ALTERNATIVA

Mesmo rachado, PSD não caminha com a esquerda “de jeito nenhum”

Lídia Prata
Larissa Prata*
Publicado em 22/05/2023 às 19:32
Compartilhar

*Interina Larissa Prata

À direita 
“Com a esquerda, de jeito nenhum”. Palavras do vereador Ismar Marão (PSD) ao JM News 1ª edição, da Rádio JM, desta segunda-feira (22), ao ser questionado sobre o racha no partido. Segundo ele, apesar de haver uma ala ainda insegura com o apoio à prefeita Elisa Araújo (SDD), não há qualquer possibilidade de o partido caminhar com a esquerda, a exemplo da posição adotada em âmbito nacional nas eleições passadas. Para Marão, devido ao perfil dos filiados do partido em Uberaba é inconcebível pensar em apoiar a esquerda. “A gente poder ter um grupo caminhando com o Executivo e outro ficando mais no centro, mas para a esquerda não é o perfil dos filiados aqui de Uberaba”, diz ele.  

Figurões 
Citando o presidente Gilberto Kassab, a quem credita “liberdade de escolha” sobre com quem caminhar, Marão reafirma que o momento de alinhamento de expectativas é natural do processo eleitoral. Ele lembra que há muito tempo o partido não conversa à miúdo e essa é uma oportunidade para que todos exponham suas opiniões não só sobre a administração de Elisa, mas também sobre o que sopram os ares até 2024. Ele lembra nomes de filiados históricos do partido que não teriam sido ouvidos em momentos passados para a tomada de decisão e que chegou o momento de dar voz a eles.  

Fiscalização 
Termo de Ajustamento de Conduta assinado entre a Prefeitura de Uberaba e o Ministério Público reforçará a frota de drones da Secretaria de Planejamento. Os equipamentos permitirão intensificar a fiscalização a loteamentos para confirmar o cumprimento dos termos do projeto. Segundo a secretária Isabella Nascimento, há casos em que não são feitos meios-fios, por exemplo, entre outros itens de infraestrutura, sobretudo no sistema viário. Cada caso é um caso, obviamente, mas é preciso ver de perto as contrapartidas dos contratos, não só com loteadoras e a tecnologia acaba sendo importante aliada nesse sentido, pois possibilita chegar mais rapidamente e, na maioria dos casos, de forma mais eficaz. De acordo com Isabella, os equipamentos (devem ser dois) têm previsão de chegada em cerca de 15 dias. 

A propósito, o uso de drones muito poderia ajudar a fiscalização, sobretudo dos sujismundos, sejam os que despejam lixo na beira das estradas, sejam os acumuladores de entulhos, perfeitos para procriação do mosquito da dengue. 

Outras medidas 
E por falar em drone para o combate à dengue, a possibilidade de retomada dos equipamentos pela Secretaria de Saúde, aventada pelo ex-secretário Sétimo Bóscolo, no ano passado, não está mais no radar da pasta. Segundo a assessoria de imprensa, o uso do equipamento no passado teve o apoio da Codiub, o que não acontece mais. Quem também não deve reforçar o enfrentamento ao mosquito é o fumacê, que é de responsabilidade do governo do Estado e está inoperante devido à falta do inseticida. Durante entrevista ao Pingo do J, o diretor de Vigilância em Saúde, Matheus Assumpção, explicou que o insumo foi adquirido pelo Ministério da Saúde, mas que deve ser distribuído aos estados (para conseguinte distribuição aos municípios) em junho. “O que cabia ao Município, que é fazer a solicitação dos veículos, encaminhar os documentos para liberação, foi feito e já está em posse do Estado para análise”, explica ele.  

Vale lembrar que o combate ao Aedes deve ser constante e o uso dos fumacês é importante reforço nessa luta. Assumpção acrescenta, ainda, que outras medidas têm sido feitas pela Prefeitura, como contratação de agentes de endemias e reforço das rotas do Motofog, o que resulta numa queda considerável na infestação, cujo índice foi divulgado nesta segunda-feira (22), no LIRAa.  

Ação política 
Engenheiro Renato Barbosa acompanha a prefeita Elisa Araújo em Brasília para audiência no Ministério dos Transportes. Na pauta, o projeto de recuperação dos cinco quilômetros de estrada de ferro que ligam o Distrito Industrial 2 e o Porto Seco de Uberaba, medida que agilizará (e muito) o escoamento da produção de grãos. O ramal já foi usado no passado, mas desde a privatização das ferrovias brasileiras, foi abandonado, tendo parte de seus trilhos e dormentes furtada. Expert em infraestrutura com ênfase no modal ferroviário, Barbosa defende sua reativação, com os trilhos fazendo uma “pena” no Porto Seco, para desembaraço de mercadorias, visando à exportação pelo Porto de Santos. A recuperação desses 5,5km dependem frontalmente de ação política (que passa por essa costura no Ministério dos Transportes) para sensibilizar o governo federal para exigir o cumprimento de cláusula contratual pela concessionária VLi. Essa obrigação de manutenção do ramal — frisa Renato — consta expressamente no contrato de concessão da linha férrea à VLi (sucessora da FCA), mas não foi observada. A concessão, por sua vez, está em fase de renovação. 

CIA 2023 
Turma da EXP a pleno vapor nos preparativos da Copa Inter Atléticas 2023, que vai muito além dos shows badalados (vai trazer até o “muso” Alok a Uberaba!). As competições esportivas, que são o grande foco e as protagonistas do evento, levarão às arenas da cidade mais de 1.200 partidas, importante promoção das diversas modalidades esportivas prestigiadas. Mas um dado chama a atenção, sobretudo aos paladinos da reclamação. A exemplo de anos anteriores, a CIA 2023 deve movimentar mais de R$30 milhões nos quatro dias de evento, gerando mais de 30 mil empregos diretos e indiretos. Além disso, rede hoteleira se prepara para mais um recorde de ocupação, além de outros locais usados como alojamento para abrigar mais de cinco mil pessoas que virão a Uberaba.  

Bruno Bertolucci, Victor Batista, Samuel Wainer, Alaor Neto e Felipe Reis são os diretores da EXP Produções (Foto/Divulgação)

Não está em todas 
Enfim, ausência de Uberaba a se comemorar (ou não?). Pacto Nacional pela Retomada de Obras e de Serviços de Engenharia Destinados à Educação Básica, publicado pelo governo federal na semana passada, não inclui unidades da cidade. À colega jornalista Gisele Barcelos, o secretário Celso Neto explicou que, de fato, Uberaba não tem obra parada na Educação, sendo a única ressalva a do Cemei Maria Rosa, cujo muro caiu sobre carros em maço deste ano. Neste caso, a obra está parada, mas não por falta de recursos, mas sim por (mais um!) problema com a empreiteira. Sabe qual é ela? Elis Construtora, a mesma do Mercadão (que anoiteceu, mas não amanheceu). A propósito, a Prefeitura já deu início ao rompimento do contrato com a empreiteira, extensivo a todas as obras por ela tocadas no município. 

Para pensar 
O novo juiz da Lava Jato, Eduardo Appio, assumiu que assinava o sistema eletrônico da Justiça Federal como “LUL22”. A referência era à campanha presidencial de Lula, no ano passado, em sinal de “protesto” – nas palavras do próprio magistrado – contra a prisão do petista. “Alguns anos atrás, quando o presidente Lula ainda estava preso, a minha sigla de acesso ao sistema da Justiça Federal era ‘LUL22’”, disse o magistrado à Globo News. Segundo O Antagonista, Appio é um dos doadores da campanha de Lula no ano passado, além de ser abertamente crítico à atuação de Sérgio Moro e Deltan Dalagnoll. Também à Globo News, Appio revelou como pretende implodir o legado deixado pela operação, por meio de despacho à Polícia Federal em que recomenda nova investigação sobre suposto grampo ilegal na cela do doleiro Alberto Yousseff, o primeiro passo para a descondenação de mais um, que gerará efeito cascata em tantos outros.  

Para pensar 2 
Pouco ou quase nada repercutiram as ofensas racistas proferidas contra o brasileiro Vini Jr nos gramados espanhóis. O jogador vem sendo alvo de xingamentos constantes em suas atuações no Real Madrid, sem que alguma providência seja efetivamente tomada. Após a onda de protestos, o clube decidiu acionar o Ministério Público. Contudo, ao contrário do Brasil, que anoiteceu no domingo e amanheceu na segunda falando sobre isso, na Espanha o caso não ganhou o merecido destaque. Além do mais, há quem acredite por lá que as dancinhas de Vini Jr são uma provocação. Oras, e desde quando a prática de um crime tão odioso quanto o racismo é justificável?!  

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por