ALTERNATIVA

Montadora Hyundai condenada a pagar 15mil de danos morais

A ação foi proposta pelo advogado Eduardo Augusto (Leia mais...)

Lídia Prata
Publicado em 05/06/2014 às 09:43Atualizado em 19/12/2022 às 07:26
Compartilhar

Gê Alves - redatora interina

gealves13@gmail.com

Consumidor - A montadora Hyundai acaba de ser condenada pela Justiça de Uberaba a devolver a cliente o valor correspondente a um carro Santa Fé 2012 (R$78 mil corrigidos) e, ainda, reparar danos morais em R$15 mil. A ação foi proposta pelo advogado Eduardo Augusto Jardim para defender os direitos de Nei Lúcio de Melo Cadima perante a Hyundai Caoa do Brasil. A sentença foi proferida pelo juiz Timóteo Yagura, naturalmente condicionando a pena à devolução à concessionária do veículo objeto da ação.

O caso - A compra foi em fevereiro de 2012 com garantia de cinco anos. Embora com as revisões em dia, o veículo apresentou defeito no fim do mesmo ano durante viagem a Brasília. O carro foi removido, mas o registro da entrada para conserto só teria se dado quatro dias depois da entrada de fato, tendo em vista os feriados de fim de ano. Para completar, mais de 70 dias se passaram - o máximo previsto em lei são 30 dias - sem que os reparos ocorressem ao argumento de indisponibilidade da peça no Brasil; o carro reserva oferecido nada tinha a ver com as características do bem adquirido, nem mesmo a marca; e, após a entrega, novo defeito foi verificado.

Modernização - Com parecer favorável das Comissões de Justiça, de Administração e de Fiscalização Financeira e Orçamentária, a nova Lei de Organização e Divisão Judiciária no Estado (LODJ) estava na pauta de ontem da Assembleia Legislativa. Até o fechamento da coluna não havia o resultado, mas era praticamente certa a aprovação em primeiro turno. De autoria do Tribunal de Justiça, o Projeto de Lei Complementar valoriza os juízes que estão na Turma Recursal do Juizado Especial. Pela nova proposta, todos que trabalham “dobrado”, além da própria Vara também na Turma, terão direito a gratificação de no máximo 10% do salário. A iniciativa pode melhorar a tramitação, haja vista que atualmente os juízes se sacrificam, mas não têm estímulo para julgar nas Turmas.

É justo - Durante a tramitação na Comissão da LODJ no Tribunal, o ex-diretor do Fórum de Uberaba, desembargador Doorgal Andrada, foi o sub-relator na matéria. E foi ele quem sugeriu a inclusão da proposta que contempla os juízes da Turma Recursal. Também por sugestão do desembargador Doorgal, os juízes diretores dos Fóruns poderão ter compensação financeira pelo trabalho extra. Nada mais justo! Quem trabalha mais tem que ser recompensado por isto.

Contrários - Muitos leitores de Alternativa se posicionando contrários à proposta de taxação a preço único para o serviço de táxi na cidade. Não consideram, em linhas gerais, vantajoso para o consumidor. Talvez o mais justo seja mesmo a fixação de valor por quilômetro rodado.

Pensando - Ricardo Lima, que já comandou a Pasta do Meio Ambiente em Uberaba, continua cotado para reassumir o posto no atual governo. Ele que, publicamente, evita tratar do assunto, a pessoas mais próximas mantém o discurso de que quer concluir primeiro o trabalho acerca do anel viário – que já está perto do fim. A maior dificuldade para o “sim” de Ricardo estaria ligada a questões familiares. Mas tal resposta positiva não me parece de toda descartada.

E agora, Marão?! - Delicada a situação do vereador Ismar Vicente, o “Marão”. De um lado tem o tio materno Heli Andrade “Grilo”, de quem sempre recebeu estímulo político, como pré-candidato a deputado estadual. De outro a ligação política forte e, há quem diga, até compromisso prévio assumido com o deputado estadual em busca de reeleição, Antônio Lerin.

Travado - Reclamações generalizadas país afora e também na região toda sobre a dificuldade que foi acessar o site da Fifa para garantir ou pelo menos tentar ingressos para a Copa do Mundo do Brasil no último lote ofertado. As vendas estavam marcadas para começar à zero hora de ontem, mas já começaram congestionadas. Os mais apaixonados ou obstinados passaram a noite em claro com os dedos no teclado, em tentativas de compra, intercaladas a postagens de reclamações na rede. Muitos não conseguiram. Na venda presencial, em São Paulo, não foi diferente. Quem passou noite/madrugada gelada na fila simplesmente ficou irado. Todo mundo apontando para a falta de organização.

Dica - “Fruta é tão bom que a palavra desfrute significa aproveite! E ainda tem gente que prefere alimentos industrializados. Experimente alimentos de verdade! Têm tantos cheiros, sabores, aromas e formas de ingeri-los que duvido que a vida seja maçante, ela vai ser desfrutante.” Gostei demais deste recado da nutricionista Amely Degraf de incentivo à vida alimentar saudável.

Realidade - Amely me diz estar horrorizada como anda a vida alimentar das pessoas e me conta que recebe crianças em seu consultório que aos 10 anos de idade nunca experimentou uma fruta. Como mãe, fiquei mais que horrorizada, fiquei estarrecida, incrédula e decidi compartilhar o alerta ao entendimento de que a saúde começa pela boca e que os pais têm uma responsabilidade gigante nisto.

Levantamento - A pontuação vem a calhar com iniciativa do Programa Saúde na Escola (PSE) - redes estadual e municipal de ensino em parceria com a Secretaria de Saúde -, que avaliou o desenvolvimento infantil alunos dos Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis). Os relatórios finais ainda não foram fechados, mas acredita-se que boa parte está aquém do ideal em termos nutricionais.

30 de agosto é dia de McDia Feliz! Solidariedade que há anos beneficia em Uberaba a Oasis, entidade voltada ao atendimento a crianças com câncer.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por