Start oficial
PSD e PSDB fazem convenções hoje. Em Minas, a dobradinha Anastasia-Marcos Montes será oficializada, sacramentando a chance de Uberaba fazer um vice-governador pela primeira vez na história. Na convenção tucana, em BH, não serão indicados ainda os candidatos ao Senado. Isso porque continuam rolando as negociações para o DEM seguir com o PSDB em Minas, a exemplo do que foi feito em nível nacional. Se isso acontecer, o democrata Rodrigo Pacheco poderá vir a disputar uma cadeira no Senado, em vez de concorrer a governador. Essa hipótese está mais próxima de se concretizar do que muitos imaginam. Questão de tempo.
Resta um
Até aqui, o chapão do tucano Anastasia tem dois pré-candidatos ao Senado, que são Dinis Pinheiro e Carlos Viana. Como só há duas vagas para a chapa, caso o DEM integre a coligação liderada pelo PSDB, é certo que um dos dois pré-candidatos vai “dançar” para ceder a vez a Rodrigo Pacheco. Isso explica a visita de Dinis Pinheiro quinta-feira a Marcos Montes, em Uberaba?
Credibilidade
Em visita ao JM na manhã dessa sexta-feira, o deputado Marcos Montes contou estar impressionado com as manifestações de carinho e apoio a Anastasia. Por onde ele tem andado, seja em Brasília ou nos municípios mineiros, a receptividade ao pré-candidato tucano é enorme. MM está convencido de que Anastasia tem cacife de sobra para disputar a Presidência da República em 2022.
Sem estresse
Deixando a política estadual de lado e voltando para a nossa “cozinha”, MM viu com naturalidade a troca de partido por Marcos Jammal, como condição para ele voltar ao comando da Cohagra. Jammal havia se filiado ao PSD para disputar cadeira na Câmara Federal, justamente para suprir a falta de Marcos Montes na disputa pela representação em Brasília. Jammal seria o candidato do grupo político que está no governo municipal. Mas jogou a toalha e preferiu voltar para a Cohagra. Nem bem Jammal esquentou a cadeira no PSD e já se mandou para o PTB.
O que será?
“Vai sair coisa boa para o projeto político de Uberaba nos próximos dias”, disse Marcos Montes, a propósito dos arranjos para as eleições de outubro. Aliás, o resultado das urnas deste ano será decisivo para as eleições municipais de 2020.
Em alta
Levantamento da Secretaria municipal de Planejamento revela que no primeiro semestre deste ano foram analisados 1.360 processos de inscrição de novas empresas, número bastante expressivo, considerando a crise instalada no país. Em 2017, o primeiro semestre totalizou 1.002 inscrições de novas empresas no município. Crescimento superior a 30%.
Em alta - 2
Entre janeiro e junho de 2018, a Seplan renovou 1.039 alvarás, contra 691 registrados no mesmo período do ano passado, e deferiu outros 2.910 novos alvarás, contra 2.081 deferidos no primeiro semestre de 2017. No total, o número de processos analisados pela Seplan foi de 5.862, contra 4.162 nos seis primeiros meses do ano passado, ou seja, 700 processos a mais.
Loteamentos
Em compensação, os loteamentos aprovados em 2018 pela Seplan não chegaram aos pés daqueles de 2017. No primeiro semestre do ano passado foram aprovados seis loteamentos, com um total de 2.321 lotes, movimentando nada menos do que R$151 milhões 810 mil (em valores aproximados de mercado). Já nos seis primeiros meses deste ano foram aprovados cinco loteamentos apenas, com um total de 1.477 lotes, avaliados em R$88 milhões 620 mil.
Habite-se
O verdadeiro termômetro da construção civil em Uberaba é, sem dúvida, o número de “habite-se” concedidos pelo município. Neste caso, o crescimento foi de 9,2%, no comparativo entre o primeiro semestre de 2017 e 2018. Saltou de 351 no ano passado para 382 este amo, sendo que abril foi o mês campeão de “habite-se” concedidos: 84.
Por cima
Em termos de área ocupada, o volume de “habite-se” concedidos no primeiro semestre deste ano correspondeu a 166.634,88 metros quadrados, contra 109.996,07 do ano passado. Apenas para se ter uma ideia: jogando por baixo o total de “habite-se” concedidos desde janeiro de 2017 até junho passado (1.091) pelos preços do metro quadrado do Minha Casa Minha Vida tipo II, chega-se à surpreendente cifra de um bilhão 112 milhões 255 mil 650 reais movimentada pela construção civil em Uberaba nos últimos 18 meses.
Festa da Padroeira
Carreata de abertura da Festa da Padroeira da cidade de Uberaba, Nossa Senhora da Abadia, será no domingo que vem, dia 5, a partir de 9h. A concentração e a preparação dos veículos começarão meia hora mais cedo, na praça da Abadia, em frente do Santuário. Desta vez a carreata vai percorrer diversos bairros da cidade, finalizando também na praça da Abadia, com a bênção dos veículos e de seus ocupantes.