional do PSB) trocaram cartas abertas pela imprensa nessa terça-feira. Lacerda atribuiu sua decisão de deixar a disputa ao que chamou de velha política de conchavo. Em resposta, Carlos Siqueira disse que “Márcio Lacerda não compreende que política é uma atividade que se exerce por meio de construções coletivas. Ou seja: diálogo não é conchavo; construir candidaturas viáveis não equivale a fazer má política; ouvir o conjunto de forças envolvidas não representa caudilhismo.” Alega que anteriormente Márcio Lacerda teria enviado carta ao partido declinando da própria candidatura para “cuidar dos netos”, e depois voltou atrás, “impondo a todos, por meio da judicialização do processo, a sua vontade individual”. E dispara, chamando Márcio Lacerda de “político inseguro, vacilante, indeciso, que faz política sem qualquer consideração ao esteio de relações que ela implica”, além de ser autoritário e personalista.

Fora

Na mesma segunda-feira, era tida como certa a participação do então candidato Márcio Lacerda no “Diálogo Político” que será realizado pela Fiemg Regional Vale do Rio Grande e Grupo JM de Comunicação, na próxima quinta-feira, em Uberaba. Todos os detalhes do evento foram passados à assessoria de Lacerda e estava tudo certo para ele vir, tendo ficado acertado para ontem à tarde a confirmação oficial.

Tudo igual

Coligação que sustentava a candidatura de Márcio Lacerda era formada por PSB, MDB, PDT, PROS, PV, Podemos e PRB. Segundo o deputado Tony Carlos (MDB), que concorre à reeleição, a desistência de Márcio Lacerda não terá qualquer impacto negativo na coligação proporcional. A briga estava restrita à coligação majoritária. Porém, tudo indica que boa parte dos candidatos a deputado nessa coligação agora vai aderir à campanha pela reeleição do governador Pimentel.

Sintomático

O deputado Antônio Lerin, do PSB, não se manifestou sobre a desistência de Márcio Lacerda. Mas, na véspera, Lerin postou nas suas redes sociais que o governador Pimentel pagaria R$ 1 bilhão aos municípios, dos R$ 8 bi que deve. Já seria uma pista do rumo a ser tomado por ele?

Casa própria

Mosaic anunciou nessa terça-feira sua decisão de construir sede própria no Parque Tecnológico da Univerdecidade. Em vez de usar o Ceta, do Codau, no Parque das Barrigudas, a multinacional optou por construir um prédio capaz de acomodar sua equipe de acordo com suas peculiaridades próprias. Melhor para Uberaba, que garante um investimento a mais traduzido na obra.

Viva! Viva!

Secretário de Desenvolvimento Econômico, José Renato Gomes, comemorou a boa notícia da Mosaic, de construir uma sede própria para o CSC. Decisão foi uma surpresa, porque até então nem se cogitava essa hipótese a curto prazo.

No paredão

Prefeito Paulo Piau passou a terça-feira em BH, participando do movimento de protesto contra o calote do governo Pimentel aos municípios mineiros. Movimento teve boa adesão, segundo Piau. Vale destacar que o prefeito de Uberlândia também participou do protesto.

Xeque-mate

Em compensação, não foi bem recebida a suspensão das atividades do Legislativo Municipal em solidariedade ao movimento paredista dos prefeitos mineiros. Nas redes sociais do JM não faltaram protestos contra essa decisão.

Foto/divulgação

Saúde em foco

Chega hoje a Uberaba o médico Robert Janett, professor da Harvard Medical School, para um workshop com cooperados, empresários, gestores públicos e profissionais de saúde a respeito da Atenção Primária à Saúde. O evento é realizado pela Unimed Uberaba, que trabalha para modernizar modelo de atenção, buscando, continuamente, a satisfação. O workshop acontece nessa quarta-feira, às 19 horas, no Centro de Eventos José Maria Barra.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por