SURPRESA!!!!
Presidente Jair Bolsonaro surpreendeu até o seu novo ministro da Saúde, Nelson Teich, com a decisão de considerar academias de ginástica, salões de cabeleireiros, manicures e barbearias como atividades essenciais. Na noite de segunda-feira, o ministro foi informado pelos repórteres sobre a publicação de decreto presidencial a respeito do assunto. Nem Teich parecia acreditar que o Presidente da República tivesse tomado essa iniciativa sem consultar os técnicos do Ministério da Saúde.
TOMA QUE O FILHO É TEU
Nesta terça- feira, o governador Romeu Zema usou as redes sociais para transferir a responsabilidade pela reabertura de academias e salões de beleza a cada prefeito mineiro. Segundo ele, são “os prefeitos que devem analisar o cenário da saúde na cidade, como já decidiu o Supremo Tribunal Federal. O decreto federal que considera esses serviços como essenciais não altera a autonomia de gestão dos municípios.”
Aqui em Uberaba não há qualquer indicativo de que o prefeito Paulo Piau vá afrouxar as regras de segurança para permitir a reabertura das academias, em que pese a vigência do Decreto 5.459/2020 terminar no domingo, dia 17.
MISSÃO (QUASE) IMPOSSÍVEL
“É lamentável ter de ficar retornando todo dia aos mesmos locais” – desabafou o chefe do setor de Posturas da PMU, Renê Inácio, ao falar sobre a resistência reiterada da Havan em cumprir o Decreto 5.459/2020. Segundo Renê, a Fiscalização esteve na Havan, prestou todas as informações, esperou os clientes efetuarem o pagamento dos produtos comprados e só depois interditaram a loja. E mesmo assim no dia seguinte a loja voltou a abrir as portas, como se nada tivesse acontecido.
Aliás, Renê revelou que no mesmo sábado, véspera do Dia das Mães, os fiscais receberam denúncia de que outras lojas de bairros estavam descumprindo a proibição de funcionamento nos fins de semana. Mas os lojistas foram orientados pela fiscalização e acataram a ordem para fechamento das portas. A Havan quis ser diferente!
ATIVIDADE PREPONDERANTE
Havan argumentou que ela é uma espécie de supermercado. No entanto, no alvará de funcionamento consta que sua atividade preponderante se enquadra como loja de departamento. Como tal, deve seguir as mesmas regras válidas para o comércio em geral: abertura com barreiras, clientes atendidos do lado de fora da loja, atendentes usando máscaras, distanciamento na fila etc.
REFORÇO DA FROTA
As aglomerações de pessoas nas estações do BRT têm desafiado medidas urgentes por parte da Prefeitura. Tanto a estação do Calçadão, quanto a do Mercado Municipal têm registrado superlotação de pessoas no início da manhã e no final da jornada do comércio. Segundo o superintendente do Transporte Coletivo em Uberaba, Claudinei Nunes, nos próximos dias as concessionárias Líder e São Geraldo deverão colocar mais ônibus em circulação, para agilizar o deslocamento dos usuários nos horários de pico.
REDUÇÃO DRÁSTICA
Dos 75 mil passageiros transportados diariamente nos coletivos urbanos, em março, restaram menos de 20 mil atualmente, face às medidas de isolamento social impostas pelo coronavírus. Dos 120 ônibus em circulação na cidade, antes da pandemia, ainda rodam 90. E todos transportando apenas passageiros sentados, o que limita o número de pessoas por veículo.
Não se sabe como é que as concessionárias do transporte coletivo urbano ainda não pediram arrego. Ficaram sem reajuste de tarifa este ano e agora amargam uma queda violenta no faturamento...
AJUDA IMEDIATA
Em Goiás, o governador Ronaldo Caiado propôs comprar antecipadamente 5 mil passagens para que as empresas mantenham a frota de ônibus em circulação. As medidas de contenção do coronavírus afetaram brutalmente a receita das concessionárias de transporte coletivo urbano em todo o estado.
TUDO PODRE
Pisos das estações do BR Leste-Oeste apodreceram e terão de ser substituídos. Vieram de Curitiba originalmente em madeira e agora serão trocados por chapas metálicas.
VIDA QUE SEGUE
Por incrível que pareça, os cinco grandes investimentos que estavam em tratativas com o Município antes da pandemia do coronavírus não sofreram qualquer retrocesso. É o que conta o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, José Renato Gomes, confessando sua surpresa com essa situação. Menos mal.
APOIO AOS PEQUENOS
Por outro lado, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico tem atendido uma média de 30 a 40 consultas por dia para informações e esclarecimento de dúvidas sobre linhas de crédito para microempresas.
CABEÇA DE CHAPA
Se depender do deputado federal Newton Cardoso Jr., presidente do diretório estadual do MDB, o partido terá candidato próprio a prefeito de Uberaba este ano.
Além dos secretários José Renato Gomes e Silvana Elias, do vereador Luiz Dutra e do ex-presidente da Cohagra, Marcos Jammal, o presidente do MDB Minas colocou mais um nome entre os pré-candidatos a candidato do MDB: Luiz Alberto Medina.
QUEM MUITO ESCOLHE...
Em entrevista ao programa O Pingo do Jota desta terça-feira, Newton Jr frisou que a pluralidade de nomes na disputa pela indicação do partido a prefeito de Uberaba mostra que os quadros do MDB tem muitas opções de qualidade para suceder o prefeito Paulo Piau.
Mas frisou que discutir sucessão municipal a esta altura, sem focar na pandemia, seria até um desrespeito à população. Na opinião dele, o melhor é deixar esse assunto mais pra frente.
O problema é que a lei eleitoral estabelece prazos e não há qualquer indicativo de que as eleições municipais serão adiadas por conta do coronavírus. Tanto assim que o presidente do MDB/Minas já admite a realização de convenções municipais virtuais.