ALTERNATIVA

Megacomplexo de esporte será construído no Piscinão

A Secretaria de Esporte e Lazer já iniciou as obras para a (Leia mais...)

Lídia Prata
Publicado em 10/09/2014 às 09:09Atualizado em 17/12/2022 às 03:45
Compartilhar

Complexo de Skate

Boa notícia para os praticantes do skate e para os moradores que estão sofrendo com o barulho que os skatistas fazem na madrugada, principalmente nas imediações dos Correios, conforme matéria publicada ontem no Jornal da Manhã. A Secretaria de Esporte e Lazer já iniciou as obras para a construção de um megacomplexo do esporte no Parque das Acácias, o Piscinão. Segundo o secretário Luiz Medina, a atual pista do local dará lugar a uma estrutura mais adequada e quatro vezes maior. O projeto desenvolvido com o apoio de praticantes do esporte tem a pretensão de ser a melhor pista da região. Tomara que os skatistas deixem de perturbar o sossego alheio e passem a praticar o esporte apenas no local próprio.

Presente de Natal

Na verdade, está furada a justificativa dos skatistas de que não possuem local adequado, por isso fazem seus malabarismos na rua. Só em Uberaba são dez pistas espalhadas pela cidade, no Uberaba I, no Maringá, Guanabara, Fabrício, Parque das Américas, Abadia, Parque do Mirante, Amoroso Costa, Alfredo Freire e Volta Grande. Já o complexo, antiga reivindicação dos adeptos da prancha sobre rodas, a princípio seria construído na Univerdecidade, mas a Prefeitura acabou optando pelo Piscinão em função da facilidade de acesso ao local. A nova pista deve ser entregue dentro de no máximo três meses!

Vai mal

Convenhamos: que a Biblioteca Municipal precisa de reformas já está mais do que comprovado. Porém, vale lembrar que a última reforma naquele prédio foi feita há pouco tempo. É isso o que intriga. Não seria o caso de a Administração Municipal checar o contrato da obra e exigir que a empreiteira repare os defeitos do prédio? Por lei, a construtora tem responsabilidade sobre a qualidade dos serviços prestados e dos materiais utilizados. O Município não pode ficar pagando uma reforma atrás da outra e aceitando serviços “mais ou menos”...

 Faltou rigor? – Quem não se lembra dos problemas com goteiras, portas que não fechavam, pias fora do lugar (e sem torneiras) na nova sede do Arquivo Público de Uberaba? A ex-presidente fez o que pôde, mas a fiscalização da obra era uma obrigação da Prefeitura. A inauguração chegou a ser adiada em função do estrago promovido pela primeira chuva do prédio, em 2012. E não se tem notícia de que a construtora tenha sido chamada às falas para promover os reparos estruturais na obra. Pouco depois mudou o governo e o prejuízo ficou para os cofres públicos!

 Em série – Essa história de obra pública precisa ser encarada com mais rigor no país, e em especial em Uberaba. Segundo consta, na Unidade Regional de Saúde do Boa Vista, chove mais dentro do que fora do prédio. O aquecimento das piscinas do Cemea Abadia e Boa Vista também não funciona a contento. Análises de técnicos mostraram que os equipamentos instalados na época servem apenas para piscinas caseiras e terão que ser trocados. E aí o Município faz outra licitação para consertar o que ficou errado no passado e o contribuinte vai só pagando pelos erros que não são dele...

Ficha limpa

Na primeira eleição sob a vigência da Lei da Ficha Limpa, muitos candidatos considerados “ficha suja” continuam em campanha, normalmente, e até lideram pesquisas de intenção de votos, como no caso de José Roberto Arruda, candidato a governador do Distrito Federal. No cadastro do Conselho Nacional de Justiça há em torno de 14 mil nomes de pessoas condenadas por improbidade administrativa ou enquadradas em alguma situação que gera inelegibilidade. Nem todos perderam direitos políticos. Mas, embora pelo menos 17 deles sejam inelegíveis de acordo com o CNJ, com sentença transitada em julgado, alguns ainda continuam em campanha no país.

 Brechas da Lei

Os votos de candidatos barrados pelos TREs que estiverem com recursos tramitando no TSE no dia da eleição serão computados em separado. Se o TSE liberar o registro, os votos serão computados. Caso contrário, serão anulados. Isso significa que o eleitor poderá votar num candidato e seu voto não valer. O problema é que a Lei da Ficha Limpa tem brechas absurdas, como no caso do Art. 161, que autoriza os postulantes com recursos pendentes a fazer campanha normalmente.

 Congresso internacional

A 8ª edição do Congresso de Direito Processual de Uberaba vai começar amanhã, no Centro de Cultura José Maria Barra. Serão dois dias de conferências sobre variados temas de interesse da classe jurídica, com a presença de juristas brasileiros e estrangeiros especialmente convidados para o evento, como Andrea Mariel (Argentina), Hugo Botto Oakley (Chile) e Mônica Bustamante Rua (Colômbia). Um evento de altíssimo nível, como nas edições anteriores, é o que promete o congresso deste ano.

 Comenda

Nesta quinta-feira, às 13h30, o ponto alto do Congresso de Direito Processual de Uberaba será a entrega da Comenda “Prof. Edson Prata”. Os agraciados deste ano serão o dinâmico presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais, Sérgio Murilo Diniz Braga; o juiz Fabiano Rubinger de Queiroz e o advogado Leone Trida Sene.

Sucesso nos shopping centers do Rio e São Paulo, a Mr. Cat abriu sua loja no Shopping Uberaba neste começo de setembro, pilotada pela empresária Juliana Prata. Na foto, Juliana entre Beth Matheus, supervisora de franquias Mr. Cat; o amigo Daniel Capucci, e a mãe dela, Dora Prata

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por