ALTERNATIVA

Medidas para reforçar a segurança pública em Uberaba

Lídia Prata
Publicado em 29/06/2019 às 07:27Atualizado em 17/12/2022 às 22:01
Compartilhar

Deputada estadual Laura Serrano passou a sexta-feira em Uberaba, cumprindo extensa agenda que incluiu reunião à tarde com empresários e representantes do Novo. Na foto, Ricardo Carvalho, Frederico Misson, Márcia Moreno, Anderson Cadima, a deputada, Antônio José Bessa, Luciana Marins e Daniel Angotti

Vai ou racha

Nos próximos 10 dias o governador Romeu Zema deverá se reunir novamente com o prefeito Paulo Piau e o deputado estadual Heli Andrade para definirem quais as medidas a serem tomadas pelo Estado para reforçar a segurança pública em Uberaba. Promessa do governador foi feita ao deputado na reunião que tiveram na quinta-feira, logo após o atentado à agência do Banco do Brasil. Segundo Heli Andrade, agora “vai ou racha”.

Déficit comprometedor

Tecnologia e pessoal. É de reforço nesses dois setores que a Polícia Militar precisa em Uberaba, na avaliação do deputado Heli Andrade. Mas o parlamentar defende a necessidade de maior atenção do Estado à Polícia Civil, que tem trabalhado aqui com apenas 43% do contingente que seria necessário. Com estrutura tão limitada, Heli diz que os policiais civis fazem verdadeiro “milagre” aqui.

Bom trabalho

Credenciado por sua reconhecida experiência na Polícia Civil e competência como delegado, o deputado Heli Andrade rasgou elogios à atuação das polícias no enfrentamento dos bandidos que aterrorizaram a população na madrugada de quinta-feira. Considerou acertadíssima a tática do comando da PM de enfrentar os assaltantes fora do centro da cidade, para preservar a segurança da população num eventual confronto. Aliás, o armamento dos bandidos era infinitamente superior ao dos policiais. Tinham armas capazes de derrubar até avião...

Obra de Deus

Na solenidade comemorativa dos 244 anos da Polícia Militar, na manhã dessa sexta-feira, o comandante Lupércio Peres Dalvas revelou detalhes da operação que resultou na prisão de 10 elementos da quadrilha pela PM. Chamou atenção o fato de ter sido quase por acaso a abordagem do caminhão que transportava os bandidos, juntamente com reféns. “Foi Deus que me iluminou naquele momento”, disse o comandante.

De pé

No seu pronunciamento, o tenente-coronel Peres foi interrompido várias vezes por aplausos da plateia de convidados, enquanto detalhava a operação policial da véspera. O comandante ainda agradeceu aos seus subordinados pelo empenho no enfrentamento aos bandidos, contando que até quem estava de férias, de folga, na reserva, todos os policiais se sentiram no dever de defender a comunidade. Por fim, ressaltou a importância da integração entre as polícias Militar, Civil e Federal para o sucesso do trabalho. É assim que tem de ser, sempre.

Novo em ação

Visita da deputada estadual Laura Serrano a Uberaba colocou o partido Novo sob holofotes. Jovem e bonita, a parlamentar tem um discurso muito consistente. Eleita por BH, é um dos três deputados estaduais do partido do governador Romeu Zema na Assembleia Legislativa, onde o grande desafio é aprovar os projetos do Executivo com bancada aliada diminuta. Mesmo assim, Laura Serrano acredita que os projetos de reforma têm chances reais de aprovação, ainda que não seja tal e qual enviados pelo Executivo ao Legislativo. Mas, segundo a deputada, há um consenso hoje na Assembleia de que Minas precisa voltar ao protagonismo político nacional e para isso só existe um caminh sanear as finanças do Estado o quanto antes. Nessa pindaíba em que se encontra, não tem jeito sequer de pensar em investimentos.

Nomes novos

Por falar no Novo, em Uberaba a campanha por reforço nos quadros partidários já chegou à marca de 174 filiados até ontem. Nessa onda de filiações, o Novo conquistou o passe dos empresários Frederico Misson, José Arlênio Veneziano e Antônio José Bessa Ferreira, coordenador da Adesg na região. Nos quadros do partido estão, também, a presidente da Fiemg Regional, Elisa Araújo, e o presidente da ABCZ, Arnaldo Manuel Machado Borges, dois nomes cogitados para a disputa majoritária nas eleições de 2020.

Quem se habilita?

O interessante no partido Novo é a forma como se dão as escolhas, ou seleção de candidaturas. Para se ter uma ideia, o cidadão interessado em disputar a eleição para a prefeito terá de preencher uma ficha e pagar uma taxa de R$4 mil para poder responder a um questionário que será submetido à apreciação da cúpula partidária. Se passar no processo seletivo, ótimo. Caso contrário, não terá sequer direito a reembolso da taxa de quatro mil reais. E mais: o interessado terá de provar que tem meios de bancar a campanha com recursos próprios, sem depender de aportes partidários.

Falta pouco

Até outubro o Novo precisará definir os nomes para a disputa eleitoral nos municípios, incluindo Uberaba. Nos próximos dias deve sair o edital de processo seletivo para os prováveis candidatos, definindo as regras tanto para prefeito quanto vereadores. É certo que também no caso da disputa por cadeira no Legislativo os interessados terão de pagar a taxa, que deverá ser algo em torno de R$600, segundo estimativas do principal expoente do Novo em Uberaba, Daniel Angotti, provável candidato a vereador no ano que vem.

Manifestação

Amanhã tem nova manifestação em apoio à reforma da Previdência, ao pacote anticrime e à operação Lava-Jato. Desta vez, a concentração será na praça Santa Rita, em frente do Mercado Municipal, a partir de 9h. Para muitos, esse será um ato em apoio ao ministro Sergio Moro, que vem sendo bombardeado pela divulgação de supostas conversas com o coordenador da operação Lava-Jato, no Paraná, enquanto era juiz.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por