ALTERNATIVA

Marcos Montes cobra candidaturas próprias do PSD em Uberaba

Lídia Prata
Lídia Prata
Publicado em 24/12/2025 às 13:58
Compartilhar

COMPROMISSO PARTIDÁRIO
“O PSD vai ter candidato a deputado estadual e a deputado federal. A prefeita assumiu esse compromisso com o partido”. Foi o que disse o ex-prefeito Marcos Montes, atual VP executivo da Cemig e um dos líderes do PSD em Minas Gerais. Em entrevista à Rádio JM nesta véspera de Natal, Marcos Montes “rasgou o verbo”. Dentre outras coisas ele disse que não gosta da ideia de ver o governo (do PSD) apoiando candidaturas de outros partidos, referindo-se especificamente à possibilidade de apoio da prefeita Elisa a Franco Cartafina, hoje filiado ao PP. Em que pese o PP ser partido da base do governo, Marcos Montes deixou claro que os pessedistas de Uberaba precisam dar uma satisfação ao presidente Kassab e honrar o compromisso assumido com candidaturas próprias locais.

SE VIER...
Ainda sobre a possível ida de Franco Cartafina para o PSD, MM voltou a dizer que a iniciativa do convite cabe à prefeita Elisa. Se ele for convidado, terá o aval de Marcos Montes. E ainda arrematou, dizendo que “Franco amadureceu muito politicamente”, destacando as últimas conversas que os dois tiveram, uma das quais em Belo Horizonte, noticiada nesta coluna. Mas, Montes fez coro com a fala de Elisa: além de se filiar no PSD, Franco precisa construir um cenário de reaproximação com o grupo político da prefeita, uma vez que na eleição municipal passada ele fez críticas ferrenhas a Elisa. “A prefeita precisa pensar no futuro político dela e o seu eleitorado não vai aceitar uma reaproximação entre ela e Franco depois de tudo o que foi dito lá atrás” – ressaltou Marcos Montes.

EQUÍVOCO
Da mesma forma como apoiar Franco por não estar filiado ao PSD, Marcos Montes considera “um equívoco tremendo” o eventual apoio da prefeita a Cabo Diego Fabiano e Ellen Miziara, ambos do PL. “A prefeita pode não atrapalhar, mas apoiar não. Elisa não pode apoiar dois candidatos, não pode agradar a todos. Será um equívoco enorme se fizer isso”.

VOO SOLO
Por outro lado, Marcos Montes lembrou que se elegeu deputado sem jamais ter tido o apoio do governo municipal, na época. Eram outros tempos, é bem verdade, sem redes sociais e menos candidatos na disputa. Mesmo assim, da forma como MM colocou, o apoio da prefeita não seria fundamental para garantir vitória de candidatos nas urnas no ano que vem.

SEM RESPONSA
“A prefeita não tem responsabilidade alguma pela falta de deputados de Uberaba. A culpa é do eleitor, que preferiu votar em candidatos de fora” – avalia Marcos Montes.

É ELE E PONTO!
Se o candidato a federal ainda é uma incógnita, o candidato a estadual está definido e não tem volta: é Ismar Marão. “O grupo está coeso em torno da candidatura do Ismar”, frisou MM, lembrando que na noite de terça-feira cerca de 80 correligionários do presidente da Câmara se reuniram para confraternizar, oportunidade em que reafirmaram o compromisso de apoiar a candidatura dele.

POR QUE NÃO?
A julgar pela fala de Marcos Montes no programa Pingo do J, tudo indica que o PSD deverá apostar no nome de Rochelle para federal. MM rasgou elogios à vereadora, destacando, dentre outras coisas: “Rochelle é extremamente preparada. Em que pese ter uma postura tendenciosa à esquerda, ela não é radical”. Mas, antes de qualquer decisão, o nome precisa ser viável, seja ele qual for.

ACOOOORDA!!
Como peneirar as candidaturas que estão pipocando a todo instante em Uberaba? Marcos Montes acredita ser impossível: “É muito difícil convencer quem tem um sonho a desistir dele. Como dizer a uma pessoa que ela não tem chance? Que não é viável?”. Aliás, ele citou expressamente o vereador Caio Godoi: “menino muito bom, tem um futuro brilhante pela frente, mas precisa ter calma. Estão falando por aí que ele também quer ser candidato a deputado estadual, não sei se é verdade. Às vezes tenho vontade de sacudi-lo e dizer para ter calma”.

FUTURO BRILHANTE
Ressaltando que Elisa tem um futuro político muito bom pela frente e que respeita a decisão dela de terminar o mandato como prefeita, Marcos Montes acredita que ela poderá vir a ocupar cargo no governo do Estado, caso Mateus Simões se eleja governador em 2026. “Elisa é jovem, muito querida entre os prefeitos da região, é uma liderança, sem dúvida”.

VAI DECOLAR?
A propósito, o vice-governador Mateus Simões continua pontuando mal nas pesquisas de intenção de votos mais recentes. Estacionou em 3%, mesma pontuação do presidente da Associação Mineira de Municípios, Luís Eduardo Falcão, que é prefeito de Patos de Minas e ilustre desconhecido da maioria dos mineiros. Mas essa performance de Simões não preocupa Marcos Montes, nem o PSD. Aliás, MM diz que a hora de chegar na frente é em outubro, quando os votos forem apurados. “Estou louco para ver um debate entre Mateus (Simões) e Kalil”, disse, referindo-se ao provável candidato da oposição ao governo de Minas. “Mateus é muito preparado e todos conhecem o temperamento explosivo do Kalil. Vai ser um ótimo confronto”.

FELIZ NATAL!
A todos vocês, desejo um Natal com as bênçãos de Nosso Senhor. Muita paz, alegria, respeito e amor!

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por