Jairo Chagas
Comandante do 8º Batalhão de Bombeiros, major Casarim, e o assessor de imprensa da corporação, cabo Carlos, estiveram ontem no Jornal da Manhã, onde foram recebidos pelo diretor Luiz Ciabotti Neto
Nervos à flor da pele
Visita do comandante do 8º Batalhão de Bombeiros ao Jornal da Manhã, na tarde passada, serviu para debelar o incêndio provocado na véspera por oficial subordinado a ele. Elegante e comunicativo, o major Casarim entende que a transferência de bombeiros de Uberaba para duas unidades que serão instaladas em Campos Altos e Iturama tem provocado um certo descontentamento em alguns e talvez explique até mesmo a reação exacerbada do sargento bombeiro, que sequer foi o alvo na nota publicada esta semana na coluna “Cá Entre Nós”. Os nervos estão à flor da pele por lá. Mas, aqui, a paz foi selada entre as partes. Aliás, em momento algum houve qualquer rusga entre Jornal da Manhã e a corporação dos bombeiros. O incidente de quinta-feira foi um fato isolado, que em nada diminuiu o respeito e admiração que temos pela corporação e por seu comando em Uberaba.
Remanejamento de pessoal
Tanto Iturama quanto Campos Altos são atendidas pelo 8º Batalhão de Bombeiros. A distância e consequente demora no atendimento às ocorrências naqueles dois municípios levaram o comando da corporação a decidir pela instalação de unidade em cada uma delas. Para Campos Altos serão destacados 28 bombeiros, sendo duas mulheres, e outros 30 para Iturama, incluindo três mulheres. No entanto, Uberaba manterá a posição de unidade regional e um efetivo de cerca de 200 bombeiros. Aliás, o major Casarim lembra que esse mesmo descontentamento que se vê com a inauguração de unidades em Iturama e Campos Altos foi observado entre os bombeiros quando foram abertas as frações de Araxá e Frutal, também subordinadas a Uberaba. "Somos bombeiros de Minas Gerais, e não de Uberaba. Temos de ir onde precisam de nós", frisou o comandante.
Em números
Embora Minas Gerais conte com 853 municípios, só 54 deles têm corporação de bombeiros militares. Verdadeiro absurdo. O 8º Batalhão, de Uberaba, é o menor do Estado, mas atende mais ocorrências que o 2º Batalhão, sediado na Região Metropolitana de BH.
Em baixa – Foi “importado” de Uberlândia o software que gerencia os serviços administrativos na Câmara Municipal de Uberaba. A empresa que presta este serviço à Casa, desde 2005, é a Sonner. Que vergonha para a Codiub, hein?!
Tecnologia – Por falar em informática, diretores da QAT Global, multinacional com sede nos Estados Unidos e unidade em Uberaba, estiveram na cidade nesta semana e visitaram o JM. Alex Barros e Rich Barndt querem ampliar a carteira de clientes no Brasil, a partir da base na nossa cidade. A empresa desenvolve softwares voltados para empresas com atuação nos mais variados segmentos, de bancos ao agronegócio. Com quatro anos de atuação em Uberaba, a QAT emprega 30 pessoas no escritório local, sob o comando de Luís Cláudio Pereira.
Nova vertente
Uberaba vai ganhar dois condomínios fechados de alto padrão com a grife Alphaville. O negócio já foi concretizado e agora se encontra em fase de projetos para lançamento do empreendimento no começo de 2015, no mais tardar. A área do Alphaville fica bem em frente da entrada do Residencial Damha I, às margens da avenida Filomena Cartafina. Aliás, você já reparou como Uberaba está avançando naquela direção? O preço dos imóveis por ali subiu vertiginosamente e deve subir mais ainda, quando forem lançados os loteamentos do Alphaville.
Top dos tops
Pra quem não sabe, a Alphaville tem 40 anos de atuação no mercado imobiliário de luxo, com uma proposta exclusiva de planejamento urbano por meio do desenvolvimento de empreendimentos horizontais. No total, possui 108 condomínios residenciais em 21 estados do Brasil e Distrito Federal, que representam mais de 74 milhões de metros quadrados urbanizados. Seu empreendimento mais famoso está a poucos quilômetros de São Paulo, capital.
Kits escolares
Está adiantado o processo de aquisição dos uniformes e kits escolares da rede municipal de ensino para distribuição aos alunos no ano letivo de 2015. Segundo informação do assessor de logística da Secretaria de Educação, Jader Luciano Moreira, o primeiro classificado no quesito preço foi reprovado nas amostras do material. Com isso, o segundo classificado foi convocado e terá de apresentar as amostras até terça-feira. No total a PMU vai comprar 27 mil 587 kits escolares para o ano que vem, o que deve custar algo em torno de R$800 mil.
Au-au
Tem causado uma polêmica danada a aprovação do projeto de autoria da vereadora Denise Max, possibilitando o transporte de animais de pequeno porte nos ônibus urbanos. Em que pese todo o amor que devoto aos animais (sobretudo aos meus cachorrinhos), o transporte de cães e gatos em ônibus poderá gerar problemas de toda natureza. A começar pela incompreensão de proprietários dos bichinhos, nem sempre conscientes quanto às medidas de segurança a serem adotadas no transporte, como uso de coleiras e focinheiras. Brasileiro adora infringir normas. Segundo, pela falta de garantia de segurança para os outros passageiros, que correrão o risco de ser atacados pelos animais, mesmo que pequenos. O tamanho nem sempre é “documento” em se tratando de animais. Tem ainda o problema da sujeira que os bichos poderão causar aos veículos... Isso tudo precisa ser repensado.
Regional
Uberaba e 27 lideranças de cidades da região se reuniram ontem com o prefeito Paulo Piau. Na pauta: os novos governos federal e estadual. Uma coisa ninguém pode negar: Piau tem se saído bem ao dialogar com a região. No encontro, várias demandas foram levantadas e serão entregues nas mãos do governador eleito Fernando Pimentel e da presidente Dilma. Pelo que se tem visto, Uberaba está retomando sua condição de cidade-polo, politicamente falando. Oremos!