Gê Alves – redatora interina
Bochichos. Marilda Ribeiro de Rezende, nome comentado para assumir o comando da Superintendência Regional de Ensino no governo de Fernando Pimentel, garante que não sabe de nada. No entanto, reconhece os burburinhos e movimentações, inclusive das bases, neste sentido. Sem dúvidas o nome da ex-vereadora e atual subsecretária municipal de Educação agrega em muito, quer pela competência, capacidade política, perfil articulador e, especialmente, pela confiança que passa diante da sua permanente coerência entre o discurso e a prática.
Troca. Há quem comente também que tudo estaria sendo feito nos bastidores para que Fahim Sawan seja nomeado para a Superintendência Regional de Saúde. Seria uma forma de liberar a Secretaria Municipal e tentar reduzir as críticas que permeiam a pasta. E, ao mesmo tempo, protegendo a imagem do ex-deputado, que teria o que dizer para justificar a exoneração do governo municipal sem soar como desprestígio. Se ele aceitaria, ninguém sabe, mas há quem avalie que politicamente seria interessante.
Desfalque. A prevalecerem estas informações, o ano no governo municipal começará com pelo menos três alterações nos escalões superiores. Como antecipou Lídia Prata, o secretário da Administração, Rodrigo Souto, está com praticamente os dois pés na Câmara. E volta ao Legislativo pelas mãos do vereador Afrânio Lara Rezende. Esta baixa representa um baque ao governo.
Coringas. Mas podem ser mais de três. Tem mais especulação no ar. A competente e altamente técnica Maria Batista já teria sido sondada para voltar à Secretaria de Administração. Se ela vai aceitar são outros 500. No tabuleiro de xadrez do prefeito, o coronel Emanuel Kappel deve ser destacado para o gerenciamento de segurança pública. O secretário de Governo, Wellington Cardoso, é o nome mais cotado para voltar à Settrans.
Cara grande. Diante da delicada situação financeira, foram poucas as sessões solenes realizadas este ano pela Câmara Municipal, num ato acertado do comando da Casa. No entanto, para o fim do ano serão duas; cidadania uberabense e honra ao mérito. Tem homenageado se sentindo desprestigiado e incomodado com o que considerou deselegância: o não oferecimento de convites a serem distribuídos. A situação acabou constrangendo também os vereadores.
Em campo. Jogo beneficente com atletas profissionais e artistas globais está sendo organizado para Uberaba para o fim de dezembro. Já sondados Alexandre Pires e o irmão Fernando Pires e o sertanejo Daniel. Os ingressos serão alimentos não-perecíveis a serem repassados ao Sanatório Espírita. A iniciativa é do cantor e compositor gospel Régis Danesi, que já realiza eventos do gênero país afora e confiou a missão ao serventuário de Justiça Hamilton Júnior e ao advogado Cleinton Murilo de Castro. A Prefeitura hipotecou apoio.
Cancelamento. Sobre cancelamentos ambientais de empresas, o secretário de Meio Ambiente, Ricardo Lima, esclarece que foram apenas oito de um total de 1.200. E todas, garante, se deram por descumprimento de exigências (ausência ou inadequação das informações) ou até por pedido do empreendedor. Ricardo tranquiliza que isto não significa o fim do processo. Conforme ele, o cancelamento muitas vezes é até proteção do empreendedor, que ganha prerrogativa de assinar Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com a secretaria e ter mais prazo para cumprir com suas obrigações. “É um ato extremamente benéfico à sociedade sob todos os aspectos. Não tomamos medida contra a sociedade. Se devolvemos algum processo é porque precisa ser devolvido”, pontuou.
Sem luz. Moradores do bairro Fabrício espernearam ontem e com razão. A energia elétrica foi interrompida por volta de 12h até o fim da tarde sem aviso prévio. Segundo a assessoria de imprensa da concessionária, o desligamento foi programado para a melhoria daquele circuito. Afirma ainda que a reguladora Aneel só exige comunicado prévio a consumidores comerciais e industriais e não impresso casa por casa, mas que a Cemig o faz via release à imprensa. Conforme a assessoria, há ainda a possibilidade de recebimento individual da informação prévia por e-mail, mas para tanto o cliente deve se cadastrar no site da empresa.
Supersimples em pauta. Dúvidas sobre o novo Supersimples poderão ser esclarecidas hoje, às 19h, na OAB, em mesa-redonda que abordará os vários aspectos do regime simplificado, bem como questões jurídicas e contábeis para a opção ao benefício que, desde agosto, incluiu os advogados entre as novas categorias de profissionais liberais. Os palestrantes serão os advogados João Henrique Rodrigues Almeida e Paulo Emílio Derenusson, além do contador Jânio Pontes.
Help. Moradores de prédios centrais de Uberaba cobram da Prefeitura a limpeza e urbanização das esquinas da Leopoldino de Oliveira com Santos Dumont e com a Fidélis Reis, onde há grande depósito de lixo de construção civil pela calçada. A situação tem favorecido aparecimento de insetos e peçonhentos. Conforme os moradores, trata-se de entulhos deixados nas calçadas há quase um mês por empresa contratada para a colocação das grades nos canteiros centrais. E reclamam também do mau cheiro no centro da cidade.