ALTERNATIVA

MDB faz reunião nesta sexta-feira para peneirar candidaturas

Lídia Prata
Publicado em 09/07/2020 às 19:56Atualizado em 18/12/2022 às 07:42
Compartilhar

ACABOU! ACABOU!

Recursos do Pronampe destinados a Uberaba acabaram em menos de três dias. Foram liberados R$ 11 milhões 860 mil para 169 contratos firmados com micro e pequenas empresas vinculadas às agências do Banco do Brasil.

Em nível nacional, o governo anunciou a liberação de recursos da ordem de R$ 3,7 bilhões para socorrer as empresas de pequeno porte. Segundo o Banco do Brasil, esse dinheiro contemplou 60 mil empresas, 43 mil microempresas e 17 mil empresas de pequeno porte. Ao contrário da Caixa, que também opera com essa linha, o BB não cobrou a taxa de abertura de crédito (TAC), nem exigiu seguro prestamista. Mesmo assim, muitos pequenos empresários se queixaram das dificuldades para conseguir o financiamento. Quase 100% dos beneficiados com os recursos já eram clientes do Banco do Brasil e possuíam cadastro na instituição pré-aprovado para concessão de crédito. Resultado, quem não era cliente, dançou.

Por outro lado, Bradesco e Santander devem começar a operar o Pronampe no final deste mês, ou no mais tardar início de agosto.

NO SUFOCO

Ministério da Economia divulgou nesta quinta-feira que os pedidos de seguro-desemprego chegaram a 653.160 em junho. É bem verdade que em maio esse número foi maior, atingindo o recorde de 960.309 requerimentos.

Minas Gerais foi o segundo Estado no ranking dos pedidos de seguro-desemprego, que representaram 70.333 do total. Dois terços dos que perderam o emprego são homens, com faixa etária de 30 a 39 anos.

Para onde essa pandemia vai nos levar???

SOCORRO ÀS EMPRESAS

No final da tarde desta quinta-feira a Prefeitura anunciou um pacote de medidas para socorrer os empresários locais nesse momento de pandemia. Dentre as medidas tomadas está a suspensão dos protestos de contribuintes por débitos tributários municipais, como IPTU, ISSQN etc.

TROCANDO FIGURINHAS

Não passou despercebido encontro entre o prefeito Paulo Piau e o presidente do PTB, Jota Júnior, esta semana. O conteúdo da conversa não está totalmente claro, mas é certo que a eleição municipal foi o tema principal. Vale destacar que o prefeito havia dito mais cedo que para ganhar a eleição no primeiro turno ele aconselhava a formação de uma dobradinha entre Tony Carlos e Heli Grilo. É óbvio que esse assunto esteve na pauta. Se evoluiu não se sabe, mas há quem aposte na impossibilidade de um acordo entre os principais envolvidos.

ATÉ QUANDO?

Pré-candidato Roberto Velludo (PDT) postou nas suas redes sociais que é de oposição ao governo municipal e citando entrevista do prefeito Paulo Piau ao programa O Pingo do Jota, na qual disse que a dobradinha ideal seria formada por Tony Carlos e Heli Grilo.

Mas os adversários de Velludo já questionam até quando ele vai continuar dizendo que é candidato de oposição ao governo municipal, já que sua empresa presta serviços à Prefeitura.

POR QUE NÃO?

Nos bastidores comenta-se que chegou a ser ventilada a hipótese de Heli Grilo abrir mão da sua pré-candidatura a prefeito para apoiar uma dobradinha entre Tony Carlos e Ismar Marão (vice). Grilo e Marão teriam “empinado a carroça”.

Mas, se você perguntar se houve essa conversa, certamente eles vão negar de pés juntos!

VAMOS PENEIRAR??

A noite de terça-feira foi movimentada nas ruas próximas ao Mercado Municipal. Carros e mais carros estacionados nas imediações sinalizavam que a reunião do MDB foi concorrida. Aliás, nova rodada está programada para hoje, ocasião em que o partido pode afunilar a escolha dos nomes para a disputa interna de pré-candidatos a prefeito.

Hoje o MDB tem 4 nomes colocados: Luiz Dutra, Luiz Medina, Marcos Jammal e Roberto Indaiá. Devem sobreviver apenas dois deles a partir de amanhã.

MOVIMENTAÇÃO INTENSA

Nos últimos dias, a dupla de Luízes andou se movimentando junto aos convencionais do MDB, num ritmo frenético. Ambos estavam se cacifando na tentativa de passar pela peneira do partido e chegar à convenção fortalecidos. Se vão conseguir não se sabe.

NA PARADA

“Claro que estou na parada e trabalhando muito”. É o que garante Marcos Jammal (foto), que se mantém firme na disputa para ser o candidato do MDB a prefeito. Tanto assim que definiu uma identidade visual para sua pré-campanha, aproveitando seu sobrenome: Jamal Uberaba, ou “Ama Uberaba”.

DE MUDANÇA

A propósito, Jammal está finalizando a reforma do imóvel da sua família no Bairro Olinda, onde irá instalar seu escritório de advocacia. Com ele estarão outros cinco advogados também.

BBB DA VIDA REAL

Normas que vão regular o programa Cidade Vigiada estão sendo definidas pela Secretaria de Defesa Social. De que forma as imagens poderão ser usadas e a quem poderão ser fornecidas são algumas das questões em pauta.

FAKE NEWS

“Quem acompanha minha trajetória sabe que já fui vítima de fake news algumas vezes e sei exatamente a gravidade de atos dessa natureza. Por isso defendo que aqueles que disseminam mentiras nas redes sociais merecem punição rigorosa e dentro da lei”. É o que diz o deputado federal Franco Cartafina, destacando, porém, que “fake news” não pode ser confundido com censurar a liberdade de expressão das pessoas. “O texto do PL 2630/2020 – Lei das Fake News, que veio do Senado e agora está na Câmara, traz vários pontos que dão margem para dupla interpretação e que limitam a livre manifestação, que é um direito garantido pela nossa Constituição e pelos regimes democráticos. Nesse contexto, não sou favorável a este projeto na forma que está. Espero, portanto, que a Câmara Federal elimine estes artigos em comum acordo com o Senado, caso contrário terá meu voto contra!” - arremata.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por