ALTERNATIVA

Mirando a Assembleia Legislativa

Entre os vereadores está Tony Carlos que é do partido do prefeito que apoia José Luiz

Lídia Prata
Publicado em 14/01/2010 às 10:14Atualizado em 20/12/2022 às 08:32
Compartilhar

Gê Alves - redatora interina

Incrível. O prefeito Anderson Adauto não tratou de livre e espontânea vontade com a imprensa em coletiva ontem à tarde, sobre a situação dos servidores da Prefeitura que ganham um salário mínimo por mês e que não terão reajuste. Mas, provocado (pasmem!) AA negou ter falado com representantes do sindicato da categoria neste início de 2010, diferente de nota sindical alegando que o prefeito teria telefonado acenando para uma reunião. Anderson diz que não ligou, que não vai conversar, pelo menos num primeiro momento, passando a bola para o secretário de Administração, Rômulo Figueiredo. Ficou claro que a PMU não volta atrás em seu entendimento, não pretende elaborar projeto de Lei a ser enviado à Câmara para ajustar o salário e nem ao menos antecipar a data-base do servidor que é maio. O que sobrou foi uma desmobilização orquestrada pelo próprio sindicato que preferiu aguardar a tal audiência. Ou seja, ao simples aceno de AA que teria ocorrido por telefone, o sindicato freou demonstrando toda a sua fragilidade ou inocência para o desespero da classe trabalhadora que vive (vivia) do salário mínimo e alguns parcos benefícios. Infestação. A imprensa fala, as autoridades alertam, mas não tem jeito. Parte da população continua descuidada e colocando em risco toda a comunidade. E isto vale tanto para as enchentes como para a dengue. Claro que o setor público deveria mais que fazer campanhas ou culpar o povo, fazer bem o seu dever de casa, tanto estrutural, no caso das chuvas, como preventivo, no caso da dengue. No entanto, independente disto, penso que cada um pode ajudar fazendo a sua parte para a coisa não ficar ainda pior. Aliás, fiquei assustada com informação não oficial a que tive acesso com relação à dengue e, que, evidentemente, não publicarei sem a confirmação. Mas, prevalecendo, a situação é preocupante. E, segundo me informaram este teria sido um dos motivos da volta para casa antes da hora do prefeito Anderson Adauto que estava em férias. É aquela coisa: correr atrás do prejuízo, tentar socorrer o leite que começa a ser derramado, buscar conter um incêndio enquanto as chamas avançam. Não tenho dúvidas de que, o que deveria pautar o serviço público seria mesmo o antigo ditad “antes prevenir do que remediar”.

Eleitoral. A prevalecer o quadro atual, mais de 40% da composição da Câmara Municipal constará nas urnas eletrônicas nas eleições de outubro. Dos 14 vereadores, seis se apresentam como pré-candidatos, sendo apenas um visando cadeira em Brasília, o vereador Luiz Dutra, do PDT. Mirando a Assembleia Legislativa estão Tony Carlos (PMDB) que é do partido do prefeito que apoia José Luiz para o cargo; Jorge Ferreira (PMN) que tem feito das tripas coração para aparecer, inclusive apelando para a Copa do Mundo na sua mensagem de Natal; Antônio Lerin (PSDB) que tem gastado sola de sapato na região durante o recesso parlamentar; Itamar Ribeiro (DEM) ainda meio na moita alegando que está medindo seu potencial regional de votos e Almir Silva (PR) que a exemplo de Tony Carlos tem um programa de rádio. É isto aí!...

Fechamento - Conhecido bar/chopperia/casa de eventos da avenida Santos Dumont deverá fechar as portas por determinação da Justiça. Liminar neste sentido atendendo à solicitação do promotor Carlos Valera, foi concedida ontem pelo juiz da 1ª Vara Cível, Lúcio Eduardo Brito. O objeto da ação civil pública, movida pelo Ministério Público, é a poluição sonora incomodando os moradores daquela região.

Socorro! - Falando em perturbação do sossego, leitora Ana Carolina Soares endossa reclamação de ontem sobre a balbúrdia instalada na cidade, principalmente na região da Mojiana e arredores da avenida Dr. Odilon Fernandes. “É um inferno. Carros-bombas estremecem as casas e apartamentos enquanto bares nas imediações promovem shows sem qualquer tratamento acústico”, diz ela. Carolina observa que  a área é residencial onde somente em dois condomínios residem cerca de mil pessoas. Sobre a Patrulha do Silêncio, afirma que nas reclamações o argumento é de que só há uma viatura e inúmeras solicitações. Na sua opinião, seria de bom senso que realizassem fiscalização efetiva nessa região com rondas, o que inibiria tanto abuso e desrespeito aos cidadãos.

Processo. Autos distribuídos ontem por sorteio à 1ª Vara Cível de Uberaba, mas ainda não encaminhados ao juiz Lúcio Eduardo Brito,  trazia como réu o Codau, como pude conferir no site do Tribunal de Justiça.  No entanto, o promotor Carlos Valera esclareceu que houve um erro e que na verdade a ação proposta é contra a Copasa. A Copasa explora serviços de água e esgoto em Veríssimo e nesta condição estaria descumprindo a lei estadual 12503-97. Tal lei determina que empresas concessionárias de abastecimento de água e geração de energia, devem investir o equivalente a pelo menos 0,5% da receita operacional na proteção e preservação ambiental da bacia hidrográfica explorada, no caso a bacia do rio Grande.

Djavu - A banda sensação do momento estará hoje em Uberaba. O local do show foi alterado e acontecerá a partir das 22h30 no Spasso A, antigo Spasso Park.  Informação vem do competente José Renato Gomes, da Studioficina. Top. Dani Zurita, a mulher do bonitão Edu Guedes e filha do poderoso Ivan Zurita (Nestlé) já está organizando a lista de convidados do primeiro leilão de gado nelore, de 2010. E será na Fazenda Cedros, de seu pai, dia 6 de fevereiro. Parceira do grupo, a apresentadora Ana Maria Braga deve aparecer. Ainda não se sabe quem fará o show que no último evento do ano passado ficou com Latino.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por