(Foto/Divulgação)
Depois de longa conversa com Anderson Adauto, o ministro Alexandre Silveira, das Minas e Energia, gravou um vídeo para acalmar os uberabenses e principalmente os empreendedores que aguardam a chega do gás da União até o Triângulo Mineiro. No vídeo, o ministro enalteceu o trabalho de Anderson nesses dois anos e meio para viabilizar o programa do Gás para Empregar, focando na produção de fertilizantes para tornar o Brasil autossuficiente. Ressaltou que está confiante que o programa do gás vai avançar, em especial com o gás da União, para fortalecer a indústria com um gás mais barato, que é o que interessa ao desenvolvimento do país.
MAIS UM ROUND
Em contato com a colunista, Anderson disse que “ontem nós ganhamos mais um round. A Casa Civil “comprou” o projeto do gás de forma definitiva do ponto de vista técnico. À tarde, numa reunião com a presença da Petrobras, o ministro Rui Costa foi enfático: vocês têm mais uma semana aí para tentarem se entender. Se não se entenderem vai prevalecer o que o Ministério de Minas e Energia está propondo. O Conselho Nacional de Política Energética vai bater martelo e definir esse valor do escoamento e do tratamento do gás. É isso o que nós queremos”, ressaltou Anderson. Para quem esperou até aqui, esperar mais uma semana não tem problema.
MAIS ÁGUA
A possibilidade de financiamento de caixas d´água adequadas para imóveis antigos, que tiveram a capacidade de armazenamento de água subdimensionada, tem sido estudada como prioridade na Codau. Boa parte dos conjuntos habitacionais da cidade, especialmente os mais antigos, tem caixa d´água de 500 litros, volume este insuficiente para o consumo de uma família de 4 ou 5 pessoas. A Codau está estudando já há algum tempo uma forma de destinar caixas d´água de 1mil litros para substituir essas menores, de apenas 500 litros. De acordo com o presidente Rui Ramos, a ideia é dar condições à população de armazenar mais água em casa e enfrentar com mais tranquilidade o período de seca, por exemplo. A princípio, a Codau não vai doar as novas caixas d´água, mas cobrar o preço de custo e dividir o pagamento a perder de vista, para que todos possam ter uma caixa mais adequada ao próprio consumo.
PESO PESADO
Um dos grandes problemas que a Codau poderá enfrentar será o peso das caixas d´água para telhados antigos, que não foram construídos para suportá-lo. Por isso, além de buscar preços mais baratos e formatar as condições de financiamento dessas caixas d´água, a companhia ainda tem de buscar uma solução para a sua instalação.
FALTA POUCO
Cerca de 90% do cadastro de exceção foi atualizado, mas ainda faltam aproximadamente 2080 consumidores com dados desatualizados na Codau. Segundo presidente Rui Ramos, a Codau ainda não definiu a forma como vai buscar esses consumidores para colocar em dia sua situação, mas garante que não usará mais o cadastro de exceção. Essa medida deu resultado, mas também acarretou muito desgaste para a Codau e para o governo. Prefeita Elisa não quer nem ouvir falar nesse tal cadastro.
BAFAFÁ
Eram 15 mil consumidores com cadastro desatualizado, em 2024. Depois, esse número foi reduzido para pouco mais de 6 mil e agora restaram 2.080. Segundo o presidente, nenhum consumidor ficou no prejuízo. Quem procurou a Codau pode escolher entre ficar com o crédito de pouco mais de 500 reais para abater nas contas seguintes, ou receber o dinheiro de volta, na hora.
ETE 4
Construção da nova estação de tratamento de esgoto, a ETE 4, só deverá ser concluída dentro de três ou 4 anos. De acordo com estimativa do presidente Rui Ramos, até lá Uberaba conseguirá se virar bem com as ETEs que tem. Vale lembrar que este ano a capacidade de recepção e tratamento de esgoto aumentou razoavelmente em Uberaba, com os investimentos feitos em parceria com as empresas loteadoras, especialmente no Laranjeira e Santa Marta (em fase de conclusão). Além disso, a ETE Chico Veludo teve sua capacidade ampliada em 10%.
TROCA IMEDIATA
Codau está investindo cerca de R$ 8 milhões na troca das tubulações que trazem água do Rio Uberaba até a Estação de Tratamento de Água. Contando mais de 60 anos de vida, duas das quatro tubulações já estavam desgastadas e agora as duas primeiras serão substituídas por uma só, porém mais larga, moderna e mais segura. Ao todo são 2,1 km de tubulação trocada.
DE NOVO
Meros 40 segundos. Esse foi o tempo gasto pelo ladrão de fios para escalar poste na avenida Santos Dumont, esquina com a rua Manoel Borges, deixando o comércio e as clínicas do quarteirão sem energia elétrica durante praticamente toda a quarta-feira. Prejuízo enorme para as vítimas, que pedem urgência à Polícia para desencadear operação de caça aos receptadores desses fios de cobre. Se não houver quem compra, não haverá quem os furte para vendê-los. Claro que prender esses ladrões é indispensável, mas não se pode perder de vista que eles são verdadeiros “artistas”. Escalam postes numa rapidez impressionante, com uma expertise de fazer inveja a alpinistas profissionais.
PREVENÇÃO
Superintendente estadual do Ministério da Saúde, Marcos Simão de Souza, vai representar o ministro Alexandre Padilha na solenidade de anúncio do novo protocolo e diretrizes para o rastreamento do câncer de colo do útero nesta sexta-feira, às 10h, na Unidade de Saúde da Família Mário Sérgio Rodrigues da Cunha Carneiro, no conjunto Beija-Flor, em Uberaba. A ação preventiva integra o Programa “Agora tem especialistas” no SUS, que será lançado em todo o país. A nossa USF Mário Sérgio Carneiro está entre as primeiras do município a implantar o novo protocolo. O ministro Padilha estará presente on-line durante o evento.
JUBILEU DE OURO
Na próxima segunda-feira, a Fazu vai comemorar seu Jubileu de Ouro com vários eventos na sua programação. Um deles será a abertura da Cápsula do Tempo. Selada há 25 anos, a urna guarda mensagens escritas por ex-alunos, professores e colaboradores da época, que registraram lembranças e suas esperanças para o futuro promissor das ciências agrárias.
MADE IN UBERABA
Olha que bacana: esta semana, o vereador Ripposati Filho apresentou requerimento solicitando ao Executivo Municipal estudos para a criação do Programa Municipal de Alfabetização Literária e Incentivo à Literatura Regional, em parceria com a Academia de Letras do Triângulo Mineiro. A proposta objetiva incentivar a leitura de obras regionais nas escolas da rede Municipal de Ensino no sentido de fortalecer a identidade cultural da região; estimular vocações literárias futuras, difundir e valorizar autores locais, do Triângulo Mineiro e do Estado de Minas Gerais. “Isso cria um sentimento de pertencimento, que só é possível quando há contato com a história e a produção cultural de quem viveu e vive aqui”, ressaltou o vereador.