ALTERNATIVA

Medina sai, Belzinho fica. Elisa escala Flavinho para o time da Funel

Lídia Prata
Lídia Prata
Publicado em 01/09/2025 às 23:05
Compartilhar
 (Foto/Divulgação)

(Foto/Divulgação)

Fundação Municipal de Esporte e Lazer, a FUNEL, tem novo adjunto. Entra Flávio Henrique Bernardes Santos, o Flavinho, em substituição a Luiz Medina. Belzinho continua no comando, agora com a colaboração de outro “craque” do esporte. Interessante que tanto Medina quanto Flavinho têm histórias de sucesso no esporte do Jockey Club de Uberaba.
 
PISCINÃO
Imagens que rodaram as redes sociais no domingo sobre o assalto a um casal que fazia caminhada no Piscinão evidenciaram dois graves problemas: a precariedade da segurança naquele espaço público e o mato que toma conta do local. Enquanto a privatização não vem, o primeiro problema pode ser resolvido pela nova gestão da SDS, mediante reforço no policiamento pela Guarda Municipal. O segundo problema desafia ação conjunta da Funel, Secretaria de Serviços Urbanos e Obras e da Codau, antes que aquele matagal todo pegue fogo. O que não pode é deixar como está.
 
JAMAIS!
Fazer dobradinha com candidato forasteiro “nem pensar”! Foi o que disse o presidente da Câmara, Ismar Marão, em reunião com diretores da ACIU na noite desta segunda-feira. Buscando viabilizar sua candidatura a deputado estadual, Marão disse que se a prefeita Elisa se decidir por disputar cadeira na Câmara Federal sua dobradinha será obviamente com ela, não apenas por serem do mesmo partido, mas também pela afinidade ideológica. Todavia, ele não vê qualquer tratativa ou preparação sucessória no Executivo. Pelo contrário. Segundo Ismar, Elisa tem sinalizado estar firme no seu propósito de concluir o mandato  de prefeita.
 
VAI COM QUEM?
Por outro lado, Ismar Marão não descartou a possibilidade de dobrar com candidato a federal de outro partido, desde que seja candidato de Uberaba.
 
NOTA DE CORTE
Para se eleger, um candidato a deputado estadual precisará ter, no mínimo, 30 mil votos no ano que vem, segundo cálculos do adjunto de Governo, Netão. No PSD, partido de Ismar e um dos maiores do país, essa linha de corte sobe um pouco mais: 42 mil votos. Não é uma meta fácil de ser alcançada.
 
JUÍZO
“Se depender só da classe política não vamos eleger deputados outra vez. É preciso que a sociedade e as instituições continuem trabalhando para que isso não aconteça” – avalia Ismar Marão. Com toda a franqueza que lhe é peculiar, o presidente avalia que eleitores evangélicos e defensores da causa animal, por exemplo, sempre votam em candidatos alinhados com essas pautas. Mas, desta vez, será preciso que votem por Uberaba, em candidatos locais, pois a cidade tem perdido muito com a falta de representantes em Brasília e BH.   
 
NO CENTRO
Ainda na reunião da ACIU, o presidente Ismar Marão revelou estar olhando dois imóveis no centro da cidade para abrigar os gabinetes dos vereadores e talvez o plenário. Ele vai visitar uma das opções nesta quinta-feira.
 
ESTACIONAMENTO
Hoje os gabinetes dos vereadores estão localizados num casarão localizado na esquina das ruas Vigário Silva e Segismundo Mendes. O imóvel é muito bom, mas não tem estacionamento próprio. Por essa razão, a Câmara aluga o estacionamento do antigo Hotel Regina, a três quarteirões do prédio dos gabinetes. Ocorre que o local tem trazido certa intranquilidade, especialmente para as vereadoras, pois frequentemente são abordadas de forma acintosa por usuários de drogas e marginais. A insegurança dos edis está pesando na decisão de buscar outro imóvel para abrigar os gabinetes, com estacionamento próprio ou mais próximo.
 
DESCARTADA
Prédio dos Correios, no centro da cidade, está totalmente descartado pelo presidente Ismar Marão para sediar a Câmara Municipal. Esse era um projeto do ex-presidente Fernando Mendes, mas não prosperou. No entanto, Ismar entende que é fundamental a permanência do Legislativo no centro da cidade, para levar movimento àquela região.
 
SEDE PRÓPRIA
Por falar em sede própria, Marão também contou que a Delegacia Regional de Polícia Civil deverá ganhar uma sede de quatro pavimentos no bairro Abadia. O terreno ele já viabilizou. Fica anexo à Escola Geraldino Rodrigues da Cunha, entre as ruas Estrela do Sul e Vigário Carlos. A obra está orçada em R$ 40 milhões. Será uma “big” sede! E o melhor: a sede da PC será numa região “quente” da violência, e certamente representará paz para os moradores a partir do início de suas operações na área.
 
XÔ PAPELADA!
Publicado na semana passada, o Estatuto da Desburocratização no município traz algumas medidas bastante oportunas e necessárias. Uma delas refere-se ao fim da exigência de papelada que atormenta o contribuinte em quase todas as oportunidades que precisa recorrer à Prefeitura. As novas regras dispensam a exigência de reconhecimento de firma; autenticação de cópia de documento; juntada de documento pessoal do usuário do serviço público, que poderá ser substituído por cópia autenticada pelo próprio agente administrativo; apresentação de certidão de nascimento, que poderá ser substituída por cédula de identidade, título de eleitor, identidade expedida por conselho regional de fiscalização profissional, carteira de trabalho, certificado de prestação ou de isenção do serviço militar, passaporte ou identidade funcional expedida por órgão público. Além disso, proíbe a exigência de prova relativa a fato que já tenha sido comprovado pela apresentação de outro documento válido. As novas regras já estão valendo.
 
MAIS ALÉM
Parece óbvio, mas no serviço público até o obvio precisa ser documentado. O Estatuto da Desburocratização expõe, com todas as letras, que o contribuinte tem direito à vista do processo e a obter certidões ou cópias  dos dados e documentos que o integram, exceto dados e documentos de terceiros protegidos por sigilo ou pelo direito à privacidade, à honra e à imagem. Aleluia!
 
EXAGERO
Em que pese o esforço da administração municipal em se livrar da papelada inútil e das exigências excessivas, algumas normas ainda precisam passar pelo crivo da desburocratização. É o caso, por exemplo, de exigência de apresentação de documentos de todos os sócios ou diretores da empresa em casos específicos, como cessão de área. Para empresas com dois ou três sócios até se justifica, mas quando o número é maior, inclusive para entidades e instituições, essa exigência mostra-se descabida.
 
PLANO BOM
Departamento de controle de zoonoses e endemias está percorrendo condomínios na cidade para vacinação gratuita de cães e gatos contra a raiva. Antes da vacinação, o pessoal da Zoonoses faz contato com síndico para marcar o dia e levantar o número de animais a serem vacinados. Só faz duas exigências: que os animais sejam levados por adultos para receber a vacina e que usem coleira ou caixa de transporte. A adesão tem sido expressiva nos condomínios. Talvez essa mesma política possa ser adotada em relação à vacinação de humanos, agora que a Prefeitura ganhou o Vacimóvel todo equipado.
 
RENOVAÇÃO
Codau renovou por mais 12 meses o contrato com a Versão BR Comunicação e Marketing, responsável pelos serviços de publicidade da companhia. A renovação compreenderá o período de novembro deste ano até novembro de 2026, num total de R$ 1.125.000,00.
 
BOMBANDO!
O 1º Fórum Regional de Líderes está “bombando”! Até o início da manhã desta segunda-feira já havia batido a marca de 350 inscrições, o que assegura o sucesso de público. E não é pra menos. Focado na inovação como mola mestra para o crescimento, o Fórum vai reunir em Uberaba alguns dos maiores expoentes da área, tanto no setor público, quanto privado. No primeiro dia, que será quarta-feira, a palestra mais aguardada do evento, a ser proferida pelo professor Gil Giardelli, referência em tecnologia e Inteligência Artificial. Nesse mesmo dia, o presidente do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva, receberá o merecido título de cidadania uberabense, outorgado a partir de requerimento do presidente da Câmara, Ismar Marão.
 
PAINEIS ESPECIAIS
No dia 4, quinta-feira, o 1º Forum Regional de Líderes vai começar às 8h30, com o painel sobre desenvolvimento regional. Prefeita Elisa comandará esse painel, que contará com a participação do presidente do Sebrae Minas e do secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Daniel Medrado, representando a secretária Mila Correia, destacada pelo governador Romeu Zema para missão internacional representando o Estado. Na sequência, painel sobre energia em movimento reunirá o vice-presidente executivo da Cemig, Marcos Montes, o presidente da Siamig, Mário Campos, e o presidente da H2Brasil, o português Pedro Cançorino. A mediação desse painel será o secretário Celso Neto.
 
É O CARA!
Sou fã de carteirinha de Santiago Uribe desde que assisti sua palestra em Foz do Iguaçu, num evento nacional promovido pelo Sebrae. Santiago vem de Medelín para contar a experiência transformadora daquela cidade colombiana, a partir das ações lideradas pela sociedade para superar  a situação de violência extrema provocada pelo narcotráfico e transformar Medelín num exemplo de cidade inovadora e segura. A palestra será uma inspiração para todos os gestores públicos e líderes setoriais interessados em achar soluções para os desafios do nosso tempo. Essa palestra é imperdível! Se você ainda não fez sua inscrição, acesse aciu.com.br. Restam pouquíssimas vagas. Boa sorte!
 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por