ALTERNATIVA

Mobiliza acusa Rede de fraude eleitoral

Lídia Prata
Lídia Prata
Publicado em 30/10/2024 às 22:18Atualizado em 31/10/2024 às 22:33
Compartilhar

Mais uma ação de investigação judicial eleitoral protocolada em Uberaba. Desta vez promovida pelo Mobiliza contra a federação Rede/Psol e Jéssica de Camargos Mendes. O Mobiliza atribui fraude eleitoral, uma vez que Rede e Psol inscreveram 21 nomes para concorrer nas eleições para vereadores, mas nenhum deles se elegeu. No entanto, o autor da ação sustenta que a Rede “utilizou-se de candidatura fictícia com intuito de fraudar a cota de gênero, esvaziando, assim, a política pública que visa promover a igualdade substancial de gênero”. Acusa a federação de ter se valido de candidata que apenas emprestou seu nome para atender à proporcionalidade exigida pela lei eleitoral. A candidata, no caso, seria gerente da empresa de propriedade do presidente do partido requerido. Além de prestação de contas zerada, a moça teria obtido meros cinco votos.
 
INELEGIBILIDADE
Na ação de investigação judicial eleitoral intentada pelo Mobiliza, o partido pede que os requeridos, incluindo a candidata supostamente de fachada, sejam punidos com a inelegibilidade por oito anos, a invalidação de todas as candidaturas da federação e a nulidade dos votos obtidos pelo Rede, e consequentemente, a recontagem dos quocientes eleitoral e partidário.
 
EFEITO PRÁTICO
Na prática, o Mobiliza não teria benefício direto algum, numa eventual procedência da ação de investigação judicial eleitoral contra a Rede e consequente anulação dos votos da chapa de candidatos do partido.  Aliás, é até difícil saber qual partido ou quais candidatos poderiam se beneficiar de uma eventual mudança no quociente eleitoral. Se cair apenas a chapa do Rede não surtirá efeito algum praticamente. Mas, se caírem  outras  chapas, como do MDB e União Brasil, por exemplo, aí sim os votos “derrubados” do Rede poderão fazer diferença e provocar uma mudança na composição do quadro de vereadores eleitos. Isso porque haveria redução do número de candidatos (excluindo-se as chapas do Rede, MDB e União Brasil), impactando o quociente eleitoral. 
 
DIPLOMAÇÃO
A diplomação dos eleitos está marcada para o dia 17 de dezembro, às 19h, no Centro de Eventos da ABCZ. A diplomação será para todos os eleitos de Uberaba, Água Comprida, Campo Florido, Conquista, Delta e Veríssimo. Até lá, essas ações de investigação judicial eleitoral precisarão estar julgadas, para evitar o prolongamento da pendência sobre quem efetivamente ocupará as 21 cadeiras da Câmara Municipal a partir de 2025.
 
NOVOS PREFEITOS
Os eleitos que serão diplomados prefeitos são Elisa Araújo (Uberaba – PSD), Marco Aurélio (Veríssimo - PP), Alysson (Campo Florido – PT), Celson Pires (Conceição das Alagoas – MDB), Gustavo Almeida (Água Comprida – PSD), Leiriane (Delta – PP), e Braulinho (Conquista – MDB).  São dois prefeitos do PSD, outros dois do PP, dois do MDB e um do PT.
Serão diplomados os vices e vereadores eleitos também.
 
TIME DE FRENTE
Candidato mais votado no pleito deste ano, o vereador Thiago Mariscal está montando seu time. Para a assessoria jurídica convidou o competente advogado Raphael Miziara.
 
DISTÂNCIA
Antes da diplomação, a Justiça Eleitoral precisará resolver também a situação de Mariscal. Isso porque a prefeita Elisa tem medida protetiva judicial contra ele, o que obriga o vereador eleito a ficar a pelo menos 200 metros de distância dela. Caso contrário poderá ser preso em flagrante. Na diplomação será impossível resguardar essa distância, assim como futuramente, em sessões legislativas com a participação da prefeita.
 
ABSURDO
Morreu nesta quarta-feira o idoso agredido com um soco por homem mais jovem, depois de travarem discussão sobre política. Cada um defendida seu/sua candidato/candidata. O idoso bateu com a cabeça no chão e foi levado às pressas para o hospital, mas não resistiu. Aí vem a pergunta: até que ponto vale a pena discutir qual candidato melhor?
Sinceros sentimentos à família do idoso que pagou com a vida sua preferência eleitoral.
 
MAIS UM
Uberaba é destaque mais uma vez em nível nacional. Desta vez graças ao sucesso do serviço de teleatendimento no Centro Municipal de Diabetes e Hipertensão (Cemdhi), que será apresentado em evento do Ministério da Saúde, como “case de sucesso”. Esse evento está marcado para a semana que vem, mais precisamente nos dias 5 e 6, na Universidade Federal de Minas Gerais.  
 
RAPIDEZ
Codau andou ligeiro no enfrentamento aos estragos provocados pelo aguaceiro que caiu em Uberaba no fim de semana. Na Santos Dumont, entre Manoel Borges e São Sebastião, assim como no cruzamento com a rua Cel. José Ferreira,  os reparos no abatimento do pavimento foi feito de madrugada, para evitar maiores transtornos no trânsito. Pessoal da Codau de parabéns pelo empenho!
 
QUEDA LIVRE
Número de roubos nos municípios que integram a  5ª Região de Polícia Militar caiu drasticamente nos últimos cinco anos. Dados oficiais revelam a ocorrência de 2.948 roubos registrados em 2018, contra 696 em 2024 (até agora). Ano a ano os números foram caindo: em 2019 bateram a casa de 2.226, caindo para 1.363no ano seguinte, 1078 em 2021, 997 em 2022, e 849 no ano passado.
 
FURTOS
Tanto quanto os roubos, os furtos praticados na região da 5ª RPM despencaram de 2018 para cá. Totalizaram 15.953 em 2018, caíram para 14.455 no ano seguinte, e depois para 10.782 em 2020. Depois subiram  em novamente, chegando a 11.047 em 2021. Depois registraram ligeira queda, totalizando 10.873 em 2022 e 10.564 no ano passado. Este ano os furtos já somam 8.155, mas provavelmente não chegarão a 10 mil até o final de dezembro.
 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por