ALTERNATIVA

Mineirinho come quieto

Mais uma vez, Lourival chegou à presidência da Câmara “comendo pelas beiradas”.

Lídia Prata
Publicado em 03/08/2018 às 10:18Atualizado em 17/12/2022 às 04:23
Compartilhar

Estava tudo acertado para Cléber Cabeludo ser presidente da Câmara nesta nova legislatura. Na base aliada, a vitória do então líder do prefeito e “candidato do prefeito” era considerada certa até poucos minutos antes de começar a solenidade de posse dos eleitos, no dia 1º. De repente, uma van com vidros filmados parou diante do Centro de Eventos da ABCZ e dela desceram sete vereadores, alguns dos quais de oposição, como Itamar Ribeiro. Pela cena já era possível antever a manobra que levaria Cléber Cabeludo à derrota minutos depois. Não deu outra. Iniciada a votação, deu empate entre a chapa encabeçada por Cléber e a liderada por Lourival dos Santos. Nova rodada de votação, novo empate, e Lourival levou a melhor, por ser o candidato mais velho (55 anos, contra 42 de Cléber).   Chamuscado. Disputas pelo comando do Legislativo sempre foram marcadas por surpresas de toda espécie. E rasteiras idem. Não são poucos os vereadores que perderam eleições “ganhas” para presidente, com relatos de “traições” à última hora. Desta vez, quem saiu chamuscado da disputa foi Afrânio Lara, que decidiu o resultado aos “45 minutos do segundo tempo”.   Negociações de bastidores. Embora seu voto para Cléber já estivesse assegurado, segundo integrantes do grupo derrotado, Afrânio Lara mudou de ideia em cima da hora e votou em Lourival. Aliás, ganhou a vice-presidência na chapa de “oposição”, cargo que até então estava prometido a Itamar Ribeiro. Mas, segundo consta, a ideia de dar o cargo a Afrânio foi do próprio Itamar, para garantir o voto do colega. Nos bastidores, comenta-se ainda que uma conversa entre Afrânio e Ricardo Saud, presidente do seu partido, também teria sido decisiva para a mudança do voto...   De boa – Não se pode dizer que Lourival dos Santos seja oposição ao governo municipal. Pelo contrári na legislatura passada, enquanto presidente da Câmara, Lourival marchou com o prefeito e teve participação decisiva na aprovação de vários projetos de interesse da administração.   Nem lupa – Muito se tem batido na tecla do “pacto por Uberaba”. Mas, na solenidade de posse dos eleitos, quinta-feira, nenhum deputado da oposição esteve presente, mas apenas Piau e Aelton. Espera-se que daqui pra frente, pelo menos, possam todos marchar juntos com o mesmo objetivo de trabalhar unidos por Uberaba.  

Primeiro passo. Mesmo assim, gostei de ver o deputado federal Marcos Montes (DEM), que hoje é a principal voz da oposição em Uberaba, publicando no Jornal da Manhã uma saudação ao prefeito, vice e vereadores eleitos. MM fez questão de colocar-se à disposição de Uberaba, na bem produzida edição especial da posse, que circulou no JM de quinta-feira. Foi um gesto de quem realmente está acima das posições pessoais ou partidárias.   Aposentadoria – Ainda sobre a edição especial da posse, chamou a atenção a entrevista exclusiva do prefeito Anderson Adauto ao Jornal da Manhã, na qual ele afirma que já está preparando sua aposentadoria da vida pública. Pra muitos leitores que se manifestaram sobre o assunto, a declaração de AA não passa de um blefe.   Na bronca – Quem realmente ficou irritado com a mudança de voto de Afrânio Lara foi o vereador Tony Carlos, um dos mais fiéis aliados de Anderson Adauto. Tony abriu mão da própria candidatura em favor de Cléber Cabeludo, atendendo a pedido do prefeito. No dia da eleição para a nova Mesa Diretora da Câmara, Tony chegou a puxar Afrânio Lara pelo braço e “rasgado o verbo” com o colega. O clima entre os dois não ficou nada amistoso depois desse entrevero...   Amplexos - Fim do ano foi marcado por confraternizações no Jockey Park. A Turma do Lago do JP se reuniu para celebrar o convívio saudável que há no clube. O diretor Vicente Paulo de Castro, junto com joqueanos caprichosos, arrasaram. A começar pela animação, passando pelo cardápio com churrasco e o famoso dourado assado com suã. A dupla sertaneja Dudu e José Carlos se encarregou de dar o tom à reunião que selou os laços de amizade da Turma do Lago, fechando 2008 no melhor astral.  

Na TV – Cobertura do lançamento da JMmagazine 24 foi destaque no programa “A Noite é uma criança”, comandado por Otávio Mesquita na telinha da Band. Fiquei impressionada com a audiência dele, o que constatei pela quantidade surpreendente de manifestações recebidas de leitores que assistiram ao programa. Aliás, a revista também foi destaque na última edição de 2008 do programa First Class, pela TV Universitária, exibido no domingo à noite. JMmagazine está em todas!   Sucesso - Passagem de 2008 para 2009 teve até queima de fogos na Fornace, para brindar o ano novo em alto estilo. Os clientes fiéis lotaram as mesas da pizzaria na última noite do ano e se surpreenderam com a beleza do espetáculo pirotécnico, um presente da Fornace em agradecimento ao prestígio que sempre mereceu dos uberabenses. Em 2009 tem muita novidade programada para a Fornace. Fique de olho!

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por