Por fora
“Se Minas não ocupar espaço, os vizinhos ocuparão, principalmente o sul de Goiás e o norte de São Paulo” – reagiu o prefeito Paulo Piau às declarações dadas pelo CEO do BH Airport, empresa que administra o aeroporto de Confins, na capital. Marcos Brandão andou falando que não tem conhecimento, nem acredita na viabilidade do aeroporto internacional de cargas e passageiros no Triângulo Mineiro. Com essas declarações, Brandão mostra que está, no mínimo, mal informado, porque esse assunto já ganhou as páginas dos jornais daqui e da capital também. Sem contar o interesse claro dele em defender o próprio peixe, que é o aeroporto internacional de Confins. Ele obviamente não vai querer concorrência, ainda mais no próprio Estado.
Estudo de viabilidade
“O estudo de viabilidade técnica e econômica do aeroporto internacional de cargas e passageiros existe e foi feito por uma empresa chamada Urban System, contratada pela Codiub. Esse estudo apontou que o aeroporto na região chamada de Intervales já nascerá maior que vários aeroportos de médio porte no país. Agora vem o presidente de um consórcio privado concorrente lá de BH dizer que desconhece o projeto? Isso não quer dizer nada. Aliás, o aeroporto regional não terá dinheiro público. Será totalmente privado e já temos três grupos empresariais formatando suas propostas de PPP, sendo dois estrangeiros e um nacional” – ressaltou Piau. Para ele, o projeto do aeroporto internacional na nossa região está incomodando muita gente, até na capital.
Pra futuro
“O aeroporto internacional de cargas e passageiros ainda está embrionário, embora já tenha outorga do governo federal. Óbvio que isso não nasce do dia para a noite, mas está caminhando, sim. Mas, temos de começar agora, para viabilizar o projeto em cinco, 10, 20 anos. Não importa. O que importa é assegurar o aeroporto, dentro de um projeto macro que contempla toda a região e não só Uberaba” – ressalta o prefeito. “Somos muito imediatistas, mas num processo como esse temos de entender que as etapas são lentas. Quem não se lembra do Parque Tecnológico? Começou lá atrás e agora está em franca atividade. Tanto que Uberaba já é a 7ª cidade brasileira em geração de startups. Nosso Parque Tecnológico está borbulhando inovação. Mas começou lá atrás” – compara o prefeito. E arremata: “Temos de pensar pra frente. Planejar hoje, com os olhos no futuro”.
Lata velha
Peirópolis viveu uma sexta-feira de enorme alvoroço com a presença da equipe do Caldeirão do Huck gravando lá o quadro “Lata Velha”.
No topo
E hoje Peirópolis receberá o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio. Projeto para explorar o potencial turístico será apresentado a ele pelo prefeito Paulo Piau e pelo deputado estadual Heli Andrade. Peirópolis é famosa por seus dinossauros e também como um lugar místico.
Mais uma
Vereador Thiago Mariscal arrumou mais uma sarna para se coçar. Em mais uma postagem desairosa no Facebook, ele narra que teria pedido aos gestores de saúde a transferência de uma paciente de 90 anos internada a UPA São Benedito para um hospital, mas não conseguiu. Dizendo que vai “cobrar essa vida” ao prefeito Paulo Piau onde ele estiver, Mariscal reforça que está se “lixando pra voto, pra eleição, pra candidatura e muito menos pra processo de gente safada que deixa de investir na saúde”. Mas a incontinência verbal do vereador não para por aí. Ele ainda ameaçou dizendo que vai “mostrar quem são vocês, seus assassinos”. Perdeu o juízo... só pode ser!
Mais um
Por conta da postagem em tom de ameaça feita pelo vereador nas redes sociais, o procurador-geral do município, Paulo Salge, protocolou mais uma representação criminal contra Thiago Mariscal, nessa sexta-feira.
Tempos bicudos
Com a economia praticamente paralisada, desemprego atingindo milhões de brasileiros e população cada vez mais empobrecida, o Posto Avançado de Conciliação Extrajudicial (Pace) da Aciu praticamente conseguiu operar milagres nos últimos 12 meses. De 1.078 cartas-convites para tentativa de acerto financeiro entre credores e devedores inadimplentes, 307 audiências tiveram resultado positivo. Outras 16 restaram frustradas. Para quem não sabe, através do Pace é possível resolver diversas pendências, evitando, assim, que elas deságuem no Judiciário. Mas os acordos celebrados através do Pace têm força de sentença judicial. Do montante total negociado, de agosto de 2018 até agora, o valor está na casa dos R$684.510,89.
Números graúdos
Desde o início do seu funcionamento, em fevereiro de 2011, o Pace já negociou quase 50 milhões de reais, resultantes de acordos celebrados em mais de 79 mil audiências. O desempenho do Pace da Aciu vem se destacando em nível nacional, a ponto de já ter conquistado por três anos consecutivos o prêmio Conde dos Arcos de Acesso à Justiça, prêmio esse criado para homenagear as unidades da rede da Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem Empresarial que se destacam.
Novo comando
De olho nas eleições do ano que vem, o corretor de imóveis Leandro de Souza acaba de assumir o comando do PTC em Uberaba. Com ele estão o pai, Sérgio Marcos de Souza, a advogada Simone Delalíbera, o empresário Fernando Rocha, entre outros. Nos bastidores, Leandro tem manifestado intenção de enfrentar a disputa majoritária em 2020.