ALTERNATIVA

Ministra Ideli Salvatti cancela visita em Uberaba

A justificativa foi atrelada à votação importante no Congresso (Leia mais...)

Lídia Prata
Publicado em 04/06/2014 às 09:40Atualizado em 19/12/2022 às 07:27
Compartilhar

Gê Alves - redatora interina

gealves13@gmail.com

Superior - Aguardada para os próximos dias nova decisão do Judiciário envolvendo o ex-prefeito Anderson Adauto. Está concluso ao presidente do STJ recurso do Ministério Público Estadual no qual se pretende a indisponibilidade dos bens de AA, do ex-procurador do município Valdir Dias e da empresa AMS. A medida é pretendida nos autos da ação civil movida pela Promotoria de Defesa do Patrimônio Público de Uberaba, apontando a ocorrência de superfaturamento em aditivo de contrato referente à obra no Cemea Boa Vista.

Caminho - À época em que a ação civil foi proposta, a Promotoria pleiteou tal medida, mas não foi atendida pela juíza Régia Ferreira Lima. A magistrada indeferiu o pedido. Houve recurso ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais, que também não acolheu o pedido. Não satisfeito, o Ministério Público Estadual então recorreu ao STJ, em Brasília.

 Cancelado -

De última hora a ministra Ideli Salvatti, chefe da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, comunicou à Prefeitura o cancelamento da visita marcada para esta noite em Uberaba para a formatura do Pronatec. A justificativa foi atrelada à votação importante no Congresso. É que deputados e senadores estão no chamado esforço concentrado (ô dó!). As duas Casas vão manter votações a semana toda para compensar o recesso branco, dias em que os parlamentares vão ficar livres, leves e soltos para acompanhar os jogos da Copa do Mundo e “pré”-campanha eleitoral nos seus domicílios eleitorais.

Desigualdade - Inteligente a estratégia da Associação Médica Brasileira de manter um programa de apoio aos médicos estrangeiros, não apenas cubanos, claro, mas sem qualquer coincidência a iniciativa surgiu com o programa Mais Médicos. Ora, a entidade não é contra o profissional, mas contra as condições para o exercício profissional do estrangeiro em terras tupiniquins. Segundo a entidade, a intenção é proteger a liberdade e integridade dos médicos trazidos de outros países pelo governo federal através do Mais Médicos, com orientações em casos de insatisfação pelas condições a que estão submetidos, assim como aos que desejem solicitar refúgio/asilo político. O atendimento, inclusive jurídico e aulas de português, é sigiloso e gratuito.

Resultado - E parece que está surtindo efeito. Dois médicos recentemente se mandaram para os Estados Unidos. Agora, outros dois, cubanos, formalizaram a sua saída do Mais Médicos, embora pretendam permanecer no Brasil e já têm garantia de apoio da AMB. Para o presidente da entidade, Florêncio Cardoso, as deserções são sinais das fragilidades do programa, “mal desenhado e mal concebido, e que falta transparência”.

Cuidado - Nos últimos dias tenho ouvido alguns relatos dando conta do surgimento de escorpiões em casas e apartamentos, especialmente no bairro Universitário e Abadia. Não custa redobrar a atenção.

Lavoura - A superintendente do Arquivo Público, Marta Zednik, confirma que o acervo (jornais e fotos) do Lavoura e Comércio chegou à cidade e está sendo organizado para em breve ser apresentado oficialmente à comunidade de Uberaba e região.

Tem que avançar - Continuo cada vez mais convencida de que a democratização real do Judiciário brasileiro seja um caminho sem volta. E olha que demorou! O primeiro passo foi dado pelo desembargador mineiro Doorgal Gustavo Borges de Andrada, que, ao lado da Amagis, conseguiu abrir consulta à base da Justiça mineira e continua pregando que os juízes tenham direito a voto para o comando do tribunal. Agora também a Associação dos Magistrados Brasileiros se manifesta em relação ao modelo de indicação para a escolha dos ministros do STF e defende que juízes tenham cota na escolha dos ministros da Corte. Atualmente, atribuição é - absurdamente - exclusiva da Presidência da República.

Oito décadas - Falando em Doorgal, ele representou o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Herculano Rodrigues, na formatura dos 109 aspirantes a oficiais médicos, engenheiros e enfermeiros da Força Aérea Brasileira (FAB). Foi dia 23, na data da implantação da primeira unidade da aviação militar da Pampulha, que completou 80 anos e foi fundada pelo seu 1º comandante, o então tenente aviador Doorgal Borges, avô do desembargador que já comandou o Fórum Melo Viana e hoje é ouvidor do TJ.

Mais tempo - No mês da Copa, o Shopping Uberaba vai trabalhar com horários especiais. Nos domingos de junho as lojas abrirão mais cedo, ao meio-dia, e encerrarão o expediente às 20h. E, detalhe, se o Brasil garantir a taça, este horário vai ser mantido em julho.

Brincadeira de criança é para divertir. Não pode fazer mal. Nada de cerol em pipas!

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por