SEM ACORDO
Não há a menor possibilidade de aproximação política com Anderson Adauto. Foi o que garantiu o ministro Marcos Montes, que recebeu o ex-prefeito em sua residência, no sábado, para o café da manhã. Na verdade, o café da manhã foi oferecido ao prefeito de BH, Alexandre Kalil, que é do mesmo partido de Montes, o PSD. Mas, Anderson era o seu anfitrião em Uberaba e o acompanhou na visita a MM, gerando um tititi danado e até especulações de que os dois ex-prefeitos estariam se unindo politicamente numa frente anti-Zema. “O ex-prefeito tem uma forma de fazer política que é completamente antagônica à minha”, justificou Marcos Montes, ressaltando que recebeu AA “por educação”. Além disso, deixou claro que não procede essa história de “todos unidos contra Zema”.
AO PÉ DO OUVIDO
A certa altura do café da manhã, Marcos Montes teve um encontro reservado com Alexandre Kalil, juntamente com o presidente do PSD em Uberaba, vereador Ismar Marão. Segundo Marcos Montes, ele deixou claro que vai estar com Bolsonaro em nível nacional, até porque há uma certa movimentação no sentido de aproximar o prefeito de BH do ex-presidente Lula.
SEM ATAQUES
Ainda de acordo com Marcos Montes, Kalil pediu que ele fosse portador de um recado a Bolsonaro, dizendo que não vai atacar o governo federal ou a pessoa do presidente da República na campanha majoritária em Minas. A conferir em 2022...
VAI MUDAR?
Se depender do senador Álvaro Dias, o deputado estadual Delegado Heli Grilo já estaria com os dois pés no Podemos. Dias fez o convite ao parlamentar para se filiar, usando como argumento que o candidato do partido a Presidente da República será o ex-juiz Sérgio Moro. Mas, segundo Grilo, em que pese a admiração que tem por Moro, está totalmente descartada a troca de partido por ora. Até aqui ele diz estar satisfeito no PSL, atual União Brasil.
FUNDÃO
Por falar em Sérgio Moro, o Porta Voz de sexta-feira publicou a Lei 13.500, que institui o Fundo Municipal de Prevenção e Combate à Corrupção, vinculado à Controladoria. As receitas para vitaminar esse novo Fundo virão das sanções pecuniárias resultantes das condenações ou acordos firmados em razão de ações judiciais que impliquem a obrigação de ressarcir danos morais a direitos ou interesses difusos relacionados ao patrimônio público do Município de Uberaba. Virão também das multas aplicadas nos processos administrativos de responsabilização administrativa de pessoas jurídicas pela prática de atos lesivos contra a administração pública municipal, além de doações de pessoas físicas e jurídicas nacionais ou estrangeiras e de transferências orçamentárias provenientes de outras entidades públicas nacionais ou internacionais. Esses recursos serão carreados, dentre outras coisas, para o incremento da transparência e da gestão no âmbito da administração pública e capacitação de servidores.
FORA DAQUI!
Passear com seu cãozinho de estimação no Piscinão agora está proibido. É o que determina decreto publicado no jornal oficial do município, na sexta-feira. Só poderão ter acesso ao local os cães-guia. Xiiii… isso vai provocar uma chiadeira daquelas…
REFORÇO NO TIME
Resultado de recentes processos seletivos simplificados promovidos pela Secretaria municipal de Saúde chama a atenção pelo baixo número de candidatos aprovados. No caso dos médicos clínicos gerais, apenas 3 candidatos do sexo masculino estão na lista, contra esmagadora maioria de mulheres (12). Para psicólogos a situação foi diferente. Dos 30 classificados, apenas 2 são homens.
MUDANÇA
Ainda na secretaria municipal de saúde, acabam de ser nomeadas Ana Teresa Nunes Mendonça para ocupar o cargo de diretora de Logística e Patrimônio, e Dienifer Ceretta Pimenta Mota, para a diretoria executiva da pasta.
CONSELHO
Conselho de Administração do CentroPark está efetivamente constituído pela prefeita Elisa. Renato Firmino, Maria Aparecida Basílio e Janaína Isidoro passam a fazer parte dele e foram nomeados no fim de semana.
SOB TRILHOS
Reunião de lideranças setoriais nesta tarde, no Sindicato Rural, vai discutir a necessidade de inclusão de Uberaba no projeto de logística ferroviária - Corredor Centro Leste - para o escoamento da produção regional de grãos até o Porto de Vitória (ES). Reunião está sendo capitaneada pela Aprosoja.