ALTERNATIVA

Ministra Ideli Salvatti cancela visita em Uberaba

A justificativa foi atrelada à votação importante no Congresso (Leia mais...)

Lídia Prata
Publicado em 04/06/2014 às 09:40Atualizado em 19/12/2022 às 07:27
Compartilhar

Gê Alves - redatora interina

gealves13@gmail.com

Superior - Aguardada para os próximos dias nova decisão do Judiciário envolvendo o ex-prefeito Anderson Adauto. Está concluso ao presidente do STJ recurso do Ministério Público Estadual no qual se pretende a indisponibilidade dos bens de AA, do ex-procurador do município Valdir Dias e da empresa AMS. A medida é pretendida nos autos da ação civil movida pela Promotoria de Defesa do Patrimônio Público de Uberaba, apontando a ocorrência de superfaturamento em aditivo de contrato referente à obra no Cemea Boa Vista.

Caminho - À época em que a ação civil foi proposta, a Promotoria pleiteou tal medida, mas não foi atendida pela juíza Régia Ferreira Lima. A magistrada indeferiu o pedido. Houve recurso ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais, que também não acolheu o pedido. Não satisfeito, o Ministério Público Estadual então recorreu ao STJ, em Brasília.

 Cancelado -

De última hora a ministra Ideli Salvatti, chefe da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, comunicou à Prefeitura o cancelamento da visita marcada para esta noite em Uberaba para a formatura do Pronatec. A justificativa foi atrelada à votação importante no Congresso. É que deputados e senadores estão no chamado esforço concentrado (ô dó!). As duas Casas vão manter votações a semana toda para compensar o recesso branco, dias em que os parlamentares vão ficar livres, leves e soltos para acompanhar os jogos da Copa do Mundo e “pré”-campanha eleitoral nos seus domicílios eleitorais.

Desigualdade - Inteligente a estratégia da Associação Médica Brasileira de manter um programa de apoio aos médicos estrangeiros, não apenas cubanos, claro, mas sem qualquer coincidência a iniciativa surgiu com o programa Mais Médicos. Ora, a entidade não é contra o profissional, mas contra as condições para o exercício profissional do estrangeiro em terras tupiniquins. Segundo a entidade, a intenção é proteger a liberdade e integridade dos médicos trazidos de outros países pelo governo federal através do Mais Médicos, com orientações em casos de insatisfação pelas condições a que estão submetidos, assim como aos que desejem solicitar refúgio/asilo político. O atendimento, inclusive jurídico e aulas de português, é sigiloso e gratuito.

Resultado - E parece que está surtindo efeito. Dois médicos recentemente se mandaram para os Estados Unidos. Agora, outros dois, cubanos, formalizaram a sua saída do Mais Médicos, embora pretendam permanecer no Brasil e já têm garantia de apoio da AMB. Para o presidente da entidade, Florêncio Cardoso, as deserções são sinais das fragilidades do programa, “mal desenhado e mal concebido, e que falta transparência”.

Cuidado - Nos últimos dias tenho ouvido alguns relatos dando conta do surgimento de escorpiões em casas e apartamentos, especialmente no bairro Universitário e Abadia. Não custa redobrar a atenção.

Lavoura - A superintendente do Arquivo Público, Marta Zednik, confirma que o acervo (jornais e fotos) do Lavoura e Comércio chegou à cidade e está sendo organizado para em breve ser apresentado oficialmente à comunidade de Uberaba e região.

Tem que avançar - Continuo cada vez mais convencida de que a democratização real do Judiciário brasileiro seja um caminho sem volta. E olha que demorou! O primeiro passo foi dado pelo desembargador mineiro Doorgal Gustavo Borges de Andrada, que, ao lado da Amagis, conseguiu abrir consulta à base da Justiça mineira e continua pregando que os juízes tenham direito a voto para o comando do tribunal. Agora também a Associação dos Magistrados Brasileiros se manifesta em relação ao modelo de indicação para a escolha dos ministros do STF e defende que juízes tenham cota na escolha dos ministros da Corte. Atualmente, atribuição é - absurdamente - exclusiva da Presidência da República.

Oito décadas - Falando em Doorgal, ele representou o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Herculano Rodrigues, na formatura dos 109 aspirantes a oficiais médicos, engenheiros e enfermeiros da Força Aérea Brasileira (FAB). Foi dia 23, na data da implantação da primeira unidade da aviação militar da Pampulha, que completou 80 anos e foi fundada pelo seu 1º comandante, o então tenente aviador Doorgal Borges, avô do desembargador que já comandou o Fórum Melo Viana e hoje é ouvidor do TJ.

Mais tempo - No mês da Copa, o Shopping Uberaba vai trabalhar com horários especiais. Nos domingos de junho as lojas abrirão mais cedo, ao meio-dia, e encerrarão o expediente às 20h. E, detalhe, se o Brasil garantir a taça, este horário vai ser mantido em julho.

Brincadeira de criança é para divertir. Não pode fazer mal. Nada de cerol em pipas!

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por