Eleição do caixa 2
Reportagem publicada pela Folha de domingo traçou uma análise bastante realista feita pelos principais marqueteiros políticos no país sobre as campanhas esse ano. Como a nova lei eleitoral proíbe doações de empresas, eles preveem que essa será a eleição do caixa 2. Isso é altamente preocupante, porque em vez de evoluirmos no controle dos gastos de campanha e no combate à corrupção, estamos andando pra trás e parecendo oficializar a picaretagem. “A nova legislação eleitoral impõe uma dieta forçada às equipes de comunicação, que estudam não apenas contratar menos gente, como substituir equipamentos sofisticados como câmeras cinematográficas por aparelhos de telefone celular”, diz a Folha, o que induz, de certa forma, a contratação informal de cabos eleitorais e outros prestadores de serviço aos candidatos. Se os gastos serão restritos, quem vai querer Nota Fiscal dos seus fornecedores? Esse é o questionamento que os marqueteiros fazem. Vai ficar tudo "por isso mesmo".
Limites ilusórios
Haverá um limite para os gastos – os candidatos não poderão usar mais de 70% dos recursos declarados pela campanha mais cara da eleição anterior. No caso de Uberaba, os candidatos a prefeito poderão gastar no máximo R$ 2,9 milhões na campanha deste ano, o que é considerado irrisório para fazer face às despesas com produção de material publicitário. É bem verdade que a intenção da lei era evitar o abuso do poder econômicos e a gastança dos candidatos, tentando colocar todos os postulantes em pé de igualdade financeira na disputa. Mas, convenhamos, isso é pura ilusão. Não vai funcionar nunca desse jeito!
Sem solução
Presidente do PSDB/SP, deputado estadual Pedro Tobias, argumentou na matéria da Folha que os candidatos estão “fritos”, com essa legislação eleitoral em vigor. No geral, “Tobias disse que a lei vai aumentar muito o caixa 2”, conforme a Folha. Já o marqueteiro Elsinho Mouco, coordenador da campanha de Marta Suplicy, disparou: “Nivelar por falta de recursos não vai resolver a corrupção”.
Passando o chapéu – Só as pessoas físicas poderão doar para as campanhas, e mesmo assim até o limite de 10% da renda declarada no ano anterior. Para o prefeito Paulo Piau, só mesmo os amigos próximos vão colaborar financeiramente com as campanhas, até porque há um medo ou aversão generalizada das pessoas em relação a essas doações para políticos, diante de tantos escândalos que a Lava Jato vem escancarando para o país.
Reta final – Caso seja confirmada sua pré-candidatura à reeleição, a partir de primeiro de julho Paulo Piau estará legalmente impedido de participar de todo e qualquer ato público, incluindo inaugurações de obras etc. Tem pouco mais de 20 dias para desfrutar das aparições relacionadas ao cargo que ocupa.
Top dos tops
Amanhã será inaugurado o novo complexo de cinemas do Shopping Uberaba. Tudo de primeiríssima qualidade, incluindo equipamentos com tecnologia de ponta e novas salas ultramodernas. No complexo de cinemas, “a cereja do bolo” será a Sala Uniube, destinada à exibição de filmes considerados “cult”, com possibilidade de discussão do tema pelo público logo após o "The End". Empresário uberlandense Pedro Naves, proprietário do Cinemais, e a vice-presidente da Abrace, Adriana Colocca, estão confirmados para o coquetel de inauguração nesta quarta-feira. Shopping Uberaba investiu pesado na construção desse espaço destinado à 7ª Arte.
Vip
Amanhã o Shopping Uberaba vai inaugurar, também, seu estacionamento vip, com direito a manobrista e sala de espera. Mimo que até então só existia em shopping de capital!
Culto da saudade
Os mais jovens poderão considerar a sugestão démodé. Mas, quem conheceu os tempos do Culto de Saudade em Uberaba e testemunhou a ajuda financeira que dele resultou para as entidades assistenciais da cidade certamente vai defender sua volta. Os do “contra” poderão até argumentar que a falta de segurança hoje em dia dificulta as doações financeiras para o Culto da Saudade, nos velórios. Porém, até para isso há solução. Sinceramente, acho mais démodé encher os salões de velório com coroas de flores do que abrir um livro de assinaturas com doações para destinar a creches, asilos, hospitais. O Culto da Saudade pelo menos faz um bem a quem precisa, enquanto as flores depois são jogadas no lixo...
Frutos da recessão
Os pedidos de recuperações judiciais de empresas brasileiras subiram 87,8% em maio contra o mesmo mês do ano anterior, de 98 para 184 casos, informou nessa segunda-feira a Serasa Experian. De janeiro a maio, o número de requerimentos subiu 95,1% no país sobre o mesmo intervalo um ano antes, chegando a 755, o maior número de ocorrências para o acumulado dos primeiros cinco meses do ano desde 2006, após a entrada em vigor da Nova Lei de Falências, disse a Serasa. Já os pedidos de falências tiveram alta de 11% em maio na comparação com maio de 2015.
Só em agosto
Presidente da Comissão do Impeachment no Senado, senador Raimundo Lyra, recuou da decisão de encurtar os prazos para tramitação do processo de cassação da presidente afastada. Com isso, a decisão final sobre o impeachment ou não de Dilma só será conhecida em agosto. Afff...