ALTERNATIVA

Montes defende equipe técnica no próximo governo Elisa

Lídia Prata
Lídia Prata
lidiaprata@jmonline.com.br
Publicado em 01/11/2024 às 21:06Atualizado em 04/11/2024 às 21:54
Compartilhar

“Elisa pode ser a nossa grande liderança regional. Não tenho dúvida disso. Ela é muito forte emocionalmente”. Foi o que Marcos Montes disse em entrevista ao programa O Pingo do Jota desta sexta-feira. Mas, para alcançar esse patamar, Marquinhos ressalta que ela precisará escolher uma equipe reconhecidamente técnica para fazer um bom governo. Ou seja, precisará de muita firmeza para compor um secretariado diferente do que teve no primeiro mandato e ajustar o timming do governo.

BOM CONSELHO
Na qualidade de maior expoente do PSD na região, Marcos Montes inequivocamente foi o grande mentor e articulador da filiação de Elisa no PSD para disputar a eleição de 2024. Na época, a prefeita estudava convites de várias outras siglas, inclusive do PL, partido do ex-presidente Bolsonaro. O PSD chegou depois na disputa pela ficha de filiação da prefeita. Mas, o que pode ter determinado a opção dela pelo PSD foi o conselho dado pelo próprio Marcos Montes: “se você quer crescer politicamente, fuja dos extremos”.

CONSTRANGIMENTO
Ainda no período de composições e filiações, MM lembra que o Ministro Alexandre Silveira, de Minas e Energia, havia oferecido o PSD a Anderson Adauto. “Ele foi elegante ao recursar a oferta” – ressaltou Montes, admitindo, por outro lado, que se Elisa não optasse pelo PSD, ele e seu grupo teriam dificuldade de caminhar com Anderson. “Com o PSD, Elisa ganhou a Prefeitura e ganhou um grupo político, que ela não tinha” – destacou.

LIÇÃO DAS URNAS
Para Marcos Montes, os dois grandes perdedores dessa eleição foram o presidente Lula e o ex-presidente Bolsonaro”. Mesmo ressaltando seu apreço pelo presidente do qual foi ministro da Agricultura, Marquinhos ressalta que o brasileiro se cansou de discursos extremistas. Segundo ele, se os políticos de extremos não evoluírem vão morrer politicamente.

POR QUE NÃO?
Embora não conheça o presidente da Câmara, Fernando Mendes, Marcos Montes defende a eleição do vereador Ismar Marão para comandar o Legislativo no ano que vem. Segundo ele, “Ismar poderá ajudar muito a prefeita, estando como presidente da Câmara”. A começar, por serem ambos do mesmo partido. Além disso, pela experiência política e administrativa de Ismar, e por seu diálogo com os demais vereadores, inclusive de oposição.

MENOS BARULHO
Na opinião do ex-prefeito Marcos Montes, “a oposição na Câmara precisa fazer menos barulho e ser mais propositiva”. Citou Rochelle Bazaga como exemplo de vereadora de oposição que ele admira, por atuar justamente dentro desse perfil que ele defende. “Ela é jovem, preparada, e faz oposição madura, confiável” – ressaltou. Da mesma forma, MM citou o vereador Caio Godoi, destacando que ele tem um futuro político muito promissor, se mantiver a atuação ponderada que o caracterizou no primeiro mandato.

REPENSAR
Por outro lado, Marcos Montes aconselha o vereador Thiago Mariscal a amadurecer, frisando que os políticos em que ele se inspira não estão mais dando certo na política. Citou nominalmente André Janones e Cleitinho, dois “mestres do barulho”.

JOGANDO PESADO
Mas, voltando à eleição para a presidência da Câmara, o jogo está “duríssimo”. A disputa entre Ismar e Fernando tem tido episódios inusitados. Dias atrás, um dos vereadores novatos foi chamado para um bate papo com um dos candidatos que já havia hipotecado apoio ao presidenciável adversário. O recém-eleito argumentou que não poderia conversar naquele momento, pois estava numa festa de aniversário em família, num shopping. O presidenciável não teve dúvida: entrou no carro e procurou o colega lá na festa.

TCHAU, OBRIGADO!
Vereador Caio Godoi, por sua vez, já teria fechado com um dos candidatos. Procurado por outro presidenciável, refutou mudar de lado.

EXONERAÇÕES
Por conta da eleição para a Mesa Diretora, presidente Fernando Mendes está exonerando assessores da Câmara que trabalharam na campanha dele também. Segundo comentários de bastidores, a justificativa dada aos exonerados é que Fernando Mendes precisa dos cargos para oferecer a seus apoiadores na disputa pela reeleição presidencial. Ninguém é ingênuo de pensar que o voto na Câmara não envolve cargos. Mas...

CAFÉ COM ELISA
Prefeita Elisa será recebida nesta segunda-feira, às 8h30min, pela Diretoria da ACIU na sede da associação. Será um café da manhã em homenagem à prefeita reeleita, no qual a Aciu irá se colocar à disposição dela para colaborar na construção das ações em prol do desenvolvimento de Uberaba nos próximos 4 anos.  A ACIU será a primeira entidade de classe visitada por Elisa, depois da reeleição, o que muito nos honra.

VIAGEM
Na terça-feira, Elisa vai finalmente tirar uns dias com a família para descansar da maratona das campanhas de primeiro e segundo turnos, cumuladas com o exercício do cargo de prefeita.

PRÊMIO
O Desafio CIA, promovido pelo Grupo EXP durante a Copa Inter Atléticas, realizado em Uberaba, foi selecionado como finalista do Prêmio de Responsabilidade Empresarial no Setor de Eventos (PRESE). A promoção é da Associação Brasileira de Promotores de Eventos (Abrape), em parceria com a Ambev. Este prêmio reconhece e incentiva práticas de ESG (Meio Ambiente, Social e Governança) em todo o Brasil, destacando iniciativas que promovem a sustentabilidade e a responsabilidade social no setor de eventos. “Com esta indicação, reforçamos nosso compromisso em promover eventos que não apenas divertem, mas também educam e transformam”, salienta o diretor do Grupo EXP, Alaor Neto. Parabéns à turma da EXP, que está fazendo história em Uberaba, com talento e competência.

(Foto/Divulgação)

Eis aí a moçada inovadora da EXP Produções, que teve ação selecionada para o Prêmio Responsabilidade Empresarial pela Abrape e Ambev

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por