Foto/Divulgação
No dia 14 passado, o Sicoob Uberaba recebeu da Câmara Municipal de Uberaba o “Prêmio Primavera”. O presidente Alceu Vieira recebeu dos vereadores a homenagem, que é destinada às empresas que contribuem com a manutenção, conservação e melhoria das praças, jardins, canteiros e calçadas da cidade. Ao iniciar este projeto, o Sicoob Uberaba proporciona mais lazer e qualidade de vida para a comunidade, cumprindo seu papel de parceiro da cidade
Vida longa!
A fim de evitar retrocessos no processo de decolagem, assim como de interferências políticas futuras, deve mudar o modelo de gestão do Parque Tecnológico a partir de 2020. Na segunda-feira à noite, o secretário de Desenvolvimento Econômico, José Renato Gomes, e seus assessores Raquel Rezende e Fábio Maciotti participaram de reunião na Aciu onde expuseram as propostas de mudança, alicerçada principalmente na criação de um Conselho Deliberativo com participação efetiva da sociedade civil organizada. O modelo inclui cinco representantes do Poder Público e 11 da iniciativa privada, aí incluídas as universidades que já operam no Parque, Fiemg, Sebrae, CDL e a própria Aciu.
Gestão compartilhada
Na verdade, a proposta de gestão compartilhada do Parque Tecnológico não “reinventa a roda”. Por isso tem tudo para dar certo. O modelo segue fielmente o que já funciona, com sucesso, em São José dos Campos (SP), Recife (PE), São Carlos (SP) e São Leopoldo (RS), cidades nas quais os parques tecnológicos operam com autonomia e uma boa dose de independência. Segundo Raquel Rezende, a gestão compartilhada proposta para Uberaba terá suas raízes fincadas numa organização social (OS), cujo contrato estabelecerá critérios claros e objetivos para indicação dos seus membros, cercando de todas as formas as indicações políticas e politiqueiras. Trata-se de uma proposta bastante consistente, que será capaz de evitar o uso do Parque Tecnológico para eventos estranhos ao seu objetivo, que é o fomento da tecnologia.
Quem se habilita?
Parque Tecnológico dispõe de cerca de 200 terrenos para interessados em construir empresa de tecnologia ali. Vale destacar que a Prefeitura pode fazer doação de imóvel naquela área, embora com condicionantes bem definidas.
Bê-á-bá
“Primeiro Beabá do Comércio Exterior” é o nome do evento programado para esta sexta-feira, no auditório do Ceta, no Parque Tecnológico. Serviços de suporte a exportações e panorama de oportunidades estarão na pauta das abordagens pelos palestrantes.
Grilo, o retorno
Deputado Heli Andrade retomou ontem suas atividades parlamentares na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, depois de cumprir período de recuperação de cirurgia cardíaca. Grilo foi recepcionado pelos colegas com salgadinhos e balões coloridos de boas-vindas.
Segurança em xeque
Pesquisa realizada pela empresa Castech junto a 26 indústrias instaladas no DI-1 revela que 69% dos entrevistados já foram vítimas de algum tipo de crime. Desse total, 83% enfrentaram problemas com furtos (de carros, cabeamentos, celulares etc.), 28% registraram ocorrências de roubos, 22% de tentativa de arrombamento. Os índices deixam claro que uma mesma indústria já passou por vários problemas ligados à segurança pública. Mas não é só: a pesquisa mostrou ainda que os empresários do DI-1 suspeitam da existência de um ponto de tráfico de drogas no local, com intenso movimento no período da noite, principalmente.
Fila dupla
Os problemas enfrentados pelos empresários do Distrito Industrial 1 não se limitam aos casos de violência. A pesquisa feita pela Castech evidencia ainda que há queixas sobre descarte irregular de lixo, falta de passeios para circulação de pedestres, terrenos cobertos por mato e as intermináveis filas duplas de caminhões obstruindo o tráfego.
Estudo técnico
Secretário José Renato Gomes esteve reunido com empresários do DI-3, esta semana, para discutir os problemas enfrentados naquele distrito. O mais grave está relacionado à engenharia de tráfego. Para tentar resolver a questão, a PMU está contratando um estudo técnico para identificar quais as empresas que estão impactando negativamente o trânsito no local e, a partir dos resultados, tomar as providências necessárias.
Arquitetura de segurança
Pouco gente sabe, mas a Prefeitura disponibiliza assessoria de arquitetura anticrime a empresas interessadas em agir preventivamente e evitar ou pelo menos dificultar a ação dos bandidos. Foi o que revelou o secretário-adjunto de Defesa Social, Capitão Roberto, a empresários reunidos na Aciu na noite de segunda-feira para discutir os problemas relacionados à segurança no Distrito Industrial 1.
Mais luz, por favor
Os três distritos industriais de Uberaba receberão lâmpadas de LED em 2020.
O uso de patins elétricos pelo prefeito Paulo Piau na segunda-feira não passou despercebido pela população. Foto e vídeo da proeza do prefeito foram postados nas redes sociais e dividiram opiniões. Houve quem achasse interessante a iniciativa, mas também houve quem criticasse a atitude e até quem comentasse que o prefeito deu sorte de não cair num buraco no asfalto. Piau parece não ter dado a mínima bola pra galera